charlesnasci@yahoo.com.br
Casinhas é um dos 47 municípios pernambucanos que serão beneficiados com a doação pelo Ministério da Saúde de unidades odontológicas móveis (UOMs), dentro do Programa Brasil sem miséria. No total, 73 vans adaptadas serão enviadas até o final de 2014. Cada veículo tem capacidade para realizar 350 atendimentos por mês. A ideia é levar assistência aos moradores da zona rual ou de localidades de difícil acesso.
O anúncio foi feito pela presidente Dilma Rousseff, em companhia do ministro Alexandre Padilha (Saúde), na última sexta-feira. Atualmente, são 181 unidades odontológicas móveis em funcionamento. Dilma e Padilha afirmaram que outros mil veículos serão entregues até 2014 em todo o País, elevando em mais de cinco vezes a assistência oferecida.
De acordo com a assessoria do ministério, caso seja constatado o mau uso do equipamento, as unidades serão devolvidas à União. Cada van custa R$ 154 mil e é equipada com cadeira odontológica completa, kit de peça de mão contendo caneta de alta e baixa rotação (motorzinho e caneta do dentista), aparelho de raio-x para dentes e esterilizador, entre outros instrumentos.
Além da entrega das vans, a presidente apresentou também um conjunto de ações e novos investimentos, com o objetivo de expandir o programa Brasil Sorridente, que oferece tratamento dental gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O programa contribuiu para elevar em 85% a produção de próteses dentárias no ano passado, em comparação com 2010, segundo o ministério.
"O Brasil Sorridente é o maior programa de saúde bucal do mundo. Nenhum país tem esse serviço público voltado para a saúde bucal, com 22 mil equipes especializadas para atender toda a população", destacou Padilha, na ocasião do anúncio. O programa foi lançado em 2004. As equipes são formadas por cirurgião-dentista, auxiliar de saúde bucal e técnico de saúde bucal.
Com informações do Jornal do Commercio