Subscribe:
.

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Gilson Machado lidera as buscas no Google para o Senado


Do BLOG DE EDMAR LYRA
charlesnasci@yahoo.com.br

As redes sociais chegaram para ficar na vida das pessoas e têm obtido um desempenho importante também nas campanhas eleitorais. Uma forte presença digital poderá ser determinante para a vitória de alguém numa disputa eleitoral. Uma ferramenta do Google tem ajudado a capturar a tendência do eleitor pernambucano no tocante aos postulantes para os diversos cargos.

No caso específico do Senado, Gilson Machado Neto (PL) tem liderado o volume de buscas em Pernambuco com 42% nos últimos sete dias contra 33% de Teresa Leitão (PT), sua principal adversária. Guilherme Coelho (PSDB) tem sido o terceiro mais buscado com 12%, enquanto na quarta colocação uma espécie de empate técnico com Carlos Andrade Lima (UB) e André de Paula (PSD) com 7% e 6% do volume de buscas naquela ferramenta.

Na eleição de 2020 a ferramenta foi certeira ao captar o crescimento de Mendonça Filho, então candidato do DEM, que por muito pouco não foi ao segundo turno, e captou também, já na segunda etapa, a vantagem que João Campos (PSB) tinha obtido contra Marília Arraes. Evidente que a ferramenta não é uma pesquisa eleitoral, mas ela capta as tendências do eleitorado que está na internet, e o Google Trends mostra que a disputa será entre Gilson Machado e Teresa Leitão, com chances reais de o candidato de Jair Bolsonaro e seu ex-ministro do Turismo sair vitorioso no próximo dia 2 de outubro.