charlesnasci@yahoo.com.br
Nesta sexta-feira (22) o jornal Folha de São Paulo publicou o Índice de Popularidade Digital (IPD), material realizado mensalmente pela consultoria Quaest. Os dados que trazem informações desta quinta-feira (21), mostram que o domínio digital é, majoritariamente, da deputada federal Marília Arraes (Solidariedade). A "vitória" de Marília nas redes sociais é apresentada nos últimos três meses no IPD.
Marília apresentou nesta quinta índice de 81,9 em popularidade digital, quase o dobro da segunda colocada, a ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB) que possui 46 no IPD. Disputando com Marília pelo eleitorado de Lula (PT), o candidato do PSB, Danilo Cabral, se encontra no penúltimo lugar em popularidade digital.
Veja o ranking de popularidade digital para os pré-candidatos ao Governo de Pernambuco
Os dados são do dia 21 de julho, confira o ranking:
1º Marília Arraes (Solidariedade): 81,9
2º Raquel Lyra (PSDB): 46
3º Anderson Ferreira (PL): 42,9
4º Miguel Coelho (União Brasil): 42,2
5º Danilo Cabral (PSB): 35,9
6º João Arnaldo (PSOL): 20,7
Como funciona o IPD
O Índice de Popularidade Digital é utilizado desde as eleições de 2018 e permite observar a "temperatura" da corrida eleitoral no meio digital. Tal índice monitora a presença digital, número de seguidores, engajamento, taxa de compartilhamentos, volume de buscas e a proporção de reações negativas e positivas sobre os candidatos. O IPD vai de 0 a 100