Subscribe:
.

quinta-feira, 28 de novembro de 2024

O que explica Bolsonaro na frente de Lula pela Paraná Pesquisas


Do JORNAL O PODER
charlesnasci@yahoo.com.br

Para surpresa geral, a Paraná Pesquisas divulgou ontem, 27 de novembro, uma pesquisa nacional, na qual Jair Bolsonaro aparece numericamente na frente do presidente Lula. Na espontânea, Lula aparece na frente de Bolsonaro (19,1 X 15,7). Na estimulada, quando os nomes são apresentados ao eleitor o quadro se inverte: Bolsonaro tem 37,6 e Lula 33,6.

A surpresa vem do fato de que a pesquisa foi aplicada quando Bolsonaro enfrenta cerrado tiroteio sob acusação de supostamente participar da trama de um golpe de Estado para permanecer no poder. O golpe, segundo a Polícia Federal, incluiria o assassinado de Lula, Alckmin e Alexandre de Moraes. Outros candidatos incluídos na amostra ficaram distantes dos dois líderes.

POR REGIÃO

Lula supera Bolsonaro apenas no Nordeste e perde em todas as demais regiões.

MAIS SURPRESAS

Apesar de perderem para Lula, Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas pontuam muito bem. Lula 34,2 X Michelle 24,5. Lula 34,7 X Tarcísio 24,1. Ou seja, se fosse hoje a partida, já teria jogo.

SURRA

Quando Lula sai da pesquisa, seu possível substituto na disputa, Fernando Haddad continua preso e não decola. Bolsonaro, 38,3 X Haddad 14,5.

COMO EXPLICAR

O país continua irracionalmente polarizado. Lula, quando estava na prisão, acusado de corrupção, aparecia na frente nas pesquisas. Agora, proibido pela justiça de ser candidato, Bolsonaro lidera. O povo brasileiro parece ter se acostumado a relativizar as coisas. Diante de tantos fatos estranhos que já aconteceram no País e ainda o que se cogitou e interpretou, o que significa para o povão "possível participação num golpe que não se efetivou"? Algo próximo de nada. E entre quem se dedica a entender, vamos combinar, muita gente apoiaria e gostaria que tivesse dado certo.

LULA

Com o governo desaprovado, vai ter que acelerar as mudanças. Sorte dele: com a polarização o presidente garante sua fatia.

O PROBLEMA

Mesmo com o país dividido, existe uma parcela da sociedade que não segue obrigatoriamente nenhuma tendência. Essa parcela, por enquanto, é o fiel da balança.