Subscribe:
.

sábado, 23 de setembro de 2017

Encontro discute prevenção de acidentes de motos em Casinhas

Encontro reuniu representantes da II Geres, CRPAM, Prefeitura de Casinhas e outros órgãos para discutir o combate aos altos índices de acidentados no trânsito, envolvendo especialmente motociclistas 
(Foto: Henrique Silva/Divulgação)
Da REDAÇÃO, com GERRARD VASCONCELOS
charlesnasci@yahoo.com.br

CASINHAS  Encontro ocorrido na manhã da última sexta-feira, 22 de setembro, Dia da Prevenção de Acidentes de Motos, no Auditório da Escola São Luiz, em Casinhas, reuniu a gestora da II Gerência Regional de Saúde (II Geres), Fabianni Meneses (representando o Governo do Estado de Pernambuco), o tenente Albuquerque (Lei Seca) e representantes do Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Moto (CRPAM) para um momento de discussão sobre o combate aos altos índices de acidentados no trânsito, envolvendo especialmente motociclistas.
Na plateia do auditório, a presença de estudantes
e vários motociclistas da cidade
(Foto: Henrique Silva/Divulgação)
A reunião fez parte das ações do Programa Saúde na Escola (PSE) e contou ainda com a presença do delegado de Casinhas, da secretária municipal de Saúde, Gilsamary Interaminense, da vice-prefeita Maria Pires, da vereadora Amor de Maria Pires, profissionais da área da saúde, motociclistas, estudantes, educadores e membros da sociedade civil organizada.
Alunas do São Luiz exibem cartazes alusivos
ao Dia da Prevenção de Acidentes de Motos
(Foto: Henrique Silva/Divulgação)
Segundo a gerente da II Geres, o principal objetivo de encontros como o realizado na cidade de Casinhas é buscar uma atuação de forma integrada, com apoio de diversos órgãos, para minimizar os números de vítimas fatais e acidentados na região, além de monitorar e articular a integração dos órgãos de trânsito municipais ao Sistema Nacional de Trânsito.

A Cia. Cultural Recriarte fez uma apresentação especial no encontro. Ao final, também foram sorteados alguns brindes para os motociclistas presentes.
Foto: Henrique Silva/Divulgação
NÚMEROS  De acordo com dados do CRPAM, os acidentes envolvendo motociclistas no Estado são responsáveis por mais de 80% dos atendimentos a vítimas de transporte terrestre. De janeiro a maio de 2016, foram registrados 32 óbitos por acidente de transporte terrestre na II Geres. No mesmo período de 2017, foram 29 mortes. Em 2010, a Organização Mundial de Saúde (OMS), após constatar que 1.300.000 pessoas morrem vítimas de acidentes de trânsito por ano em todo mundo, estabeleceu que o período 2011-2020 seria a Década de Ação para Segurança Viária, com a meta de redução de 50% das mortes de trânsito nesse período.
A Cia. Cultural Recriarte fez um apresentação
especial no encontro
(Foto: Henrique Silva/Divulgação)