![]() |
Imagem: Divulgação |
charlesnasci@yahoo.com.br
Tradição das famílias Ferrer e Cândido Carneiro, há 75 anos servida para amigos dos fundadores da Pitú, a cachaça Vitoriosa, um blend nobilíssimo, ganhou sua versão comercial e passa a ser vendida para bares, restaurantes e mercados de Pernambuco e outros estados do Nordeste já a partir da próxima semana, em vista das celebrações de fim de ano. A bebida premium, que deveria ter sido lançada em 2011, chega com embalagem refinadíssima, trazendo, além da garrafa com designer moderno, uma pedaço do carvalho francês no qual a cachaça foi armazenada. Um primor.
O lançamento da Vitoriosa aconteceu nesta quarta-feira (11), no Barchef Mercado Gourmet, com a presença de Vitória Cavalcanti, herdeira e Mestre Cachaceira da Pitú. A intenção da cachaçaria é expandir as vendas da Vitoriosa para todo o território nacional e para o exterior. A cachaça nobre é uma herança de família. Seu processo de produção é caprichosíssimo, começando por uma seleção rigorosa das cachaças para o blend, seguido de no mínimo cinco anos de armazenamento em um barril de carvalho francês para obtenção do resultado final.
![]() |
Vitoriosa tem embalagem diferenciada com amostra do barril de carvalho na caixa (Imagem: Divulgação) |
Depois do envelhecimento, a bebida é transferida para um carvalho americano, onde ocorre o aprimoramento da qualidade sensorial do produto através do refinamento e da harmonização de aromas e cor. Por fim, a Vitoriosa é engarrada e supervisionada artesanalmente. Tanto trabalho vale à pena. Até então, foram produzidas 9 mil garrafas. Cada uma delas com o teor alcoólico de 39%. A bebida pode ser servida pura, em temperatura ambiente ou on the rock (com gelo).
Como parte da campanha de lançamento da Vitoriosa, a Pitú, que considera o momento como o mais nobre da história da marca, convidou pernambucanos de destaque para representar a importância da bebida em momentos significativos na vida de cada um. Lenine, Guilherme Menezes, Armênio Dias, Gustavo Krause e Gilberto Freyre Neto são alguns dos nomes que emprestaram sua imagem para a marca.
![]() |
Lenine é uma das figuras homenageadas pela campanha da cachaça (Imagem: Divulgação) |