Subscribe:
.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Justiça determina afastamento imediato do atual secretário de Saúde de Pernambuco

Decisão de afastar Antônio Figueira (foto) foi tomada pelo juiz da 1ª Vara Federal, Roberto Wanderley (Foto: Bruno Campos)
Do Blog da Folha de PE
charlesnasci@yahoo.com.br

Acatando uma Ação Popular, o juiz titular da 1ª Vara Federal, Roberto Wanderley Nogueira, determinou o afastamento imediato do secretário estadual de Saúde, Antônio Figueira. O magistrado decidiu pelas nulidades da nomeação do socialista e do fechamento do Centro de Transplantes de Medula Óssea (CTMO) do Hemope, assim como a reabertura da unidade – que fora fechada pelo Governo do Estado.

Roberto Wanderley entendeu como procedente o questionamento sobre a realização da iniciativa sem a implementação de um processo licitatório e sem a aprovação dos Conselhos Estadual e Federal de Saúde. Com o fechamento do CTMO, os pacientes que buscam atendimento no Hemope estão sendo encaminhados para o Hospital Português.

A ação foi movida pelos médicos Antônio de Oliveira Neto e Liliane Peritore em 2011. O Governo do Estado ainda não se pronunciou oficialmente sobre a ordem de afastamento de Antônio Figueira. Como a decisão foi proferida monocraticamente por um juiz federal, a administração estadual ainda pode recorrer da sentença no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5).