DA FOLHA DE PERNAMBUCO (Manoel Guimarães)
charlesnasci@yahoo.com.br
A eleição de 2012 reserva grandes embates políticos para o Agreste Setentrional. Em João Alfredo, o ex-presidente da Câmara Federal, Severino Cavalcanti (PP), deve disputar a reeleição. Se abdicar, lança um correligionário, que pode ser a ex-secretária de Educação, Joselma Santos, ou o presidente da Câmara Municipal, Wilson França. Rachada, a oposição tem como pré-candidatos os ex-prefeitos Sebastião Manoel (PSDB), Maria Sebastiana (PTB) e Zeca Falcão (sem partido), além do vereador José Martins (PTB) e do comerciante Inaldo de Pedro (PSDB). A tendência é o grupo se unir e lançar apenas um nome, o que pode gerar uma disputa apertada.
Em Surubim, terra do secretário de Cidades, Danilo Cabral (PSB), os socialistas, atualmente na oposição, estudam fazer uma composição com o prefeito Flávio Nóbrega (PT). Como o gestor não pode mais concorrer à reeleição, uma eventual aliança poderia lançar como candidato o presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), Nilton Mota (PSB).
Clássicos políticos tendem a ocorrer em Bom Jardim, Cumaru e Frei Miguelinho. No primeiro município, o prefeito João Lira (PPS) deve indicar um secretário para sua sucessão, contra o ex-deputado estadual Sebastião Rufino (PSB). Em Cumaru, o gestor Eduardo Gonçalves, o Eduardinho (DEM), e seu tio, Roosevelt (PP), reeditam o duelo familiar de 2008. Já o prefeito de Frei Miguelinho, Lula da Capivara (DEM), pode ter como adversário o ex-prefeito Gilmar Assunção (PMDB). Outro nome pela oposição seria a atual vice, Severina Maria (PMDB), que está rompida com o gestor.
Vários secretários disputam a preferência do gestor de Casinhas, João Camêlo (PTB), para enfrentarem a ex-prefeita Rosineide Barbosa (PSB). Em Machados, onde a oposição deve apoiar o indicado pelo ex-prefeito Sílvio Borba (PSB), o atual gestor Manoel Plácido, o Cido (PTB), também não oficializou seu candidato à sucessão. Situação similar a do prefeito de Orobó, Manoel João (PSDB), cujo candidato disputará com o ex-prefeito José Francisco (PT).
Em Salgadinho, o prefeito Luiz Belo (PR) deve optar entre o vice, Evandro Pires (PTB), e o presidente da Câmara, Adenilson Pereira (PR). O escolhido enfrentará um dos três nomes colocados pela oposição: a ex-candidata Rosa de Fátima, a Rosinha (PSDB) e os empresários Beto do Hotel (PSB) e Doutor Zezito (PSB). Um secretário deve ser lançado por Romero Leal (PSDB), prefeito de Vertentes, para enfrentar o ex-prefeito Zé Neto (sem partido) ou o irmão deste.
Clique nas manchetes abaixo para conferir mais:
Agreste com disputas acirradas
Prefeitos disputarão rompidos com vices
Alguns municípios ainda não têm nomes definidos
Aliados do Palácio se enfrentarão
Reeleições no Setentrional
Hoje:
Há uma hora