Subscribe:
.

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

ENTREVISTA: "É praticamente impossível a possibilidade de um rompimento entre mim e João Camêlo", afirma Jucélio Sales

Amigo e assessor político do prefeito de Casinhas esclarece sobre "boatos" acerca do seu afastamento da atual gestão municipal na primeira de uma série de entrevistas que o Blog MAIS CASINHAS fará em 2019
Jucélio Sales
(Foto: Henrique Silva/Divulgação)
Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

Ele é amigo pessoal e um dos aliados mais próximos do prefeito de Casinhas, João Camêlo (PSB). Contudo, nas últimas semanas, muito se especulou a respeito do seu suposto "desligamento" do atual governo municipal, principalmente em rodas de conversas de adversários políticos. Casado com a educadora Betânia Leal e pai de João Afonso e Lucas Antônio, Jucélio Sales, 44 anos, é funcionário público concursado a serviço da Câmara de Vereadores de Casinhas e o primeiro nome focado na série de entrevistas que o BLOG MAIS CASINHAS inicia em 2019. Discreto e reservado, foi só depois de muita insistência que Sales decidiu nos conceder uma entrevista para esclarecer sobre os "boatos" ventilados a seu respeito e dar sua opinião sobre a atual gestão e as eleições de 2020. 

BLOG MAIS CASINHAS - Muita gente ficou sem entender qual teria sido o real motivo do seu recente afastamento das atividades que você vinha exercendo no município de Casinhas...

JUCÉLIO SALES - Na verdade, Charles, minha função principal é a de servidor efetivo na Câmara de Vereadores de Casinhas, na qual tenho vínculo desde 2008, ou seja, há exatos 10 anos atrás. Como dezembro passado era meu mês de férias, então, também aproveitei para conciliar com as demais atividades que realizava, principalmente em conjunto com o prefeito João Camêlo, trabalho esse que já desenvolvo há muito tempo. E por ser uma pessoa, até certo ponto, muito reservada, a princípio optei por não comentar abertamente sobre esse período em que precisei me afastar de algumas atividades, sejam elas profissionais e até mesmo sociais. Precisava desse tempo para resolver questões de cunho pessoal, e de saúde, principalmente. Há muito tempo venho me dedicando exclusivamente ao trabalho e às vezes esquecemos de dar mais atenção à determinadas coisas que, no corre-corre da vida, deixamos de observar, tais como família, e isso acaba acarretando um desgaste físico e emocional. Quem me conhece sabe que sou muito autocrítico, vi que precisava dar uma parada para um dia voltar melhor.

BMC - Houve muito boato nas últimas semanas a seu respeito, desde um suposto rompimento político com o atual prefeito até uma candidatura sua em 2020. Ficou surpreso com essas especulações?

JS - Muito surpreso, pois quem conhece a minha história política com João Camêlo sabe que chega a ser praticamente impossível a possibilidade de um rompimento entre nós. Com relação a uma possível candidatura para as eleições de 2020, queria deixar claro que sou incentivador e defendo abertamente a candidatura de João Camêlo à reeleição em 2020, acredito que mesmo com toda dificuldade que os municípios vem enfrentando, Casinhas pode se orgulhar do prefeito que tem. Deixo aqui bem claro que estou expondo minha opinião, assim como respeito qualquer uma que seja contrária, mas falo porque acompanho a gestão de perto desde seu começo, em 2017, e vejo que temos realizado um bom trabalho. Temos muita coisa para melhorar, mas estamos no caminho certo. Acredito que, a partir de 2019, muita coisa boa irá acontecer, pois temos um prefeito que dá a seu secretariado autonomia e facilidades para buscarem sempre as melhores ideias e projetos para serem executados em nosso município.

Jucélio Sales com o prefeito João Camêlo
(Foto: Divulgação/Reprodução)
BMC - Então, pra não restar nenhuma dúvida: você segue firme e forte com a atual gestão e comprometido com a reeleição do prefeito João Camêlo?

JS - Com certeza. Brevemente estarei me colocando novamente à disposição tanto para João Camêlo como para a Gestão Municipal, para contribuir com meu humilde conhecimento no quer for necessário e estiver ao meu alcance. Com relação à reeleição de João Camêlo, o nosso projeto começou lá atrás e estarei ao seu lado para toda e qualquer decisão que ele tomar com relação a esse assunto e reforço dizendo que acredito no seu potencial para mais um mandato à frente do município de Casinhas.

BMC - Sua relação com o prefeito vai além da notória parceria política, desde suas gestões passadas, mas principalmente de muita amizade...

JS - Esse é o fator mais importante que existe. A minha história de amizade com João Camêlo vem de muito tempo e sempre deixei claro que na minha escala de amizade ele está nas primeiras colocações, não só ele como também toda sua família e isso não é apenas por ele enquanto prefeito, quem acompanha nossa trajetória sabe dessa amizade, basta olhar o período em que ele não foi prefeito. Uma das principais qualidades que o ser humano pode possuir é a gratidão e tenho procurado retribuir de alguma forma tudo que ele também fez por mim e por muita gente. Coloco João como um dos seres humanos de melhor coração que conheci durante toda minha trajetória de vida, uma pessoa capaz de se colocar no lugar do outro, uma pessoa que transborda generosidade. Aprendi muita coisa com ele, principalmente no que se refere a 'ser humano'. A sua humildade o levou a chegar aonde chegou, então, que ele continue sendo esse ser humano especial que ele tem sido. E ele, mais do que ninguém, sabe que vai poder contar comigo sempre, pois não se abandona amigo em beira de estrada. E a reciprocidade é algo que sei que também existe entre nós.

BMC - Mas existe, de fato, essa suposta pretensão sua em concorrer a algum cargo em 2020?

JS - Charles, eu sempre digo que sou um soldado no quartel, e me coloco à disposição para ajudar no que for necessário. Como falei anteriormente, defendo totalmente a reeleição de João Camêlo. Acrescento ainda que, caso remotamente ele não venha a ser candidato, acredito na indicação de um nome de consenso do nosso grupo político por ele coordenado, descartando assim a possibilidade de dissolução de grupo, como a oposição anda torcendo para que isso aconteça. Mostramos uma grande força nas eleições da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores para o biênio 2019-2020 e tenho certeza que não será diferente para as eleições de 2020. Se, porventura, João não vier a ser candidato, de certeza eu afirmo, independente de quem venha a ser o candidato, o prefeito estará à frente de seu grupo político para que, de forma conjunta, seja tomada a melhor decisão. Então, aguardaremos de forma ansiosa a chegada de 2020 para termos as devidas certezas, e como disse antes, estarei à disposição para que, de alguma forma, também possa dar minha contribuição.

BMC - Qual a sua avaliação sobre os dois primeiros anos da atual gestão municipal e as perspectivas, em termos de ações e projetos, para o ano de 2019?

JS - Uma avaliação muito positiva, com relação aos dois primeiros anos, 2017 e 2018. Apesar das dificuldades enfrentadas, temos procurado cumprir todos os compromissos com folha de pessoal, fornecedores, etc., como também com as metas estabelecidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Abriria aqui, inclusive, um parêntese para parabenizar todos os secretários municipais, pela forma como conduzem seus trabalhos e executam suas ações e programas. Nós temos uma equipe verdadeiramente voltada para o município - e do município - , que mantém um perfil que preza pela educação e bom atendimento. Tenho certeza que em 2019 estaremos mais uma vez de mãos dadas para o melhor desenvolvimento do município, pois somos uma equipe que trabalha em conjunto, sempre dialogando e nos ajudando mutuamente. Muitas coisas boas estarão chegando em 2019, podem aguardar.

Jucélio Sales com a esposa Betânia Leal e
os filhos João Afonso e Lucas Antônio
(Foto: Divulgação/Reprodução)
BMC - Como você tem analisado a conjuntura política que começa a se desenhar com vistas às eleições de 2020 em Casinhas?

JS - Acredito que, para se falar em caso concreto, ainda é muito cedo, mas lógico que Casinhas é uma cidade que respira política e isso faz com que surjam muitas especulações e prováveis nomes para possíveis cargos, mas isso também tem um lado positivo, pois a população começa a perceber que muita gente faz apenas o famoso "fogo de palha" ou o "vai que cola" e que na hora que a coisa começar a fluir, já caiu no anonimato. É muito prematuro alguém já se colocar como provável candidato. Logo, logo isso vai se afunilando e as alianças vão começando a se desenhar, aí sim, vamos ter mais certezas de quem realmente vai para disputa.

BMC - Obrigado pela entrevista, fique à vontade para dar suas considerações finais.

Eu que agradeço, Charles, pela oportunidade. Como disse no início, sou um pouco reservado e não costumo conceder entrevista ou opinar sobre determinados assuntos, mas endosso o que te falei pessoalmente: eu não poderia deixar de falar sobre o que foi falado, se não fosse à uma pessoa que tem muita coerência no que escreve e que passa muita credibilidade através de seu blog. Parabéns pelo seu trabalho. Estarei sempre à disposição quando achar oportuno expor minha opinião.