O Papa recebe sem-teto e pessoas em situações precárias que viajaram a Roma, procedentes de vários países europeus (Osservatore Romano/AFP Photo HO) |
charlesnasci@yahoo.com.br
O Papa Francisco deu tratamento diferenciado a sem-teto de vários países europeus, os quais recebeu nesta sexta-feira, pedindo que não percam a dignidade, nem a capacidade de encontrar beleza, mesmo nas coisas mais tristes. O papa argentino, que desde que foi eleito pontífice prometeu a transformação da Igreja em uma instituição pobre "para os pobres", recebeu sem-teto e pessoas em situações precárias que viajaram a Roma, procedentes de vários países europeus.
Em seu discurso, Francisco disse aos pobres que nunca abram mão de seus sonhos e não percam a dignidade diante dos obstáculos. "Dignidade, essa é a palavra! A capacidade de encontrar beleza mesmo nas coisas mais tristes e mais sofridas só um homem e uma mulher que têm dignidade podem fazer", afirmou. "Pobre sim, humilhado não, isso é dignidade!", disse Francisco, aclamado pelos presentes. Depois de escutar as dilacerantes histórias de dois indigentes convidados, Francisco rezou em silêncio, enquanto alguns dos presentes se aproximaram para tocá-lo.