Subscribe:
.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Casinhas na Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que acontece em Gravatá

Na foto acima, a secretária Alessandra Soares e a coordenadora da Mulher, Nilda Cabral, por ocasião da II Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Foto: Mário Andrade/Divulgação)
Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

Casinhas marca presença, neste momento, na IV Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que está entre os maiores do País e acontece de hoje (16) até a próxima sexta-feira (18), no Hotel Canariu's, em Gravatá, no Agreste. Agora há pouco, teve início o credenciamento de cerca de 600 delegadas e a cerimônia de abertura. Participam do evento autoridades do executivo - governo federal, estadual e municipal, judiciário e parlamentares, além de gestoras de todos os municípios do Estado, homenageadas e demais convidados. Representam este município a coordenadora da Mulher Nilda Cabral (representando o Governo Municipal) e Maria José (representando a Sociedade Civil). "Por ocasião da Conferência de Casinhas, que reuniu mais de 200 mulheres, fui eleita delegada para representar nosso município na etapa estadual, mas por conta de outro compromisso relacionado ao Bolsa Família, amanhã e sexta, coincidentemente também em Gravatá, fui substituída pela companheira Nilda", informa a secretária de Assistência Social de Casinhas, Alessandra Soares.

O desafio desta IV Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres de 2015 é debater amplamente o tema "Mais direitos, Participação e Poder para as Mulheres", com o objetivo de garantir o fortalecimento da política estadual e nacional para as Mulheres. A meta é traçar estratégias para que as políticas públicas de igualdade para as mulheres sejam efetivas nos 184 municípios pernambucanos e que as mulheres passem a ocupar mais espaços de poder e decisão. As Conferências de Políticas Públicas são mais uma instância de controle social, que tem como objetivo promover a participação da sociedade civil nos processos de planejamento da gestão pública. Trata-se de um espaço democrático de avaliação, debate e proposição sobre uma determinada política pública, que acontece em três etapas: municipal, estadual e nacional.

Na etapa municipal, de 1º de junho a 27 de setembro de 2015, 157 cidades participaram, resultando na realização de 140 Conferências (132 municipais e 8 Intermunicipais). Pernambuco é destaque como o estado que mais realizou conferências. Isso mostra a capacidade de articulação política de Pernambuco que também é líder no número de cidades com organismos municipais de políticas públicas para as mulheres, atualmente somando 176, ou seja, faltando apenas nove para alcançar 100% do Estado. Entre as principais demandas das cerca de três mil propostas recebidas pela Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE), estão mais participação política das mulheres, educação e formação, autonomia econômica feminina, maior participação das mulheres na política e o fim da violência contra as mulheres.