Subscribe:
.

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Paulo Câmara devasta economia e agora corre atrás do prejuízo


De O PODER
charlesnasci@yahoo.com.br

Falta de aviso não foi. Muitos, entre os quais o PODER, cansaram de avisar que o desastrado plano de restrição às atividades econômicas do Governo de Pernambuco nem tinha sentido nem a menor possibilidade de dar certo. Fizemos, inclusive, um apelo pessoal ao governador Paulo Câmara para rever os procedimentos. Divulgamos sugestões dos agentes econômicos e até aliados políticos do governador. Fomos porta vozes de muitas propostas sensatas. Não adiantou. Dono da verdade, o governador decretou proibições malucas que não funcionaram no nível sanitário - os índices de contagio e mortes no Estado são semelhantes aos demais - e, conforme anunciado, devastaram a economia. Pernambuco virou o Estado campeão de desemprego no Brasil.

RECUPERAR O TEMPO PERDIDO

Agora, tentando passar manteiga na venta do gato, o governo estadual lança o programa Emprego PE. A iniciativa chega após o resultado da última estimativa do IBGE, divulgada no fim do último mês, que apontou o índice de desemprego em 21,6%, o pior resultado do país. O programa foi sancionado pelo governador Paulo Câmara, na manhã de ontem (22/09), com o nome pomposo de Plano Retomada. Melhor seria chamar Plano Mea Culpa.

COMO FUNCIONA

O governo estadual se propõe a subsidiar metade de um salário mínimo para novos funcionários de empresas pernambucanas, por um período de seis meses. Cada empregador poderá receber o benefício por até 30 novas vagas geradas. Serão priorizadas pequenas e microempresas, optantes do Simples Nacional, e estabelecimentos que contratem profissionais de ensino médio, formados em escolas públicas estaduais ou do Sistema S.

INSCRIÇÕES

As inscrições no programa serão por meio do portal do Emprego PE. A plataforma receberá os cadastros e toda a documentação das empresas, assim como os cadastros e documentos dos funcionários depois que as vagas forem aprovadas e disponibilizadas. O pagamento do subsídio será feito até o dia 15 de cada mês, na conta da Pessoa Jurídica da empresa. O programa será operacionalizado entre os meses de outubro de 2021 e julho de 2022.