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Do Blog de Albérico Cassiano
charlesnasci@yahoo.com.brO livro, editado com apoio cultural da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), é uma adaptação da tese de doutorado da jornalista, defendida no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE. Nele, ela revela quais são as disposições sociais que mais frequentemente motivam esse cidadão a querer ser produtor de notícia de forma voluntária, sem compromisso profissional e no tempo livre. Com a tese, a autora recebeu menção honrosa do prêmio Adelmo Genro Filho em 2014, concedido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR). "Consideramos que esse ator assume a condição de repórter-amador quando consome, colabora e cria um espaço autoral, driblando a mediação da imprensa e se comunicando diretamente com outros atores", explica a autora.
Antes do lançamento, haverá uma mesa de debate sobre "As redes sociais e o poder do cidadão no ambiente de convergência tecnológica". Sheila Borges vai apresentar sua tese e o tema será debatido pelo editor geral do Jornal do Commercio, Laurindo Ferreira; pelo coordenador do curso de Jornalismo da Unicap, Juliano Domingues; e pelo coordenador do Curso de Comunicação Social da UFPE em Caruaru, Amilcar Bezerra. O livro também será lançado no Rio de Janeiro, durante o encontro XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), que será realizado de 4 a 7 de setembro. A Feira Nordestina do Livro (Fenelivro) levará mais de 200 editoras ao Centro de Convenções de Pernambuco, entre os dias 28 de agosto e 7 de setembro. Ao todo, o público contará com 120 estandes no evento, que celebra os 100 anos da Imprensa Oficial do Estado e homenageia os pernambucanos Lourival Batista e Evaldo Cabral de Mello.