Do BLOG DO MAGNO
charlesnasci@yahoo.com.br
charlesnasci@yahoo.com.br
O petista tem maior aprovação entre eleitores de renda mais baixa (até dois salários mínimos, 43% de ótimo/bom), menos escolarizados (47%) e nordestinos (47%). Em março, o governo Lula foi avaliado como ótimo ou bom por 53% dos nordestinos entrevistados. Já a reprovação cresceu entre os que ganham de dois a cinco salários-mínimos e entre moradores do Centro-Oeste são 34% os que reprovam Lula.
Entre evangélicos, o percentual é de 37%, e entre os que ganham mais de 10 salários-mínimos, 49%. No Nordeste, o presidente lançou os principais programas sociais, só em Pernambuco esteve duas vezes, seus principais ministros são da região, mas o fato é que a picanha prometida ainda não chegou à mesa do povão.
A queda pode ser explicada também pela alta da inflação, o descontrole nas taxas de juros, a falta de uma política para frear o desemprego e mais programas sociais. Nos últimos dias, o Governo também entrou numa onda negativa no noticiário, com perdas no Congresso e denúncias de malversação do dinheiro público envolvendo dois ministros.