Foto: Reprodução |
charlesnasci@yahoo.com.br
Passando os olhos sobre os números da nova pesquisa para presidente da República, do Instituto Datafolha, dá para concluir que o governador Eduardo Campos, pré-candidato do PSB, foi o que mais cresceu. Dobrou as intenções de voto. Tinha 8% e agora aparece com 15%. Isso é motivo de grande comemoração para ele, porque o levantamento não reproduz os efeitos do excelente programa do PSB em rede nacional de rádio e TV, que foi ao ar quinta-feira passada.
Nesse primeiro momento, segundo o Datafolha, os votos de Marina se dividiram por três, sendo que dois terços dos votos da ex-senadora migraram para a oposição, seja para Aécio Neves ou Eduardo Campos.A tendência, entretanto, é que com o casamento político de Marina com Eduardo, celebrado na semana passada em Brasília e competentemente mostrado em rede nacional de rádio e TV, o espólio eleitoral de Marina seja progressivamente herdado por Eduardo.
Em relação ao segundo turno, com Marina na disputa, o cenário continua embolado. Na simulação de segundo turno, o governador Eduardo Campos encosta em Aécio e é bom enfatizar um detalhe: Eduardo é o mais desconhecido de todos os candidatos. Dos entrevistados, 43% disseram que não o conheciam. Na prática, podemos inferir que o socialista tem uma grande margem de crescimento e está no jogo para valer.