Imagem: Divulgação/Reprodução |
charlesnasci@yahoo.com.br
A Prefeitura de Casinhas, através da Secretaria de Educação, realiza na manhã desta quarta-feira (31), a partir das 8h, no Auditório do Colégio São Luiz, no Centro, a solenidade de escolha do estudante que vai representar o município no 7º Concurso Ler Bem, promovido pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa). Várias escolas do município estão participando e cada uma delas realizou sua etapa classificatória entre as turmas e posteriormente a seletiva através de uma comissão julgadora seguindo os critérios estabelecidos pelo regulamento do concurso para escolha do seu representante. O vencedor desta etapa será conhecido nesta quarta.
O CONCURSO - Criado em 2011, o Projeto Aspa de Incentivo à Leitura envolve uma saudável disputa entre alunos do 4 Ano do Ensino Fundamental para ver quem ler melhor, seguindo critérios específicos da comunicação oral. A essa disputa foi dado o nome de Concurso Ler Bem, onde os estudantes sao avaliados por uma comissão julgadora que atribui notas aos candidatos após analisar os seguintes aspectos: entonação da voz, espontaneidade na leitura e pausas determinadas pela pontuação.
Até chegarem à final do Concurso Ler Bem os candidatos são submetidos a etapas classificatórias em suas respectivas escolas (numa primeira fase, para definir os melhores de cada escola) e em seus respectivos municípios (numa segunda fase, para definir o melhor de cada município), o que mobiliza professores, gestores escolares, pais dos alunos e secretarias municipais de Educação, em parceria com a Aspa.
Nessa etapa seletiva - realizada no primeiro semestre do ano - são definidos, portanto, os estudantes representantes de cada um dos municípios inscritos no concurso. Uma vez definido o estudante representante de cada município, a etapa seguinte compreende as semifinais, que acontecem no mês de agosto. As semifinais ocorrem em cidades-sedes previamente escolhidas pela organização do concurso.
A PREMIAÇÃO - Cada estudante semifinalista é premiado com um tablet. Se o estudante passar para a disputa final ele também é premiado com um notebook, recebido no dia da final do concurso. Dos 15 finalistas, a comissão julgadora (formada por educadores e especialistas em Comunicação) escolhe o vencedor do concurso, o vice-campeão e o terceiro colocado. Os três melhores são premiados com hospedagens num resort de luxo no litoral sul de Pernambuco, num evento especial com show, palestra e direito à infraestrutura de lazer do hotel, onde os estudantes poderão se divertir durante um final de semana.