Subscribe:
.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

José Nivaldo Júnior toma posse na Academia Pernambucana de Letras

Autor de Maquiavel, o Poder e O Julgamento de Deus ocupará a cadeira de número 34 da instituição
José Nivaldo Júnior foi eleito para o lugar do acadêmico Milton Lins, falecido em março
(Foto: Divulgação/Reprodução)
Do NE10
charlesnasci@yahoo.com.br

A Academia Pernambucana de Letras (APL) recebe nesta quinta (23) a cerimônia de posse do seu mais novo membro, o escritor e advogado José Nivaldo Filho. Autor de obras como Maquiavel, o Poder e O Julgamento de Deus, ele passa a ocupar a vaga que pertencia ao acadêmico Milton Lins, na cadeira de número 34. O evento, para convidados, começa às 20h. Os amigos insistiam para o autor se candidatar à APL desde a morte do pai dele, o acadêmico José Nivaldo, mas ele estava reticente. Com a despedida do amigo Milton Lins, achou que era o momento propício. "Eu entendo a APL não como um término de carreira, mas como um fórum de discussão que reúne um verdadeiro mosaico do melhor que existe na cultura pernambucana. É um reconhecimento de um trabalho já feito, mas que ainda tem um longo caminho para se completar. Minha obra ainda é quase incipiente", afirma José Nivaldo Filho.

No discurso, ele deve prestar homenagens ao pai e a Milton Lins. "Eu fiz o texto ontem e chorei a noite toda. Precisei até tirar as partes mais lacrimosas ou não conseguiria terminá-lo", confessa.Seus planos para a escrita envolvem duas linhas. Uma é retornar aos trabalhos teóricos, de não ficção, mais famosos justamente pelas várias edições de Maquiavel, o Poder ao redor do mundo. 
"A reflexão política é algo fundamental para a sociedade hoje. Temos informações mas não pensamos sobre elas. O mundo precisa recompor suas referências", comenta. Na literatura, a ideia é continuar falando da política brasileira através da ficção, o que já fazia em O Atestado da Donzela 2 e O Julgamento de Deus. "Minha escrita é a partir da obra do meu pai. Estamos num país conservador, mas eu continuo como um 'gauche'", brinca o militante contra a ditadura militar, reafirmando suas posições políticas.