Subscribe:
.

Gagdet

terça-feira, 18 de junho de 2013

Internet gratuita em Casinhas: monitoramento teve início esta semana e contemplará 17 pontos de acesso no centro da cidade

Do Blog da Prefeitura de Casinhas
maiscasinhasyahoo.com.br

Casinhas, no Agreste Setentrional, foi uma das três únicas cidades do Estado de Pernambuco contempladas, no ano passado, para o piloto do Projeto Cidades Digitais, do Governo Federal. Além deste município, apenas Correntes (Agreste) e Bodocó (Sertão) também serão inicialmente beneficiadas.

Na última segunda-feira (10), técnicos da empresa responsável pela instalação do projeto deram início ao monitoramento, que deverá beneficiar o centro da cidade de Casinhas com 17 pontos de acesso de internet banda larga gratuita – sendo que quinze serão destinados aos serviços públicos oferecidos pelo município e os outros dois ao público em geral.

"Iniciamos o processo de monitoramento para, em seguida, instalarmos o anel de fibra ótica, que é, aliás, uma das contrapartidas da Prefeitura de Casinhas junto conosco no projeto. Nossa parceria com a prefeitura também garantirá a instalação do link, da escritura e da parte de consultoria para as equipes de treinamento que irão fazer as operações da rede", informou para o blog o coordenador do projeto, Marcos Lago, o "Marquito".

A empresa integradora regional contratada terá a responsabilidade de entregar pronto o anel de fibra ótico já instalado na cidade, além de treinar funcionários e dar garantia de três anos para os equipamentos adquiridos. Após três anos, a manutenção ficará a cargo da prefeitura.

Confira, abaixo, a lista com os 17 pontos de acessos que serão instalados na cidade de Casinhas:

1 – Prefeitura Municipal de Casinhas (Central)
2 – Secretaria Municipal de Educação
3 – Centro de Referência e Assistência Social (CRAS)
4 – Secretaria Municipal de Agricultura
5 – Casa das Juventudes
6 – Biblioteca Pública Municipal
7 – Unidade Mista Cecília Leal de Miranda (UMCLM)
8 – Ponto de Acesso Público I (PAP/Anexo à UMCLM)
9 – Secretaria Municipal de Saúde
10 – Canto Mãe Coruja
11 – Conselho Tutelar
12 – Cartório
13 – Polícia Militar
14 – Câmara Municipal de Vereadores
15 – Ponto de Acesso Público II (PAP/Anexo à Igreja de Nossa Senhora das Dores)
16 – Centro da Criança e Adolescente (CCA)
17 – Unidade de Saúde da Família (USF-Centro)

Cidades Digitais – Entre os objetivos do projeto Cidades Digitais, além de diminuir as diferenças de inclusão digital no país, está a melhoria da gestão pública dos municípios, como possibilitar a marcação de consultas nas unidades públicas de saúde e promover o pagamento do IPTU via internet, de acordo com informação do Ministério do Planejamento.

Ao todo, foram selecionadas 80 cidades do país, a partir de uma lista de 192 municípios inscritos [Clique aqui para acessar o site do Ministérios das Comunicações e conferir a lista completa dos municípios contemplados]. Os critérios foram: municípios de até 50 mil habitantes, localizados preferencialmente nas regiões Norte e Nordeste e distantes até 50 quilômetros das redes centrais de internet (backbones), disposição das prefeituras em oferecer equipes para treinamento nas operações da rede e cidades com menor índice de desenvolvimento.