Subscribe:
.

sábado, 5 de fevereiro de 2022

Bolsonaro oficializa aumento para professor de educação básica


Do DIÁRIO DO PODER
charlesnasci@yahoo.com.br

Uma cerimônia no Palácio do Planalto na sexta-feira (04.02) oficializou o reajuste de 33,23% para professores da rede pública de educação básica. A portaria, assinada pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, e pelo presidente Jair Bolsonaro, eleva de R$ 2.886 para R$ 3.845 o piso salarial nacional da categoria.

A decisão tem sido contestada pelos seus adversários, que temem impacto eleitoral positivo para o presidente, na disputa de outubro. De acordo com a Lei do Piso dos Professores, o reajuste deve ser definido e anunciado pelo presidente em janeiro de cada ano. As contestações ao aumento são curiosas em um país onde se critica a falta de prioridade à educação. Prefeitos de ooposição ao governo federal desejavam conceder reajuste máximo de 7%, apesar da lei do piso dos professores.

Além do reajuste, foram lançados no evento dois editais com a oferta de 168 mil vagas em cursos de graduação e pós-graduação para formação de professores. O primeiro é o da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o segundo edital é do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor).

"Em 2021 o protagonismo foi dos profissionais da saúde, em 2022, o protagonismo será dos profissionais de educação. Chega de usar os professores e profissionais de educação apenas como massa de manobra político-eleitoral. Está na hora de ações diretas. E uma ação direta é essa, que respeita o profissional e dá a ele um ganho a mais nessa situação", ressaltou o ministro da Educação na cerimônia.

Continue lendo clicando aqui.