Subscribe:
.

quinta-feira, 13 de abril de 2017

MUNDO: EUA preparam ataque à Coreia do Norte em caso de teste nuclear, diz NBC

Forças americanas têm destróiers com mísseis à disposição na península coreana
Foto: Google Imagens/Reprodução
De O GLOBO
charlesnasci@yahoo.com.br

Os EUA estão prontos para lançar um ataque preventivo com seu aparato militar caso tenham certeza de que a Coreia do Norte fará um novo teste nuclear, segundo disseram altos funcionários de Inteligência do país. Nesta quinta-feira (13), o presidente americano, Donald Trump, formulou uma advertência direta a Pyongyang, ao afirmar que o regime de Kim Jong-un é "um problema que será atendido". Segundo os funcionários de Inteligência ouvidos pela NBC, os EUA posicionaram dois destróiers capazes de lançar mísseis Tomahawk, os mesmos que atingiram recentemente uma base militar na Síria.

    

Um destes navios está a cerca de 500km de onde estariam sendo conduzidos os preparativos para um teste nuclear iminente. Os EUA também estariam com um aparato pronto na ilha de Guam, no Pacífico, para este fim. Trump disse em diversas ocasiões que evitará que Pyongyang desenvolva um míssil nuclear capaz de atingir os Estados Unidos. Washington ordenou recentemente o envio de um grupo naval à península da Coreia para fazer uma demostração de força. "A Coreia do Norte é um problema, e um problema que será atendido", disse Trump na Casa Branca, em meio a especulações sobre um novo teste nuclear por parte de militares norte-coreanos.
"A Coreia do Norte é um problema, e um problema
 que será atendido", disse Trump na Casa Branca
Nesta quinta-feira, o Exército americano lançou sua bomba não nuclear mais poderosa sobre um alvo no Afeganistão. O presidente americano não deu importância àqueles que sugeriram que esse era aviso para Pyongyang. "Não sei se isso envia uma mensagem à Coreia do Norte. Não importa se sim ou não", declarou Trump. Pouco antes de sua nova advertência à Coreia do Norte, Trump manifestou seu otimismo, em um tuíte pela manhã. "Tenho grande confiança de que a China se ocupará muito bem da Coreia do Norte", escreveu. "Se não puderem fazer isso, os Estados Unidos e seus aliados se encarregarão disso".

Continue lendo clicando aqui.