Subscribe:
.

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Precisa nem ter: como era previsto, STF confirma por unanimidade prisão de Bolsonaro

Do DIÁRIO DO PODER - Rodrigo Vilela
charlesnasci@yahoo.com.br

Como era previsto, a primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta segunda-feira (24) manter a prisão preventiva decretada pelo ministro Alexandre de Moraes do ex-presidente Jair Bolsonaro, como tem ocorrido em todas as decisões envolvendo o ex-presidente e seus apouiadores acusados de supostos crimes, inclusive de "tentativa de golpe de estado".

"Até as pedras portuguesas da Praça dos Três poderes sabiam" da decisão com antecedência, como se costuma dizer em Brasília, com os ministros da Primeira Turma mais uma vez confirmarndo decisão do relator do caso. Todos os ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, além, claro de Moraes votaram pela manutenção da prisão preventiva, claro.

A prisão de Bolsonaro ocorreu no sábado, e no domingo sua prisão preventiva foi mantida em audiência de custódia, realizada por uma juíza ligada a Moraes. Ele justificou a decisão citando a convocação de vigília feita pelo senador Flávio Bolsonaro e a tentativa de violação da tornozeleira eletrônica, o que indicaria risco de fuga. Mesmo com o julgamento desta segunda-feira, a defesa do ex-presidente ainda poderá apresentar novos recursos no STF antes que qualquer eventual pena condenatória, de 27 anos e três meses, comece a ser cumprida.