Subscribe:
.

domingo, 14 de setembro de 2014

Espetáculo de mamulengos apresentado pelo poeta Kebson Oliveira rouba a cena na 10ª Semana Cultural de Surubim

Poeta do município de Casinhas declamou e apresentou espetáculo de mamulengos com trupe formada por parentes e amigos das comunidades do Diogo e Vila Chêus (Foto: Divulgação)
Da redação
charlesnasci@yahoo.com.br

O poeta casinhense Klebson Oliveira roubou a cena da X Semana Cultural de Surubim, no Agreste, ocorrida entre o dias 1º e 10 deste mês de setembro. Ele foi destaque na abertura, dedicada à seresta, quando declamou obras de poetas consagrados da cultura popular e também de sua própria autoria, além de lançar seu primeiro cordel, que faz uma homenagem póstuma ao escritor Ariano Suassuna.

Clique e leia também:
Poeta de Casinhas declama e lança cordel na abertura da Semana Cultural de Surubim
Poeta de Casinhas lança CD com declamações e cordel em homenagem ao escritor Ariano Suassuna

Klebson voltou a se apresentar no evento na última terça-feira (09), dessa vez na condição de "maestro" da recém-formada "Caravana da Cultura", organizada por ele e o locutor e radialista Pedro Braz, que tem como principal destaque um espetáculo de mamulengos. A apresentação recebeu elogios rasgados do poeta e historiador da cultura popular Nêgo do Manduri e do secretário de Cultura de Surubim, Daves Nascimento.

"Foi uma grande surpresa. Klebson deu realmente um show. É um talento nato, vai muito longe. Ele, Pedro Braz e toda equipe da Caravana da Cultura estão de parabéns", elogiou o secretário numa entrevista para uma emissora de rádio. A "Caravana da Cultura" tem como principal objetivo o resgate dos mamulengos, tradicionais bonecos do folclore popular nordestino, misturado com outros ingredientes culturais, como teatro, poesia e até cinema.

O EVENTO - Do brega ao rock, da ciranda à dança de rua, do som da viola ao pop, assim foi a 10.ª Semana Cultural de Surubim: diversificada. A programação elaborada pela Prefeitura, teve como objetivo contemplar a maior variedade de manifestações culturais.
Centenas de pessoas prestigiaram os dez dias de programação do evento (Foto: Divulgação)
No palco montado na Praça Dídimo Carneiro, durante dez noites, se apresentaram artistas de Surubim e de municípios vizinhos. Além dos shows, no mesmo período, na Rua 15 de Novembro, foi realizada a Feira de Artesanato. Os artesãos expuseram seus produtos em barracas padronizadas que foram doadas pela Prefeitura. A Semana Cultural deste ano, homenageou Noé da Ciranda, artista responsável por manter viva a tradição da ciranda na região.
O cirandeiro da comunidade do Diogo, Noé da Ciranda, foi o homenageado da décima edição da Semana Cultural de Surubim (Foto: Divulgação)