Subscribe:
.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Justiça feita: Argentina dá a Copa do Mundo a Messi, o melhor jogador de futebol dos últimos 50 anos


Do UOL
charlesnasci@yahoo.com.br

A Copa do Mundo de 2022 encerrou a discussão de Messi x Cristiano Ronaldo. Campeão do mundo, não há mais dúvida de que o argentino é o grande jogador de sua geração. Mais do que isso, agora ele se junta a Pelé na lista dos maiores da história. Se ninguém jogou mais bola do que o eterno camisa 10 do Brasil, tricampeão do mundo, ninguém jogou mais futebol do que o camisa 10 argentino desde que Pelé deixou os gramados. Nem os Ronaldos, o brasileiro ou o português, nem Romário, Beckenbauer ou Cruyff...

A Copa do Mundo é a última joia em uma coroa cravejada com os principais títulos do futebol mundial e uma longevidade invejável. Messi tem quatro Ligas dos Campeões e sete Ligas da Espanha. É o maior artilheiro da história do campeonato do país (474 gols) e maior também nas assistências (192). É o jogador que mais vestiu a camisa da Argentina (172 jogos), e o maior goleador (98 gols).

Nessa Copa, aos 35 anos de idade, virou o maior goleador argentino da história das Copas (13 gols); o único a dar assistências em cinco edições diferentes; o jogador com mais minutos jogados em Mundiais (2314), o primeiro a marcar em todos os confrontos das oitavas de final em diante. Das Copas, Messi se despede agora sem asteriscos. No seu pôr do sol com a seleção, a taça é finalmente sua. E da Argentina. O futebol agradece.