Subscribe:
.

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Morre Dona França Amorim, mãe do vereador Júnior Amorim, em Surubim

Do PORTAL DA CIDADE SURUBIM
charlesnasci@yahoo.com.br

A cidade de Surubim amanheceu de luto nesta segunda-feira (22 de junho) com a notícia do falecimento de Maria José de França Amorim, carinhosamente conhecida como Dona França Amorim. Ela faleceu durante a madrugada no Hospital São Luiz, após sofrer um novo problema cardíaco.

De acordo com familiares, Dona França havia enfrentado um infarto há cerca de um ano e conseguiu se recuperar após receber atendimento médico. Na madrugada desta segunda-feira, voltou a passar mal em sua residência e foi socorrida para o Hospital São Luiz, mas não resistiu.

Esposa de Moacir Amorim, Dona França era uma figura bastante conhecida e respeitada em Surubim. Ela deixa filhos, netos, demais familiares e amigos. Entre os filhos estão o vereador Júnior Amorim e Carlinhos da SDS, que vêm recebendo inúmeras manifestações de solidariedade desde as primeiras horas do dia.

O velório acontece no PAFF de Zé Bezerra, no Centro de Surubim, a partir das 10h desta segunda-feira, onde familiares, amigos e autoridades prestam as últimas homenagens. O sepultamento está marcado para as 17h, no Cemitério São José, em Surubim.

Raquel Lyra celebra o São João de Limoeiro na tradicional Rua da Alegria

Da FOLHA DE PERNAMBUCO
charlesnasci@yahoo.com.br

A governadora Raquel Lyra esteve presente, no último sábado (20), no segundo dia de festas do São João 2026 de Limoeiro, Agreste Setentrional. O município conta com apoio do Governo do Estado para a realização do evento. Na segurança, até o dia 28, serão 274 lançamentos operacionais, reunindo tecnologia e reforço no policiamento, garantindo tranquilidade para moradores e visitantes.

"O São João é uma festa linda, carregada de emoção, famílias e cultura. Cada vez que venho a Limoeiro, me surpreendo com o tamanho da festa e a alegria do povo. Destaco que esse é o São João mais seguro da nossa história. Temos lançamentos de efetivo em todos os grandes polos de animação e não podia ser diferente aqui em Limoeiro", afirmou a governadora Raquel Lyra.
Durante a visita, a chefe do Executivo estadual caminhou pela Rua da Alegria, principal palco da festa. A noite de sábado contou com shows de Felipe e Gabriel, Claudia Lauterea e Jorge de Altinho. O evento começou na última sexta-feira (19) e segue até o domingo (28).
Além do aumento dos lançamentos, o planejamento da segurança inclui monitoramento aéreo com drones, ampliação do efetivo nas ruas, fiscalização nas rodovias e ações preventivas voltadas à preservação da ordem pública e da segurança viária ao longo da programação festiva. Acompanharam a governadora o prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge, o deputado federal Túlio Gadêlha, o prefeito de Passira, Severino Silvestre, e o ex-deputado federal Ricardo Teobaldo.

Zema visita Polo de Confecções do Agreste e destaca força econômica do interior de Pernambuco

Do BLOG DE MÁRIO FLÁVIO
charlesnasci@yahoo.com.br

O pré-candidato à Presidência da República pelo Partido Novo, Romeu Zema, cumpriu no último sábado (20 de junho) uma agenda no Agreste pernambucano voltada ao diálogo com empreendedores, comerciantes e representantes do setor produtivo. Acompanhado pelo presidente estadual do Novo em Pernambuco, Tecio Teles, Zema visitou os municípios de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe.

A programação teve início em Caruaru, com visita à Casa Museu Mestre Vitalino, localizada no Alto do Moura. Em seguida, o pré-candidato esteve na tradicional Feira de Caruaru, onde conversou com comerciantes e trabalhadores que atuam em um dos mais importantes centros de comércio popular do Nordeste.

O roteiro seguiu para Toritama, conhecida nacionalmente como a Capital do Jeans. No Shopping Center Parque das Feiras, Zema conheceu a dinâmica econômica do município, reconhecido pela forte produção de jeans e pelo protagonismo do empreendedorismo local. A cidade é considerada uma das principais referências da indústria têxtil brasileira. Já em Santa Cruz do Capibaribe, a comitiva visitou a Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe e o Moda Center, maior centro atacadista de confecções do país.

A agenda reforçou a importância do Polo de Confecções do Agreste, formado principalmente por Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, responsável por movimentar bilhões de reais e gerar milhares de empregos na região. Durante a visita, Romeu Zema destacou o potencial econômico do Nordeste e defendeu políticas voltadas à redução da burocracia e ao fortalecimento da atividade produtiva.

"Durante muito tempo, o PT construiu um discurso sobre o Nordeste que só fala de dependência e assistencialismo. Mas o Nordeste real é este que vimos hoje: gente que acorda cedo, empreende, produz, gera emprego e movimenta o Brasil. O governo precisa parar de esconder o Nordeste que trabalha e criar condições para ele crescer, com menos burocracia, menos impostos e mais liberdade para quem quer prosperar", afirmou.

A agenda foi encerrada no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, onde o pré-candidato conheceu a programação do São João de Caruaru. Segundo o Partido Novo, a passagem de Romeu Zema pelo Agreste integra a estratégia da legenda de ampliar o diálogo com os setores produtivos do Nordeste, defendendo pautas ligadas à liberdade econômica, ao empreendedorismo e à melhoria do ambiente de negócios.

Datafolha mostra disputa mais dura que em 2022

Do BLOG DE EDMAR LYRA
charlesnasci@yahoo.com.br

Os números do Datafolha ajudam a iluminar duas eleições em contextos bastante diferentes no Brasil recente: 2022 e o cenário projetado para 2026. A comparação não é apenas sobre percentuais, mas sobre a própria natureza da competição política.

Em junho de 2022, Luiz Inácio Lula da Silva aparecia em posição amplamente favorável nas pesquisas. Em um dos principais cenários, marcava 47% no primeiro turno contra 28% de Jair Bolsonaro — uma diferença de quase 20 pontos. Em simulações de segundo turno, a vantagem era ainda mais expressiva, chegando a algo próximo de 57% a 34%. Era, na superfície, um quadro de domínio claro.

A urna, no entanto, mostrou outra dinâmica. No primeiro turno, Lula terminou com 48% dos votos válidos contra 43% de Bolsonaro. No segundo turno, a disputa se apertou ainda mais: 50,9% a 49,1%. A vantagem larga das pesquisas se reduziu a uma margem mínima na contagem final. O recado político daquele ciclo foi direto: vantagem em pesquisa não é sinônimo de resultado consolidado, especialmente em ambientes polarizados.

Em 2026, o cenário descrito pelo Datafolha já nasce mais equilibrado. Lula aparece com cerca de 41% no primeiro turno contra 31% de Flávio Bolsonaro. No segundo turno, a diferença é de apenas 47% a 43% a favor do atual presidente. A distância que antes era de quase 20 pontos agora se comprime para algo em torno de 4 pontos.

Há ainda um elemento novo nessa equação: a reconfiguração da chamada terceira via. Diferentemente de outros ciclos, os principais nomes alternativos hoje estão mais associados ao campo da direita, o que tende a reduzir a dispersão desse eleitorado e tornar a disputa mais eficiente para o bloco opositor no segundo turno. A comparação entre 2022 e 2026 revela, portanto, uma mudança de escala. Antes, uma vantagem inicial ampla de Lula sobre Bolsonaro acabou se estreitando fortemente na urna.

Agora, o ponto de partida já é uma disputa muito mais apertada, em que pequenas variações podem definir o resultado. Se em 2022 o país saiu de uma fotografia de vantagem larga para uma eleição decidida no detalhe, em 2026 o que se observa desde o início é exatamente esse “detalhe”: uma eleição sem margem confortável, em que o erro de leitura do humor do eleitor pode ser decisivo.

Espriella derrota extrema-esquerda e se elege presidente da Colômbia

Do DIÁRIO DO PODER
charlesnasci@yahoo.com.br

O candidato de direita à presidência da Colômbia, Abelardo de la Espriella, foi eleito em segundo turno nesse domingo (21), segundo anunciou o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), derrotando o candidato de extrema-esquerda Ivan Cepeda, apoiado pelo presidente radical Gustavo Petro, amigo de Lula (PT), de notórias ligações aos narcoterroristas das Farc ("Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia"), que se notablizaram por atentados que mataram milhares de cidadãos e centenas de sequestros.

Abelardo de la Espriella alcançou 12.901.860 votos, contra a 12.646.859 de Cepeda, com 99,45% das urnas apuradas. Ao votar, mais cedo, Petro prometeu solenemente que respeitaria o resultado das urnas, mas ninguém o levou a sério, por ser conhecido mentiroso. Não deu outra: anunciada a vitória de Espriella, Petro já foi divulgando que não respeitaria o resultado das urnas.

Conhecido pela leviandade, Gustavo Petro teve a ousadia de discursar no Central Park, em Nova York, exortando os militares norte-americanos a se rebelarem contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O fato ocorreu no início da atual gestão do republicano. Esse tipo de apelo em geral é considerado crime em qualquer país, com a consequente prisão do criminoso, mas os EUA respeitam a liberdade de expressão, bem ao contrário das ditaduras de esquerda.

Petro tentou se vender como "anti-Trump" e passou a atribuir o favoritismo de Espriella à lorota de suposta interferência dos EUA no processo eleitoral. Seu governo é acusado de estar por trás de diversos crimes políticos, incluindo o assassinato do senador e pré-candidato à presidência Miguel Uribe Turbay, que, aos 39 anos, foi vítima de atentado a tiros ocorrido em junho de 2025, durante um comício político em Bogotá.

domingo, 21 de junho de 2026

AO VIVO: Sirano e Sirino, Valda Sedícias e Marcílio Arruda na Vila Forró do São João de Surubim 2026

Acompanhe, ao vivo, os shows de Sirano e Sirino, Valda Sedícias e Marcílio Arruda na Vila Forró do São João de Surubim 2026. Transmissão em parceria com a MA Produções e a Prefeitura de Surubim.

Leonardo faz piada com casados e diverte plateia em Surubim: "Pode aplaudir nossas bailarinas, seus frouxos"

Do PORTAL LEO DIAS
charlesnasci@yahoo.com.br

Durante um show em Surubim (PE), neste sábado (20/06), Leonardo protagonizou um dos momentos mais comentados da apresentação ao brincar com o público enquanto apresentava as bailarinas que o acompanham no palco.
Após uma das músicas, o cantor pediu aplausos para o balé e disparou: "Pode aplaudir as nossas bailarinas. Os homens casados também, seus frouxos do caralh*. Eu quero ver o homem que não tem medo da mulher!", arrancando risadas e aplausos da plateia.

Veja no vídeo:

Leonardo emociona multidão e faz show histórico no São João de Surubim

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

Uma noite para ficar na história do São João de Surubim. O cantor Leonardo foi a grande atração do Polo Vaquejada na noite do sábado (20 de junho), no Parque J. Galdino, e levou uma multidão ainda maior que a registrada na abertura do evento, na última quinta-feira (18), em mais uma demonstração da força dos festejos juninos da Capital da Vaquejada.


Penúltimo artista a subir ao palco, o sertanejo mostrou por que segue sendo um dos cantores mais queridos do Brasil. Em um show marcado pela nostalgia e por grandes sucessos de sua carreira, Leonardo viu o público cantar em coro músicas que atravessaram gerações e embalaram uma das apresentações mais aguardadas do São João de Surubim 2026.
Outro destaque da noite foi o balé que acompanha o artista. Com belas coreografias e muita interação com o público, as bailarinas também roubaram a cena. Após uma das músicas, Leonardo pediu aplausos para a equipe e arrancou risadas da plateia ao brincar: "Pode aplaudir as nossas bailarinas. Os homens casados também, seus frouxos do caralh*. Eu quero ver o homem que não tem medo da mulher!".

Um dos momentos mais emocionantes do show foi a homenagem prestada ao cantor José Rico, da dupla Milionário & José Rico, falecido em 2015. Leonardo lembrou as origens pernambucanas do artista, natural de São José do Belmonte, no Sertão do Estado, e exaltou sua importância para a música sertaneja.
"Muita gente não sabe, mas o maior cantor de música sertaneja do Brasil, em todos os tempos, é pernambucano, de São José do Belmonte. Tudo que explodiu no Sudeste e no Centro-Oeste foi o José Rico. Esse cara existiu só um, igual ao Pelé. Muita gente acha que a música sertaneja veio depois de Leandro & Leonardo ou Zezé Di Camargo & Luciano. Porr* nenhuma, veio bem antes, com esse pernambucano chamado José Rico", afirmou.

A apresentação avançou pela madrugada e ainda reservou um momento especial para o jovem cantor surubinense Vitor Vaqueirinho. Já conhecido por participações em shows de grandes artistas, o menino subiu ao palco, cantou ao lado de Leonardo e encantou o público com sua desenvoltura e simpatia.

Veja no vídeo:
Encantado com o talento do garoto, Leonardo o colocou nos braços e fez uma previsão sobre seu futuro na música. "Você vai ser o maior fenômeno deste mundo. Você é muito simpático e tem um talento muito grande. Deus te ilumine, te abençoe e te guie, meu vaqueirinho lindo", declarou o cantor, sob aplausos da multidão presente no Parque J. Galdino.

sábado, 20 de junho de 2026

AO VIVO: Leonardo, Priscila Senna, Raphaela Santos e Valda Sedícias no São João de Surubim 2026

Acompanhe, ao vivo, os shows de Leonardo, Priscila Senna, Raphaela Santos e Valda Sedícias no Polo Vaquejada no São João de Surubim 2026.

"Grande São João e município em obras": prefeito Lúcio Silva faz balanço e promete semana especial no aniversário de Casinhas

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

O prefeito de Casinhas, Lúcio Silva, fez um balanço positivo do São João 2026 do município e anunciou novidades para a celebração dos 31 anos de emancipação política da cidade, que acontecerá entre os dias 6 e 12 de julho. As declarações foram dadas em entrevista ao comunicador Jota Santos durante a abertura do Polo Vaquejada do São João de Surubim 2026, na última quinta-feira (18 de junho), no Parque J. Galdino.

Ao avaliar os festejos juninos deste ano em Casinhas, o gestor destacou a descentralização da programação e a valorização dos artistas locais, além da participação de atrações de destaque regional. "Foram nove dias de festa no município, com eventos em todas as regiões de Casinhas, valorizando os artistas da terra, mas também trazendo grandes atrações. Foi um grande São João, com muita alegria, paz e tranquilidade", afirmou.

Lúcio também confirmou que a programação alusiva aos 31 anos de emancipação política já está sendo preparada em parceria com o Governo de Pernambuco. "Teremos uma semana inteira de comemorações. Já estamos contratando as atrações e, até o final do mês, vamos anunciar a grade de shows para celebrar essa data tão especial", informou.

Entre as novidades anunciadas pelo prefeito está a apresentação inédita de cinco bandas marciais formadas por integrantes dos grupos da Melhor Idade do município. Segundo ele, mais de 500 idosos participarão do espetáculo no dia 12 de julho, data do aniversário de Casinhas. "Nós adquirimos e entregamos os instrumentos e eles já estão ensaiando. Será uma grande apresentação em praça pública, um momento muito especial para todos nós", destacou.

Veja no vídeo:
Questionado sobre os primeiros meses à frente da administração municipal, após assumir o cargo em abril deste ano, Lúcio afirmou que tem dado continuidade ao trabalho iniciado pela ex-prefeita Juliana de Chaparral (União Brasil), que deixou a gestão para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados.

"Estamos muito felizes por estar ao lado do nosso povo e dando continuidade à gestão iniciada por Juliana de Chaparral, que continua ao nosso lado, assim como Chaparral, nos dando total apoio. Estamos tocando o barco com uma grande equipe, secretários comprometidos e o apoio de sete dos nove vereadores", disse.

O prefeito ressaltou ainda que o município segue em ritmo acelerado de obras e investimentos. "Estamos com máquinas nas estradas, nove escolas sendo construídas, a construção do nosso pórtico, do nosso hospital e inúmeras outras ações. Casinhas continua sendo um verdadeiro canteiro de obras", enfatizou.

Ao final da entrevista, Lúcio Silva elogiou o prefeito de Surubim, Chaparral, pela realização do São João 2026 e destacou o impacto econômico do evento na região. "Eu estive no São João de Caruaru e posso afirmar que o São João de Surubim não fica atrás de Caruaru, Campina Grande ou Petrolina. É um grande investimento da gestão de Chaparral, com retorno comprovado para a economia, movimentando o comércio, a rede hoteleira, os restaurantes, as lojas e diversos outros setores", concluiu.

Juliana de Chaparral prestigia Polo Vaquejada e destaca sucesso do São João de Surubim

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

A ex-prefeita de Casinhas e pré-candidata a deputada federal, Juliana de Chaparral (União Brasil), marcou presença na abertura do Polo Vaquejada do São João de Surubim 2026, realizada na noite da última quinta-feira (18 de junho), no Parque J. Galdino.
Ao lado do esposo e prefeito de Surubim, Cleber Chaparral (União Brasil), ela circulou pela multidão que lotou o espaço e acompanhou os shows de PV Calado, Bruno & Marrone e Tarcísio do Acordeon. Juliana também esteve nos camarins, cumprimentando os artistas e participando da recepção a lideranças e convidados presentes na primeira noite de apresentações.
A pré-candidata destacou o sucesso do evento e elogiou a iniciativa da gestão municipal, ressaltando que o São João de Surubim passou a figurar entre os principais festejos juninos de Pernambuco, movimentando diversos setores da economia local desde sua primeira edição, realizada no ano passado.
"É uma alegria ver Surubim recebendo tanta gente e gerando oportunidades para o nosso povo. O São João já se tornou uma grande referência em Pernambuco e isso é motivo de muito orgulho", afirmou Juliana.
A programação do Polo Vaquejada continua neste sábado (20) e prossegue na próxima semana, nos dias 25, 26 e 27 de junho, reunindo grandes atrações nacionais na Capital da Vaquejada.

Forró Pé de Sesc traz Marcílio Azevedo para animar o público em Surubim

Do PORTAL DA CIDADE SURUBIM
charlesnasci@yahoo.com.br

Às vésperas das comemorações de São João, o Sesc Ler Surubim promove neste domingo (21 de junho), a partir das 18h, mais uma edição do Forró Pé de Sesc. O evento será realizado no ginásio poliesportivo da unidade e terá como atração principal o cantor Marcílio Azevedo, conhecido por valorizar a música nordestina em seu repertório.

Natural de Casinhas, o artista é um dos nomes de destaque da cultura regional e ex-vocalista da Banda Aquarius. Durante a apresentação, o público poderá conferir clássicos do forró e sucessos de artistas consagrados como Luiz Gonzaga, Santanna e Flávio José.

ESPAÇO PARA AS TRADIÇÕES JUNINAS

Além do show musical, a programação contará com a participação dos alunos da Escola Sesc por meio do projeto São João Folguedos e Tradições. Vestidos com trajes típicos, os estudantes apresentarão danças tradicionais, com destaque para as quadrilhas juninas, reforçando o caráter cultural da festa.

Segundo a gerente do Sesc Ler Surubim, Nelma Farias, a iniciativa busca fortalecer as tradições nordestinas e estimular a convivência entre os participantes. "A união de cultura e lazer faz do nosso arraial junino um momento de celebração das tradições nordestinas, além de promover a interação social entre as pessoas que participam da festa", destaca.

INGRESSOS

Os ingressos para o Forró Pé de Sesc estão à venda na Central de Relacionamento do Sesc Ler Surubim. A entrada custa R$ 15, enquanto trabalhadores do comércio e seus dependentes com a Credencial Sesc atualizada pagam R$ 8. A expectativa é reunir forrozeiros da região para uma noite marcada pela música, dança e valorização da cultura popular nordestina.

Chaparral: "Surubim é uma das cidades que mais crescem no interior de Pernambuco, portanto, como prefeito tenho que pensar grande"

Da CBN RECIFE - Blog do Elielson
charlesnasci@yahoo.com.br

Foi aberta na noite da última quinta-feira, 18 de junho, a edição 2026 do São João da cidade de Surubim. O evento conta com uma vasta grade de programação e se estenderá até o próximo dia 27. Grandes nomes da música nacional, como, Gusttavo Lima, Bruno & Marrone, Leonardo, Priscila Senna, Raphaela Santos, Wesley Safadão, Natanzinho Lima, Henrique & Juliano, Pablo, Luan Santana e João Gomes, se apresentarão no palco principal da festa.

O prefeito de Surubim, Cleber Chaparral, do União Brasil, concedeu entrevista ao programa 'Cidade em Foco', da Rede Pernambuco de Rádios e falou sobre o evento. "Surubim é uma cidade grande, com potencial enorme, que torna-se mais forte a cada dia. Surubim é uma das cidades que mais crescem no interior de Pernambuco, portanto, sendo prefeito dessa cidade tenho que pensar grande e fazer um evento à altura do nosso povo", disse ele no programa.

Segundo Chaparral, o São João 2026 contará com uma 'megaestrutura', que foi pensada e montada para que Surubim promova uma das maiores festas de Pernambuco. "Nossa estrutura está caprichada, feita para que possamos oferecer aos turistas e aos moradores da cidade e da região a melhor festa possível".

Para finalizar, o prefeito frisou a importância do apoio e suporte do governo do estado, do governo federal e da iniciativa privada. "A festa é do povo, estarei aqui, no meio do povo, mas seria impossível fazermos uma festa deste tamanho sozinhos. Os apoios são essenciais para que o São João possa ter a grandeza que terá neste ano".

Bom Jardim e João Alfredo estão entre cidades de Pernambuco com risco de chuva forte neste sábado

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

Os municípios de Bom Jardim e João Alfredo, no Agreste pernambucano, estão entre as cidades incluídas no alerta amarelo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para este sábado (20 de junho). O aviso indica perigo potencial para chuvas fortes em 79 municípios de Pernambuco.

De acordo com o Inmet, a previsão é de precipitações entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao longo do dia, além da possibilidade de ventos intensos.

O alerta abrange municípios da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul e parte do Agreste. No Agreste Setentrional, além de Bom Jardim e João Alfredo, também estão na lista as cidades de Cumaru, Limoeiro, Machados e Salgadinho.

O Instituto orienta a população a acompanhar as atualizações dos órgãos oficiais e adotar cuidados em áreas sujeitas a alagamentos e outros transtornos provocados pelas chuvas.

Chuva: Pernambuco entra em alerta amarelo até o domingo (21), diz Inmet

Do PORTAL DE PREFEITURA
charlesnasci@yahoo.com.br

Moradores da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Agreste pernambucano devem ficar atentos às condições climáticas nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso meteorológico de nível amarelo, classificado como perigo potencial, devido à previsão de acumulados significativos de chuva para todo este final de semana.

Segundo o órgão, o alerta permanece em vigor até as 23h59 do domingo (21 de junho) e abrange dezenas de municípios dessas regiões. A previsão indica precipitações que podem variar entre 20 e 30 milímetros por hora, com acumulados que podem alcançar 50 milímetros ao longo do dia. Embora o aviso seja considerado de menor gravidade dentro da escala meteorológica, existe possibilidade de ocorrências pontuais, principalmente em áreas vulneráveis.

ESTADO DE ATENÇÃO

De acordo com o Inmet, a intensidade das chuvas pode provocar transtornos localizados, especialmente em regiões com histórico de problemas durante períodos chuvosos. Entre os riscos apontados estão alagamentos em vias urbanas, acúmulo de água em pontos críticos e pequenos deslizamentos de terra em encostas e áreas de morro. Por esse motivo, a população que reside em locais considerados de risco deve acompanhar constantemente as atualizações dos órgãos oficiais.

ORIENTAÇÕES

Durante o período de instabilidade climática, o Instituto Nacional de Meteorologia recomenda algumas medidas preventivas:

Evitar deslocamentos desnecessários durante chuvas mais intensas;
✔Observar sinais de movimentação em encostas e barreiras;
✔Não utilizar equipamentos eletrônicos conectados à rede elétrica durante tempestades;
✔Buscar informações junto à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros em caso de emergência.
✔Os telefones para atendimento são 199, da Defesa Civil, e 193, do Corpo de Bombeiros.

AO VIVO: Nanara Bello e Pedro Vinícius no Polo Vila Forró do São João de Surubim 2026 - PARTE 2

Acompanhe, ao vivo, os shows de Nanara Bello e Pedro Vinícius no Polo Vila Forró do São João de Surubim 2026. Transmissão realizada em parceria com MA Produções e Prefeitura de Surubim.

sexta-feira, 19 de junho de 2026

AO VIVO: Nanara Bello e Pedro Vinícius no Polo Vila Forró do São João de Surubim 2026

Acompanhe, ao vivo, os shows de Nanara Bello e Pedro Vinícius no Polo Vila Forró do São João de Surubim 2026. Transmissão realizada em parceria com MA Produções e Prefeitura de Surubim.

Leonardo em Surubim e Zezé Di Camargo em Orobó: fim de semana tem gigantes do sertanejo no Agreste de Pernambuco

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

O melhor da música sertaneja vai tomar conta do Agreste pernambucano neste fim de semana. Dois dos maiores nomes do gênero no Brasil, Leonardo e Zezé Di Camargo, estão entre as principais atrações dos festejos juninos de Surubim e Orobó, respectivamente.

Em Surubim, o cantor Leonardo sobe ao palco do Polo Vaquejada do São João 2026 na noite deste sábado (20 de junho), no Parque J. Galdino. Considerado um dos artistas mais consagrados da música sertaneja brasileira, ele alcançou projeção nacional na década de 1990 ao lado do irmão Leandro, formando uma das duplas de maior sucesso do país.

Após a morte de Leandro, em 1998, Leonardo seguiu em carreira solo, acumulando sucessos como uma das principais referências do gênero. Clássicos como "Pense em Mim", "Não Aprendi Dizer Adeus", "Talismã" e "Temporal de Amor" fazem parte do repertório que atravessa gerações.

A noite em Surubim também contará com apresentações de Priscila Senna, Raphaela Santos e Valda Sedícias, homenageada do São João deste ano. Os shows começam às 190h, mas os portões do Parque J. Galdino devem ser abertos por volta das 17h30.


Já em Orobó, a expectativa é pela apresentação de Zezé Di Camargo, atração mais aguardada do Orobó Forró 2026. Dono de uma das vozes mais marcantes da música sertaneja, o cantor ganhou notoriedade nacional e internacional ao lado do irmão Luciano, formando a dupla Zezé Di Camargo & Luciano. O artista divide o palco com Pikap Turbinada neste domingo (21), a partir das 21h, na Quadra de Eventos, no Centro de Orobó, em uma das noites mais esperadas da programação junina do município.

Entre os maiores sucessos da carreira estão canções como "É o Amor" e "Dois Corações e Uma História". Sua trajetória de vida foi retratada no filme 2 Filhos de Francisco, um dos maiores sucessos do cinema nacional. Atualmente, além da dupla com Luciano, Zezé também se dedica ao projeto solo "Rústico".

Às vésperas do show em Orobó, o cantor recebeu uma homenagem de Pernambuco. A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou a concessão do Título Honorífico de Cidadão Pernambucano ao artista, por iniciativa do deputado estadual Abimael Santos (PL). A resolução foi publicada nesta nessa última quinta-feira (18) no Diário Oficial da Alepe.

Chaparral comenta adiamento de show de Gusttavo Lima e garante apresentação no encerramento do São João de Surubim

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

O prefeito de Surubim, Cleber Chaparral (União Brasil), comentou o adiamento do show de Gusttavo Lima, que estava previsto para abrir a programação do Polo Vaquejada do São João de Surubim 2026, na noite de ontem (18 de junho), no Parque J. Galdino.

Em entrevista à dupla Mathias e Eduardo, do Integração Podcast, o gestor afirmou que a organização foi surpreendida pela decisão da equipe do artista, comunicada poucas horas antes do início do evento. Segundo Chaparral, a situação foi rapidamente contornada e o cantor confirmou uma nova data para se apresentar na Capital da Vaquejada.

"Fomos surpreendidos com essa desistência de Gusttavo Lima, em cima da hora. Acredito que foi uma decisão ali do momento, precipitada, mas aí ele voltou atrás logo em seguida, disse que cantaria em Surubim. Ele pensou: 'já recebi e tenho que cantar em Surubim'", declarou o prefeito.

Veja no vídeo:
Chaparral destacou que a gestão municipal não pretende criar qualquer tipo de atrito e reforçou a expectativa para a apresentação do sertanejo no próximo dia 27 de junho, data de encerramento do Polo Vaquejada.

"Nós não queremos problema com ninguém, apenas que ele cante em Surubim. Mas uma coisa é certa: a gente tem que pedir para ele cantar dobrado, empurrar o pé e amanhecer o dia aqui no Parque de Vaquejada. No dia 27 ele vai abrir em Caruaru e vem aqui para Surubim fechar nosso São João com chave de ouro", afirmou.

A nova data para o show de Gusttavo Lima já foi confirmada pela Prefeitura de Surubim e pela equipe do artista. Enquanto isso, a programação do São João de Surubim 2026 segue normalmente, reunindo grandes atrações nacionais e milhares de forrozeiros em um dos maiores festejos juninos de Pernambuco.

Mesmo sem Gusttavo Lima, primeira noite do Polo Vaquejada reúne multidão no São João de Surubim

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

A primeira noite de shows do Polo Vaquejada do São João de Surubim 2026 reuniu milhares de pessoas no Parque J. Galdino, na noite desta quinta-feira (18), reafirmando mais uma vez o evento como um dos maiores festejos juninos do Nordeste.
Horas antes do início da programação, o público foi surpreendido com o anúncio do adiamento do show de Gusttavo Lima, uma das atrações mais aguardadas da edição deste ano. O cantor teve a apresentação remarcada para o próximo dia 27 de junho, data de encerramento da programação no Polo Vaquejada. Apesar da mudança, a festa seguiu normalmente e manteve o clima de animação na Capital da Vaquejada.
A abertura da noite ficou por conta de PV Calado, que colocou o público para dançar logo nas primeiras apresentações. Em seguida, a dupla Bruno & Marrone protagonizou um dos momentos mais marcantes da noite, embalada por sucessos românticos que atravessam gerações e foram acompanhados em coro pela multidão presente no parque. Encerrando a programação já nas primeiras horas da madrugada desta sexta-feira (19), Tarcísio do Acordeon levou muito forró ao palco e manteve o público animado até o fim da festa.
Durante toda a noite, o prefeito de Surubim, Cleber Chaparral, ao lado da primeira-dama e pré-candidata a deputada federal, Juliana de Chaparral, circulou pelo Parque J. Galdino, acompanhando de perto a abertura do Polo Vaquejada. O gestor percorreu a multidão, visitou os camarotes e os camarins dos artistas, além de recepcionar prefeitos, lideranças políticas e aliados de diversas regiões do Estado que prestigiaram a primeira noite de shows do São João de Surubim 2026.
Em suas redes sociais, Chaparral celebrou o sucesso da abertura da festa. "Abrindo oficialmente o Maior São João da História de Surubim! Ver o Polo Vaquejada cheio, com famílias inteiras celebrando nossa cultura e movimentando a nossa cidade, é motivo de muita alegria. Seguimos juntos, valorizando nossas tradições e mostrando a força de Surubim para Pernambuco e para o Brasil. Vamos viver intensamente cada momento do Maior São João da História", destacou o prefeito.

O São João de Surubim continua neste sábado (20) com shows de Leonardo, Priscila Senna, Raphaela Santos e Valda Sedícias. A programação segue ainda nos dias 25, 26 e 27 de junho, reunindo mais atrações nacionais e carimbando o município como um dos principais destinos juninos de Pernambuco.

Veja no vídeo: