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quarta-feira, 27 de julho de 2011

Disputa presidencial de 2010 foi mais acirrada entre os eleitores com acesso à web, diz Ibope

DO BLOG DA FOLHA


charlesnasci@yahoo.com.br


Como reflexo da popularização da internet, a mobilização online em torno das eleições de 2010 foi muito maior que em 2008. Além disso, a briga pelos votos dos eleitores que acessam frequentemente a web foi mais acirrada, conforme constata o estudo Eleições no Brasil em 2010: comparando indicadores político-eleitorais em surveys e na internet, que o IBOPE Inteligência e o IBOPE Media apresentaram juntos no IV Congresso Latino Americano de Opinião Pública da Wapor (World Association of Public Opinion Research), em maio deste ano.

O estudo realizou uma análise dos resultados de intenção de voto e sua relação com o acesso e o uso da internet em 14 pesquisas de opinião divulgadas entre 30 de junho e 30 de outubro de 2010. Nesse levantamento, foi observado que cerca de 25% dos eleitores fazem uso da internet cotidianamente, o que representa aproximadamente 27 milhões de brasileiros.

Entre os eleitores internautas, Dilma e Serra mantiveram-se empatados até meados de agosto e, embora a partir deste ponto a candidata petista tenha aberto vantagem sobre seu principal adversário, a diferença se manteve num patamar muito menor que o observado no eleitorado com um todo.

Na passagem do 1º para o 2º turno, a posição relativa dos dois principais candidatos se inverteu e, na pesquisa divulgada em 13 de outubro, Serra abriu 9 pontos percentuais de vantagem sobre a candidata Dilma, mantendo esta liderança até a semana seguinte (20 de outubro), mas perdendo-a no último período analisado, quando a petista recuperou a liderança das intenções de voto com 6 pontos percentuais acima do candidato do PSDB.

Outro aspecto importante da disputa eleitoral neste grupo de eleitores que utilizam a web com frequência é o melhor desempenho da candidata Marina Silva, que, durante toda campanha eleitoral do 1º turno, manteve-se acima de 10% das intenções de voto e chegou às vésperas da eleição com o apoio de cerca de 20% do eleitorado usuário de internet. Leia mais clicando aqui