Subscribe:
.

domingo, 17 de abril de 2022

Sabores da Bahia em Surubim: no 'tabuleiro da baiana' Vilma Vieira provei vatapá e caruru


Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

Com toda certeza, a melhor parte do ato de degustar são os sabores e sensações. Para mim foi pura emoção poder provar de alguns quitutes típicos da culinária baiana, preparados com um amor todo especial pela arte de cozinhar de Vilma Vieira, esposa do meu amigo e parceiro de trabalho, Antônio Sandegi, repórter e diretor-responsável pela TV Sandegi, de Surubim. Logo que sentei à mesa, de imediato me veio a lembrança os versos da clássica canção de Ary Barroso, ecoada nos palcos e cinemas do mundo inteiro na voz de Carmem Miranda:

"No tabuleiro da baiana tem
Vatapá, oi
Caruru
Mungunzá, oi
Tem umbu 
Pra ioiô..."

"Sou apaixonada, adoro cozinhar", repetia Vilma, enquanto me explicava com entusiasmo todos os ingredientes e modos de preparo dos dois deliciosos pratos postos à mesa: vatapá e caruru. Apesar de sinônimo da Bahia, o vatapá também é fortemente consumido no Pará e no Maranhão, entre outros locais, com pequenas variações no preparo. Tem como ingredientes básicos o pão amolecido no leite de coco, combinado com azeite de dendê, castanha de caju, amedoim, camarão seco, peixe ou frango. Além de delicioso, afrodisíaco!
Outro notável e indispensável prato da cozinha afro-baiana, o caruru é feito com quiabo e, assim como o vatapá, pode ser usado para rechear o acarajé, certamente a mais famosa iguaria baiana, feita de massa de feijão-fradinho, cebola e sal, e frito em azeite de dendê, que é sucesso em todo o país.

Fiquei muitíssimo feliz pelo convite do querido e abençoado casal. Comida maravilhosa e, como diz o matuto, que 'enche o bucho' e conforta! Vilma simplesmente arrasa, com mãos talentosas também para o artesanato — sob encomenda, ela faz todo tipo de lembrancinhas para festas de casamento e aniversário. Saí da residência do casal com a promessa de uma nova rodada 'no tabuleiro da baiana' em breve, para provar abará, acaçá, xinxim de galinha, moqueca e bobó de camarão. Axé!