Subscribe:
.

sábado, 29 de abril de 2023

A Ucrânia vai à guerra


De O PODER
charlesnasci@yahoo.com.br

A Ucrânia atacou, usando um poder bélico que até agora não tinha demonstrado, a legendária base russa de Sebastopol. O alvo específico foi o depósito de combustíveis da base, que era responsável por 60% do abastecimento da frota russa, que ontem lançou um terrível ataque contra área residencial da cidade ucraniana de Uman. O ataque russo deixou pelo menos 23 civis mortos e um número não calculado de mutilados, feridos e desaparecidos.

TROCO

A resposta ucraniana, pela primeira vez, foi fulminante: o depósito, numa operação cirúrgica e eficaz, foi completamente destruído. O conflito tomou outra dimensão.

DE POTÊNCIA PARA POTÊNCIA

O ataque lançado pela Ucrânia, hoje, mostra que a transferência de armamentos modernos, tecnologia e treinamento de ponta pelos países da OTAN mudaram radicalmente as forças armadas e o posicionamento ucraniano no conflito. Agora não se trata, apenas, de um país atacado sem capacidade de ir além da precária defesa. Trata-se de uma potência bélica, com amplo suporte das forças da OTAN, cabeça de ponte de uma guerra em curso contra a Rússia. Ocidente X Rússia. Sem alarme, a III Guerra Mundial começou hoje.

PARE, AGORA

Apesar de nenhuma potência levar a sério, a proposta do presidente brasileiro Lula é a melhor para este momento. Parar a guerra, enquanto pode ser parada.