Subscribe:
.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Estudante de Casinhas representa o Agreste Setentrional em premiação da Sociedade Brasileira de Física

Foto: Facebook/Reprodução
Da Redação do Blog
maiscasinhas@yahoo.com.br

Ao lado de representantes de todo o Estado, a jovem estudante Josefa Izabela da Silva Barbosa (foto) foi condecorada na tarde desta quinta-feira (23), no auditório do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), após conquistar a melhor aprovação, na região do Agreste Setentrional de Pernambuco, da edição 2012 da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP).

Natural do município de Casinhas, onde também reside e estuda, Izabela viajou até o Recife para participar da cerimônia em companhia de educadores locais. "Ela foi a única aluna a ser aprovada em todo o Agreste Setentrional, como também ficou entre as 12 melhores à nível nacional. Isso só vem provar que é possível ter uma educação pública de qualidade, onde nós temos o envolvimento da família, do poder público e principalmente da escola, em especial dos professores e funcionários em geral", declarou o professor Agaci Soares, que liderou a comitiva.

"Izabela é uma menina simples, de origem humilde, moradora da zona rural de Casinhas, filha de pais agricultores, mas que apesar de todas as dificuldades está conseguindo realizar seus objetivos. Então, acho que é preciso acreditar na escola pública, é preciso investir numa educação de qualidade, educação essa que hoje a gente também encontra em Casinhas", acrescentou. A professora casinhense Joseneide também foi uma das três educadoras condecoradas no evento.
Orgulho: a aluna Josefa Izabela (que representou a Escola Municipal São Luiz), o professor Agaci Soares e a professora Joseneide fizeram questão de posar para fotos durante a cerimônia na UFPE com a bandeira de Casinhas (Foto: Facebook/Reprodução)

Izabela (centro) entre os alunos que também foram condecorados na ocasião (Foto: Facebook/Reprodução)
A Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável pela realização da OBFEP, tem sede na Cidade Universitária da USP, em São Paulo, sendo uma sociedade sem fins lucrativos que congrega os físicos brasileiros e tem entre suas finalidades criar condições que propiciem o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no país. 

A OBFEP visa a valorização da escola pública, a melhoria do ensino e estudo das ciências, propiciando ao estudante uma forma de avaliar sua aptidão e seu interesse pela Ciência, em geral, e pela Física em particular. De um ponto de vista mais geral, ela se insere no conjunto de ações que buscam o sucesso e a permanência do estudante na escola e o desenvolvimento de práticas educativas que envolvam o maior número possível de estudantes.