Subscribe:
.

terça-feira, 7 de outubro de 2025

Palestra no IAHGP propõe nova leitura da história de Surubim

Palestra será realizada no auditório do IAHGP,
localizado na Rua do Hospício, 130,
bairro da Boa Vista, no Recife
Do CORREIO DO AGRESTE
charlesnasci@yahoo.com.br

O Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP) promove neste sábado, 11 de outubro, às 10h, mais uma edição do seu tradicional Ciclo de Palestras, com destaque para a apresentação do pesquisador, jornalista e artista plástico Fernando F. Guerra, sócio correspondente da instituição. O evento será realizado no auditório do IAHGP, localizado na Rua do Hospício, 130, bairro da Boa Vista, no Recife. A entrada é gratuita e haverá emissão de certificado para os participantes.

Com o título "Por uma nova história de Surubim", Fernando Guerra propõe uma revisão crítica das narrativas históricas que envolvem o município. A começar pela Vaquejada, o pesquisador apresentará os resultados de mais de uma década de estudos que culminaram na obra "Memória das Vaquejadas de Surubim", livro que, comprova documentalmente que a vaquejada de Surubim é a mais antiga do Brasil. "Mesmo assim, me encontro com informações que desviam a realidade para algum possível favorecimento absolutamente desnecessário", afirma.

Guerra também abordará a origem do nome "Surubim". Ele contesta a popular história de que o nome teria surgido após uma onça entrar na fazenda de Lourenço Ramos da Costa e matar o boi Surubim em 1864, apresentando registros oficiais de 1858/59 que já mencionam o "logar Surubim", anterior ao episódio que virou lenda.

Além da obra sobre a vaquejada, o palestrante tem no currículo um livro de poemas e outros trabalhos como "O Agreste Setentrional e a Confederação do Equador", a "História da Casa Grande da Fazenda Cachoeira do Taépe", e textos sobre a ocupação fundiária do município entre os séculos XVIII e XIX. Ele também pretende lançar em breve o livro O Boi Surubim, aprofundando ainda mais sua pesquisa sobre a identidade local, reforçando que "por ignorância, as distorções se acumulam", citando inclusive o uso equivocado da imagem de um touro zebu no brasão do município — animal que só chegou ao Nordeste no final do século XIX.

SERVIÇO
Evento: Ciclo de Palestras do IAHGP – "Por uma nova história de Surubim"
Palestrante: Fernando F. Guerra
Data: Sábado, 11 de outubro
Horário: 10h
Local: Auditório do IAHGP – Rua do Hospício, 130, Boa Vista, Recife
Entrada: Gratuita
Certificado: Emitido para participantes