Subscribe:
.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

OPINIÃO: Ana Célia e a vitória da persistência!

Foto: Facebook/Reprodução
Do CORREIO DO AGRESTE (Jânio Piancó)
charlesnasci@yahoo.com.br

Além de ser uma luta constante pela sobrevivência, a vida é, sobretudo, o descortinar de novos horizontes, a busca incessante de um amanhã que se presume vitorioso. Desde a concepção o ser humano inicia uma trajetória de obstáculos (concepção, formação do feto, evolução e nascimento) e, daí, a longa caminhada rumo à incerteza.

Vivendo e aprendendo, vamos ultrapassando as fases dessa difícil escalada. Convivemos com tristezas e alegrias, derrotas e vitórias e continuamos sonhando. E porque não? Pois foi assim, ultrapassando os obstáculos, que Ana Célia jamais declinou do seu sonho, do seu objetivo, do desejo e vontade de governar a cidade que a viu nascer, crescer, estudar e tornar-se uma líder.

Enfrentou adversários fortíssimos com total conhecimento do insucesso, todavia não esmoreceu. Quando disputou pela primeira vez a Prefeitura de Surubim, no ano de 2008, sabia das dificuldades, pois o prefeito Flávio Nóbrega era considerado imbatível por todas as pesquisas. Mesmo assim, foi à luta. Em 2012, teve seu nome mais uma vez lançado e, após uma disputada eleição, não conseguiu eleger-se.

Mas, tal qual a Fênix (pássaro da mitologia grega que quando morria, entrava em auto-combustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas), a cada derrota, Ana Célia ressurgia para novos embates. De gestos simples, humilde, mas forte em suas decisões, Ana Célia construiu um caminho de confiabilidade. Mostrou competência em todos os cargos que exerceu nos governos de Miguel Arraes, Eduardo Campos e Paulo Câmara.

Como líder foi contestada por uns e reverenciada por leais amigos que sempre caminharam ao seu lado em todos os momentos e que jamais desistiram, assim como ela, de seguir adiante. Podemos sintetizar a pessoa de Ana Célia nos versos da poeta sertaneja de Tabira, Dulce de Lima:

“Muitos desafios na vida inteira,
Levando luz onde era escuridão...
Hoje o teu nome de mulher guerreira
Envolve força, mas também doçura,
Rosa que és no coração da gente!”


Ana Célia sempre combateu o bom combate no dizer de Timóteo, contudo, não acabou a carreira, guardou a fé e fez Surubim gritar bem alto: “AGORA É ELA!”. Parabéns e sucesso em seu governo.

Jânio Piancó é defensor público*