Subscribe:
.

domingo, 24 de junho de 2012

Danilo Cabral reassume mandato na Câmara Federal

Foto: Reprodução
Da Folha de Pernambuco

charlesnasci@yahoo.com.br

O ex-secretário estadual de Cidades, Danilo Cabral (PSB), reassumiu na última sexta-feira (22) seu mandato de deputado federal. O socialista foi exonerado a pedido no último dia 6, e se colocou à disposição de seu partido como opção para disputar a Prefeitura do Recife. Ele tinha um prazo de 15 dias – que venceu ontem – para encaminhar um ofício à Mesa Diretora da Câmara Federal comunicando que voltaria à Casa, sob pena de perder o mandato obtido em 2010.

Danilo, no entanto, decidiu se antecipar, e enviou o documento na última quarta-feira. Seu nome, inclusive, já consta no portal da Câmara como deputado em exercício. Com isso, o ex-prefeito de Igarassu, Severino Ninho (PSB), volta à condição de primeiro suplente da coligação Frente Popular de Pernambuco.

Na teoria, o retorno do socialista ao mandato parlamentar não o tiraria da disputa à Prefeitura, visto que não precisaria se licenciar da Câmara Federal para concorrer nas eleições municipais. Porém, o nome escolhido pelo PSB foi o do ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio. Com isso, não está descartado o retorno de Danilo ao secretariado estadual, possivelmente em outra pasta. Dependeria apenas de uma nova nomeação do governador Eduardo Campos (PSB), a ser publicada no Diário Oficial do Estado.

Além de Danilo e Geraldo, também deixaram o Governo do Estado os ex-secretários Sileno Guedes (Articulação Regional) e Tadeu Alencar (Casa Civil), respectivamente presidente e vice-presidente do PSB estadual. Os dois também devem voltar, mas dentro do esquema de um possível rodízio entre as pastas. Desde as quatro saídas, as secretarias vêm sendo tocadas pelos respectivos adjuntos.