Subscribe:
.

sábado, 8 de outubro de 2016

OPINIÃO: "O carisma pessoal que leva Ana Célia a circular com desenvoltura por todos os ambientes ajudará sua administração"

Ana Célia com o vice-prefeito eleito Guilherme Nóbrega (Foto: Reprodução/Facebook)
Do CORREIO DO AGRESTE (Fernando Guerra)
charlesnasci@yahoo.com.br

Intensas manifestações onde não faltaram os inevitáveis achincalhes contra os derrotados, ocuparam as ruas de Surubim desde a confirmação da vitória de Ana Célia (PSB) no pleito de 2 de outubro. Com um pouco menos de dois mil votos de diferença, ela derrotou o prefeito Túlio Vieira. O embate partidário entre o PSB e o PT foi o pano de fundo dessa campanha com ampla vantagem para o partido de Eduardo Campos. Levando-se em conta o conteúdo ideológico, o que não é avaliado pela população, quase sempre massa de manobra da grande imprensa capitaneada no país pela Rede Globo e pela revista Veja, a pobreza sofre um duro revés. Não especialmente pelos resultados em Surubim, mas pelo que se descortina nacionalmente.

Em nosso município a administração de Ana Célia deverá reverter-se em desenvolvimento pela sua conexão com o Governo do Estado, tendo como seus primos legítimos o deputado federal Danilo Cabral e o deputado estadual Nilton Mota Filho hoje ocupando a pasta da Secretaria de Agricultura estadual. Quem acompanha o desenrolar histórico do Poder Político sabe que em Surubim estabeleceu-se desde o resultado deste pleito, uma oligarquia. Isso ao longo prazo é profundamente prejudicial à democracia pois impede a ascensão aos mais altos cargos diretivos dos talentos administrativos nascidos do povo. Essa fatia do mercado onde se inserem os melhores salários da assessoria política está e sempre esteve reservado aos parentes, aderentes e puxa sacos dessa hierarquia privilegiada. No momento nada dessas previsões serão visíveis. Entretanto, o tempo se encarregará de confirmá-las. Essa parece ser uma lei universal.

De Ana Célia espera-se que seja uma força junto ao Governo Estadual para que se cumpram as promessas antigas como a instalação de uma Faculdade, a duplicação da PE-90, um Distrito Industrial, a água do Siriji, pois a de Pedra Fina é uma estória eleitoreira e até a liberação de recursos pela Secretaria de Agricultura do Estado para resolver a feira de gado. Esta última é uma promessa de três Secretários de Agricultura consecutivos. O segmento de cultura, que foi gerido na atual administração por pessoas que desconhecem do assunto, deverá merecer da futura prefeita uma atenção especial. Mesmo porque ela sempre valorizou a arte e suas manifestações. O carisma pessoal de Ana Célia que a leva a circular com desenvoltura por todos os ambientes, ajudará certamente a sua administração.

Quanto a Túlio Vieira, pode-se dizer que foi um dos melhores prefeitos de Surubim, com uma gestão responsável, honesta e trabalhadora. Os ventos nacionais não lhe foram favoráveis. Os escândalos do PT causaram estragos irreversíveis, porque eram de um partido que não se esperava quaisquer deslizes éticos. Já para os demais partidos, quase todos sujos, mergulhados na lama da corrupção, sobrou muito pouco em termos de penalizações e anti propaganda. A descoberta de que o avião que caiu com Eduardo Campos foi produto de desvios de verbas públicas, por exemplo, pouco lhe rendeu negativamente. Ele continua como herói e, se estivesse vivo certamente seria o Presidente da República.