Subscribe:
.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Datafolha: Aécio sobe quatro pontos e diminui chance de Dilma ser reeleita no 1º turno

Imagem: Reprodução
De O Globo
charlesnasci@yahoo.com.br

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira indica que diminuiu a chance de a presidente Dilma Rousseff (PT) vencer a eleição no primeiro turno no próximo dia 5 de outubro. A petista lidera com 37% das intenções de voto, contra 38% dos demais candidatos somados. Houve um crescimento da intenções de voto do pré-candidato do PSDB, Aécio Neves (MG), que aparece com 20%. A data marcada para o 2º turno, caso haja, é 26 de outubro. O tucano apresentou a maior variação entre todos os concorrentes e cresceu quatro pontos em relação ao início de abril. Eduardo Campos (PSB-PE) aparece em terceiro lugar com 11% . Em abril tinha 10% e em fevereiro, 9%.

Clique e leia também:
Eleições 2014: Datafolha entrevistou moradores de Casinhas nesta quarta-feira

Segundo o Datafolha, 16% dos entrevistados votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos. Os indecisos são 8%. Em abril, Dilma tinha 38% das intenções de voto, Aécio aparecia com 16% e Campos, 10%. Em fevereiro, o cenário apontava 44% para Dilma, 16% para Aécio e 9% a Campos.O levantamento do Datafolha, que ouviu 2.844 pessoas em 174 cidades, foi realizado depois do pronunciamento de 1º maio da presidente Dilma. O nível de confiança é de 95%.

Para o cientista político Ricardo Caldas, da Universidade de Brasília(UnB), Aécio Neves (PSDB) pode crescer mais nas pesquisas de opinião por ser o principal candidato da oposição. Mas a dúvida ainda é se vai crescer o bastante para competir com chances reais de vitória. Já Eduardo Campos (PSB) deve subir menos. - A partir de julho, com mais exposição e com os programas eleitorais Dilma pode recuperar os pontos perdidos e a tendência dela é estabilizar. Ela tem mais tempo de TV que os outros candidatos e pode estancar a sangria – avaliou Caldas.

Clique aqui e leia mais.