Imagens: Mário Andrade/Divulgação |
charlesnasci@yahoo.com.br
O aniversário de 27 anos de emancipação política de Vertente do Lério, no Agreste, foi celebrado nesta terça-feira, dia 2 de outubro, com um belíssimo Encontro de Bandas no Centro da cidade, com a participação de bandas locais e das cidades de Surubim, Santa Maria do Cambucá, Frei Miguelinho e Santa Cecília, na Paraíba. A programação festiva, iniciada no último fim de semana, contou ainda com apresentação de projetos sobre a preservação do meio ambiente e a Tarde Cultural, ocorrida no sábado (29), no distrito do Tambor.
HISTÓRIA DA CIDADE
Foi elevado à categoria de município pela lei estadual nº 10622, de 2 de outubro de 1991 graças ao então deputado estadual Geraldo Barbosa. Segundo a tradição, a região era de propriedade de um homem chamado Lério. Em suas terras havia uma vertente de água, com a qual a população local, castigada pela seca, se abastecia. Por ocasião da seca de 1880, as pessoas iam até o local, para abastecer-se de água "lá na vertente do Lério".
Imagens: Mário Andrade/Divulgação |
A população estimada em 2016 era de 7.693 habitantes. Conhecida como a "Terra do Ouro Branco", a cidade tem como sua maior riqueza a exploração da rocha calcária, para fabricação de corretivo de solo, ingrediente de ração animal e a cal para indústria e construção civil. Atualmente, o município é administrado pelo prefeito Renato Sales.