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sábado, 19 de julho de 2025

Obras de pavimentação da PE-083 seguem em andamento entre Surubim e Cumaru

Com duas pontes em construção e trechos de rocha exigindo detonação, obra segue em ritmo acelerado, apesar das chuvas e das interferências
Do PORTAL DA CIDADE SURUBIM - Paulo Lago
charlesnasci@yahoo.com.br

As obras de pavimentação da PE-083, rodovia que liga Surubim a Cumaru, no Agreste pernambucano, mantêm ritmo acelerado, mesmo com interferências com a rede de água, esgoto, energia e desapropriações. De acordo com o engenheiro Bruno Leitão, responsável técnico pela empreitada, a Construtora Potiguar já finalizou etapas críticas, incluindo a instalação de alguns bueiros celulares e avanços significativos nas duas pontes que integram o trajeto. O Portal da Cidade Surubim acompanhou in loco os serviços executados, o estágio atual das intervenções e os desafios para cumprir o cronograma original.

DETONAÇÕES CONTROLADAS E AVANÇO NAS PONTES

No trecho da ponte sobre o Rio Capibaribe, caracterizado por extensa formação rochosa, sete detonações controladas foram realizadas desde janeiro, com outras quatro programadas para as próximas semanas. "É um segmento complexo, com grande volume de rocha. Utilizamos explosivos para a execução dos cortes e assim garantir a execução do corpo estradal", explica Bruno Leitão. As explosões são executadas em etapas, com monitoramento rigoroso devido à proximidade de residências.
Quanto às pontes, os trabalhos estão em fase adiantada: seis dos oito blocos de fundação no Rio Capibaribe foram concluídos, enquanto todos os quatro blocos do Riacho Umari estão prontos. As vigas pré-moldadas de 38 metros já se encontram no canteiro de obras, aguardando a próxima fase. A previsão é que as estruturas estejam concluídas em quatro meses.

Em relação ao revestimento da pista, cerca de 7 quilômetros dos 22 previstos já receberam o Tratamento Superficial Duplo (TSD), técnica adequada ao fluxo atual de veículos na região. Bruno explica que o TSD é o revestido projetado para implantação da rodovia e que no futuro poderá ser realizado um reforço em concreto asfalto, de acordo com o aumento de tráfego.

CHUVAS E PENDÊNCIAS BUROCRÁTICAS IMPACTAM CRONOGRAMA

As precipitações no Agreste forçaram a paralisação temporária dos serviços de terraplanagem, que só devem ser retomados em 28 de julho. "O solo com umidade acima da ótima, impossibilita a compactação dos aterros, sendo necessário aguardar condições climáticas favoráveis", detalha o engenheiro. Com isso, cerca de 40 operários foram realocados temporariamente. Quanto às pontes, os trabalhos estão em fase adiantada: seis dos oito blocos de fundação no Rio Capibaribe foram concluídos, enquanto todos os quatro blocos do Riacho Umari estão prontos. As vigas pré-moldadas de 38 metros já se encontram no canteiro de obras, aguardando a próxima fase. A previsão é que as estruturas estejam concluídas em quatro meses.
Além das condições climáticas, outro fator que pode impactar o cronograma é a interferências com a rede de água, esgoto, energia e desapropriações. "Por ser uma obra de implantação, é necessário remanejar postes de energia e executar desapropriações. O DER/PE está a frente desse processo e conduz com muita responsabilidade", afirma. A previsão inicial de conclusão era novembro deste ano, mas a construtora admite que o prazo pode se estender em função do acréscimo de novos serviços e interferências. "Tecnicamente, a obra segue conforme previsto e respeita as boas práticas da engenharia", conclui Bruno.

Principais etapas concluídas até o momento:

7 km com revestimento (TSD);
10 dos 26 bueiros concluídos;
7 detonações de rochas realizadas;
Blocos das duas pontes em fase avançada.

Próximos passos:

Retomada da terraplanagem no fim de julho;
Execução dos pilares e instalação das vigas das pontes;
Ampliação das detonações de rochas em outros pontos;
Ampliação dos serviços de drenagem rodoviária.