Subscribe:
.

domingo, 28 de junho de 2026

Gusttavo Lima se pronuncia após cancelar show pela segunda vez em Surubim: "Caganeira"

Do METRÓPOLES - Coluna Fábia Oliveira
charlesnasci@yahoo.com.br

Após cancelar o show que faria em Surubim, no Agreste de Pernambuco,
Gusttavo Lima usou as redes sociais para explicar aos fãs o motivo da ausência. O cantor revelou que sofreu uma intoxicação alimentar e descreveu o estado de saúde de forma bem-humorada.

"Galera de Surubim, mil desculpas por não comparecer no show de hoje, intoxicação alimentar, traduzindo, caganeira msm. Tô numa diarreia absurda, fraco, suando frio. Me perdoem", disse o sertanejo. Na sequência, Gusttavo tranquilizou os fãs e afirmou que espera remarcar a apresentação. "Me esperem pra uma nova data, vai dar certo. Confio muito nos planos de Deus e tudo tem um porquê, pois nele eu acredito!!!", escreveu.
O pronunciamento acontece em meio a repercussão do cancelamento do show, que gerou forte reação do prefeito de Surubim, Cleber Chaparral (União Brasil). Durante a programação da festa junina da cidade, o gestor subiu ao palco e fez duras críticas ao artista. Em discurso, Chaparral afirmou que o cachê de Gusttavo Lima, no valor de R$ 1,3 milhão, já havia sido pago integralmente pela prefeitura e cobrou a devolução do dinheiro.

"Gusttavo Lima é um ladrão de consciência, é um ladrão do dinheiro do povo. Gusttavo, para tu ser um homem, pega logo e devolve o dinheiro da Prefeitura de Surubim, que tu não precisa. Tu não precisa de dinheiro da prefeitura. Tu sois rico. Tu tens pra dar e pra emprestar, mas devolve logo. Cumpre logo com teus compromissos", disparou. Esta foi a segunda vez que a apresentação do cantor deixou de acontecer. Inicialmente, o show estava marcado para o dia 18 de junho, mas foi adiado para este sábado (27).

Gusttavo Lima volta a cancelar show em Surubim; Chaparral sobe ao palco, detona sertanejo e cobra devolução de cachê milionário

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

O encerramento do São João de Surubim 2026, na madrugada deste domingo (28 de junho), foi marcado por um episódio de forte repercussão envolvendo o prefeito Cleber Chaparral (União Brasil) e o cantor Gusttavo Lima. Diante de uma multidão que aguardava a última apresentação da programação no Polo Vaquejada, no Parque J. Galdino, o gestor municipal subiu ao palco para comunicar que o artista não se apresentaria na cidade pela segunda vez, mesmo após ter adiado o show previsto para a abertura do evento.

Visivelmente emocionado e irritado, Chaparral afirmou que decidiu falar diretamente ao público por considerar que tinha a obrigação de prestar esclarecimentos. "Muita gente disse a mim: 'não sobe não, Chaparral'. Mas quem me conhece sabe da minha coragem, sabe como eu costumo enfrentar as coisas de frente, como eu respeito o povo e gosto de fazer as coisas preto no branco. E eu quero dar uma notícia a vocês não muito boa, que é mais uma vez sobre o cantor Gusttavo Lima. A Prefeitura contratou, ele assinou o contrato, pagamos a ele, aliás, ele foi um dos primeiros que recebeu, e quando é agora ele dá a notícia dizendo que não virá se apresentar na nossa cidade", declarou.

O prefeito afirmou que o cantor havia acabado de realizar um show em Caruaru antes de cancelar a apresentação em Surubim. "Ele acabou de cantar em Caruaru, fez um show na Capital do Forró. Se ele não queria cantar em Surubim, teria falado antes. Ele está faltando com respeito ao nosso povo. Pra que foi, Gusttavo Lima, que você recebeu R$ 1,5 milhão do povo de Surubim, que está na sua conta? Você é um ladrão. Um ladrão de consciência", disparou.

Durante o pronunciamento, Chaparral também ressaltou que todas as exigências previstas para a apresentação teriam sido atendidas pela organização do evento e pediu desculpas ao público presente. "Eu não conheço uma música de Gusttavo Lima. Eu não sou fã dele. Eu trouxe ele pra cá porque o povo pediu. A Prefeitura fez todo o esforço, todo o trabalho e tudo o que o cantor exigiu foi cumprido. Quando é agora, acontece essa falta de respeito com o povo de Surubim e da região. Estou aqui para pedir desculpas a vocês, porque tudo na minha vida eu enfrento de frente e precisava vir aqui, já que sou o principal responsável pela festa", afirmou.

Em seguida, o prefeito voltou a cobrar a devolução do cachê pago ao artista e anunciou que a estrutura da equipe permaneceria no município até que a situação fosse resolvida. "Repito: esse Gusttavo Lima é um ladrão de consciência, um ladrão do dinheiro do povo. Gusttavo, pra tu ser um homem, pega logo e devolve o dinheiro da Prefeitura de Surubim. Tu não precisa desse dinheiro, tu é rico, tem pra dar e emprestar, então cumpre teus compromissos. E vai outro recado pra tu: o teu caminhão que está ali e teus equipamentos não vão sair de Surubim enquanto tu não resolver a devolução do dinheiro. Só saem quando tu se retratar", declarou.

Após Chaparral deixar o palco, o locutor oficial do evento anunciou a cantora surubinense Rafa Alyce BB como atração substituta de última hora. Até a publicação desta matéria, nem o cantor Gusttavo Lima nem a Balada Music, empresa responsável pelo gerenciamento de sua carreira, haviam se manifestado oficialmente sobre as declarações do prefeito ou sobre o novo cancelamento da apresentação.

AO VIVO: Show especial de Gusttavo Lima no encerramento do São João de Surubim 2026

Acompanhe, ao vivo, o show especial de encerramento do Polo Vaquejada no São João de Surubim 2026, com o sertanejo Gusttavo Lima. Transmissão da MA Produções, com apoio da Prefeitura de Surubim.

Senador Humberto Costa prestigia encerramento do São João de Surubim e reforça parceria com Chaparral

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

O prefeito de Surubim, Cleber Chaparral (União Brasil), recebeu na noite deste sábado (27) o senador Humberto Costa (PT), que voltou ao município para prestigiar o encerramento do São João 2026, considerado o maior da história da Capital da Vaquejada. O encontro aconteceu na residência do prefeito, ao lado da primeira-dama e pré-candidata a deputada federal Juliana de Chaparral (União Brasil), reunindo lideranças políticas de diversas regiões do Estado.
Humberto Costa chegou acompanhado da ex-vereadora e presidente do PT de Surubim, Ivete do Sindicato, e da vereadora Ana Maria (PT). Também participaram da recepção os prefeitos Arsênio Medeiros (Bom Jardim), Lindonaldo da Farinha (Frei Miguelinho) e Histênio Sales (Vertente do Lério), além do deputado estadual Henrique Queiroz Filho (PP), do ex-prefeito de Bom Jardim e pré-candidato a deputado estadual Janjão (PSD), dos vice-prefeitos Júnior de Leta, de Frei Miguelinho, e Dão da Lavanderia, de Vertente do Lério, vereadores e outras lideranças políticas.
Ao receber a comitiva, Chaparral destacou a importância da visita e do diálogo entre as lideranças. "Recebendo em minha casa a ilustre visita do senador Humberto Costa, além de vereadores e prefeitos de municípios vizinhos, em um momento de diálogo, união e de apresentar o maior São João da história de Surubim, uma festa que valoriza nossa cultura, movimenta a economia e orgulha o nosso povo. Seja muito bem-vindo, senador. Estamos fechando o São João com chave de ouro com o seu apoio e a sua presença, fortalecendo parcerias para fazer nossa cidade avançar cada vez mais", afirmou.

Veja no vídeo:
O senador agradeceu a recepção e ressaltou a aproximação com o grupo político liderado por Chaparral. "Estou muito grato mais uma vez pela calorosa recepção, por estar aqui em Surubim junto com Chaparral, Juliana, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e todas essas pessoas que formam o seu grupo político. Vim com a expectativa de conhecer o São João de Surubim e também de aprofundar ainda mais essa parceria, para juntos construirmos um caminho de desenvolvimento e crescimento para toda essa região. É um prazer muito grande", declarou Humberto Costa.
Após o encontro, a comitiva seguiu para o Parque J. Galdino, onde acompanhou a última noite do Polo Vaquejada, marcada pelos shows de Gusttavo Lima, Luan Santana, João Gomes, Ávine Vinny e Kadu Martins, diante de uma multidão.

Encontro no São João de Surubim reforça aliança de Janjão com Chaparral e prefeitos da região

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

O ex-prefeito de Bom Jardim e pré-candidato a deputado estadual Janjão (PSD) participou, na noite deste sábado (27), do encerramento do São João de Surubim, ao lado do prefeito Arsênio Medeiros (PSD), reforçando a aliança política com o grupo liderado pelo prefeito Cleber Chaparral (União Brasil).
Durante a agenda, Janjão também confirmou o apoio à pré-candidatura de Juliana de Chaparral (União Brasil) à Câmara dos Deputados. "Ao lado do prefeito Arsênio e do prefeito Chaparral, estamos fechados com a deputada federal Juliana de Chaparral por Pernambuco e pelo Agreste. O trabalho de verdade que deu certo em Bom Jardim agora ganha ainda mais força", publicou em suas redes sociais.
O encontro contou ainda com a presença de dois importantes aliados da pré-candidatura de Janjão à Assembleia Legislativa: os prefeitos Lindonaldo da Farinha, de Frei Miguelinho, e Dr. Histênio Sales, de Vertente do Lério, ambos do PSD. "O trabalho de verdade segue avançando pelo nosso Agreste. Junto do prefeito Arsênio e do prefeito Chaparral, garantimos um grande reforço para a nossa caminhada com o apoio dos amigos Histênio Sales e Lindonaldo da Farinha", destacou.
A programação também foi marcada pela visita do senador Humberto Costa (PT), recebido na residência do casal Chaparral antes de toda a comitiva seguir para o Parque J. Galdino. No principal polo do São João de Surubim, Janjão circulou entre o público, cumprimentou lideranças e acompanhou os shows que encerraram a maior edição da festa junina realizada no município, com apresentações de Gusttavo Lima, Luan Santana, João Gomes, Ávine Vinny e Kadu Martins.

Veja no vídeo:

sábado, 27 de junho de 2026

AO VIVO: Gusttavo Lima, Luan Santana, João Gomes, Ávine Vinny e Kadu Martins no São João de Surubim 2026

Acompanhe, ao vivo, os shows de Gusttavo Lima, Luan Santana, João Gomes, Ávine Vinny e Kadu Martins no São João de Surubim 2026. Transmissão da MA Produções, com apoio da Prefeitura de Surubim.

Mais de 50 mil pessoas lotam o Parque J. Galdino na penúltima noite do São João de Surubim 2026

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

O São João de Surubim 2026 registrou mais um recorde de público na sexta-feira (26 de junho), durante a penúltima noite de shows do Polo Vaquejada, no Parque J. Galdino. De acordo com a Prefeitura de Surubim, que promove o evento, mais de 50 mil pessoas passaram pelo principal palco da festa, confirmando o sucesso da programação junina deste ano.
A multidão foi atraída por uma sequência de grandes atrações nacionais. Subiram ao palco a dupla Henrique & Juliano, o cantor Pablo, a banda Calcinha Preta, além de Grelo e Patrick Costa, que mantiveram o público animado até as primeiras horas da madrugada do sábado em uma noite marcada por muita música, emoção e forró.
Com números expressivos de público ao longo das cinco noites realizadas no Polo Vaquejada, o São João de Surubim reafirma sua posição entre os maiores festejos juninos de Pernambuco e do Nordeste, movimentando intensamente a economia local, impulsionando o comércio, a rede hoteleira, bares, restaurantes e diversos setores de serviços da Capital da Vaquejada.
A programação será encerrada neste sábado (27) com mais uma grande noite de shows. O público acompanhará as apresentações de Luan Santana, João Gomes, Ávine Vinny, Kadu Martins e do cantor Gusttavo Lima, que retorna à programação após o adiamento de seu show, inicialmente previsto para a abertura do Polo Vaquejada, na semana passada.
Mesmo em clima de chuva, a expectativa da organização é de que o encerramento reúna mais uma multidão no Parque J. Galdino, fechando em grande estilo aquela que já é considerada a maior edição do São João da história de Surubim.

Prefeito de Casinhas prestigia shows e acompanha visita da governadora ao São João de Surubim

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

O prefeito de Casinhas, Lúcio Silva (União Brasil), participou, na noite da última quinta-feira (25 de junho), de mais uma programação do Polo Vaquejada do São João de Surubim 2026. O evento voltou a bater recorde de público no Parque J. Galdino durante os shows de Wesley Safadão, Natanzinho Lima, Rey Vaqueiro e Eric Land, que reuniram uma multidão na Capital da Vaquejada.

Lúcio também acompanhou a visita da governadora Raquel Lyra (PSD), recepcionada pelo prefeito de Surubim, Cleber Chaparral (União Brasil), e pela ex-prefeita de Casinhas e pré-candidata a deputada federal, Juliana de Chaparral (União Brasil). A agenda teve início com um jantar na residência do casal anfitrião, reunindo prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, deputados estaduais e diversas lideranças políticas do Agreste e de outras regiões de Pernambuco.
"O São João de Surubim está sendo um verdadeiro sucesso. É uma alegria prestigiar uma festa tão bonita, repleta de grandes atrações, muita cultura e tradição. E uma alegria enorme receber a governadora Raquel Lyra. Estou aproveitando cada noite ao lado do povo, reencontrando amigos e vivendo de perto toda a animação que faz do São João uma das festas mais especiais do nosso Nordeste", afirmou Lúcio.

O prefeito liderou uma expressiva comitiva de Casinhas, formada pelos vereadores do grupo governista, entre eles o presidente da Câmara Municipal, Maciel Sales, as vereadoras Valdiane do Junco e Charliane de Amós, e os vereadores Everaldo Barbosa, Nivaldo Silva, Thiago de Bengalas e Evaldo do Catolé. Também participaram os ex-vereadores Edlúcia Ulisses, Inácio do Toyota e Marcos de Zé Cutia, além de várias lideranças políticas do município.
Durante a noite, o grupo também esteve com o pré-candidato ao Senado Miguel Coelho (União Brasil). O irmão dele, o deputado estadual e pré-candidato à reeleição Antonio Coelho (União Brasil), será o candidato apoiado pelo grupo político de Casinhas para a Assembleia Legislativa, em dobradinha com Juliana de Chaparral na disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados.

Miguel Coelho reforça articulação no Agreste durante visita ao São João de Surubim

Da REDAÇÃO
charlenasci@yahoo.com.br

O ex-prefeito de Petrolina, presidente estadual do União Brasil e pré-candidato ao Senado, Miguel Coelho, foi uma das principais lideranças políticas presentes na visita da governadora Raquel Lyra (PSD) ao São João de Surubim, na noite da última quinta-feira (25). A agenda reuniu autoridades de diversas regiões do Estado e marcou mais um momento de articulação política no Agreste pernambucano.
Ao lado da governadora Raquel Lyra e da vice-governadora Priscila Krause, Miguel foi recepcionado pelo prefeito de Surubim, Cleber Chaparral (União Brasil), e pela primeira-dama e pré-candidata a deputada federal Juliana de Chaparral (União Brasil), presidente estadual do União Brasil Mulher. A programação começou com um jantar na residência do casal e seguiu no Parque J. Galdino, onde milhares de pessoas acompanhavam os shows de Wesley Safadão, Natanzinho Lima, Rey Vaqueiro e Eric Land.
Durante a noite, Miguel Coelho conversou com prefeitos, vereadores, deputados estaduais e outras lideranças políticas, fortalecendo o diálogo com representantes do interior pernambucano. "O Agreste tem uma enorme força política e um papel decisivo no desenvolvimento de Pernambuco. Agradeço o apoio dos prefeitos, vereadores e de todas as lideranças presentes. Essa união fortalece nosso compromisso de trabalhar por um Estado cada vez melhor", afirmou.
Na ocasião, tanto Chaparral quanto Juliana de Chaparral manifestaram apoio à pré-candidatura de Miguel Coelho ao Senado Federal, destacando a importância de ampliar a representação de Pernambuco em Brasília e reforçando a parceria política construída entre o União Brasil e o grupo liderado pelo casal no Agreste.

Ricardo de Belo declara apoio ao grupo de Lúcio Silva e Chaparral durante São João de Surubim

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

O empresário Ricardo de Belo anunciou, pela primeira vez, sua adesão ao grupo político liderado pelo prefeito de Surubim, Cleber Chaparral (União Brasil), e representado em Casinhas pelo prefeito Lúcio Silva (União Brasil). A declaração foi feita na noite da última quinta-feira (25), durante a terceira noite de shows do Polo Vaquejada do São João de Surubim, em entrevista ao comunicador Jota Santos, do Programa Microfone Aberto. Ricardo esteve em camarote do evento acompanhado da esposa, Cidinha, e do filho Henrique, atendendo convite do prefeito Lúcio Silva.

Candidato à Prefeitura de Casinhas em 2016, quando disputou a eleição como representante da terceira via, o empresário posteriormente integrou o grupo do então prefeito João Camêlo, com quem permaneceu até o último pleito municipal. Agora, após destacar os avanços da gestão iniciada por Juliana de Chaparral e atualmente conduzida por Lúcio Silva, oficializou seu novo posicionamento político.

Veja no vídeo:
"A gente fica satisfeito por ter recebido o convite do amigo prefeito Lúcio, não poderia recusar. Estamos juntos com Lúcio, que vem realizando um belíssimo trabalho em Casinhas, dando continuidade à gestão da ex-prefeita Juliana de Chaparral, uma gestão exitosa que virou referência pelo crescimento espetacular do município. Como cidadão casinhense, acompanho esse desenvolvimento e não poderia deixar de parabenizar esse belíssimo trabalho. Estamos juntos", afirmou. Ricardo ainda defendeu a união das lideranças em favor do município. "A gente junta as mãos para dar continuidade a esse ritmo de trabalho e tornar a população cada vez mais feliz", acrescentou.

Durante a entrevista, o empresário também falou sobre a história da tradicional Panificadora Gomes, localizada na comunidade do Diogo, na divisa entre Casinhas e Surubim, um dos empreendimentos mais conhecidos da região. "São mais de 60 anos de história, construída pelo nosso eterno pai, Raimundo Gomes, o popular Seu Belo do Diogo. Hoje nós damos continuidade a esse legado. Mais do que um empreendimento, é uma história de vida. Meu pai começou como boia-fria e edificou um patrimônio que a família Gomes segue administrando com muito orgulho", destacou.

Beleza de casinhense chama atenção em registros da Lounge Old Parr

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

Entre uma pesquisa e outra por informações e imagens do São João de Surubim 2026, um rosto de Casinhas acabou me chamando a atenção nos registros publicados pela equipe de mídia da Lounge Old Parr, área VIP premium patrocinada pelo tradicional uísque escocês Old Parr e um dos espaços mais disputados do Polo Vaquejada, no Parque J. Galdino.
Em meio ao desfile de beldades que passaram pelo lounge durante a programação, eis a nossa belíssima Maria Eduarda Lira, carinhosamente conhecida como Mel. Aos 22 anos, a jovem esbanjou simpatia e beleza nos cliques que ganharam destaque nas redes sociais.
Moradora da comunidade de Lagoa de Pedra, em Casinhas, Mel é estudante do curso de Administração e apaixonada por literatura. Aproveitando uma das maiores festas juninas de Pernambuco, a gata marcou presença no evento e acabou sendo um dos destaques, pelo segundo ano consecutivo, da cobertura fotográfica da Lounge Old Parr.

Alerta de chuvas em Pernambuco: confira a previsão completa da Apac para o fim de semana

Do JC PE
charlesnasci@yahoo.com.br

O cenário meteorológico em Pernambuco para este fim de semana exige atenção dos moradores, especialmente durante este sábado (27 de junho). De acordo com a tendência de precipitação divulgada pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a expectativa é de chuva em grande parte do Estado, concentrada com maior intensidade nas primeiras 24 horas do período.

Para o sábado, a Região Metropolitana do Recife (RMR) e as Zonas da Mata Norte e Sul encontram-se sob alerta laranja, indicando a possibilidade de chuvas moderadas com acumulados que podem chegar a 100 milímetros ao longo do dia. Enquanto isso, o Agreste deve registrar precipitações de intensidade fraca a moderada. No Sertão e no arquipélago de Fernando de Noronha, a previsão aponta para chuvas fracas.

A partir do domingo (28), o sistema meteorológico deve perder força. A previsão para a RMR, Zonas da Mata e Agreste passa a ser de chuvas fracas. No Sertão pernambucano e no Sertão do São Francisco, a tendência é de tempo seco, sem ocorrência de chuva. Já em Fernando de Noronha, a intensidade pode variar entre fraca e moderada. A instabilidade climática deve continuar de forma reduzida na próxima semana.

Entre segunda (29) e terça-feira (30), a maior parte do Estado deve registrar apenas chuvas fracas, com o Sertão permanecendo majoritariamente sem precipitações. Na quarta-feira (1º/7), a Apac indica um leve aumento na intensidade para a RMR e Zonas da Mata, onde as chuvas podem voltar a ser de fraca a moderada. No Agreste e demais regiões, o volume de água deve permanecer baixo ou inexistente.

Em tom eleitoral, Raquel Lyra diz que não aceitará "divisão pelas cores" e defende parceria com Governo Lula

Do JC PE - Mariana de Sousa
charlesnasci@yahoo.com.br

A governadora Raquel Lyra (PSD) afirmou que não pretende permitir que a disputa eleitoral provoque divisões em Pernambuco e reforçou a parceria com o presidente Lula (PT), em discurso durante a entrega de equipamentos para a agricultura familiar, no Instituto Agronômico do estado, nesta sexta-feira (26). Falando do cenário político que antecede as eleições, mas sem citar diretamente seu principal adversário no pleito de outubro, o ex-prefeito do Recife João Campos (PSB), Raquel falou que o período eleitoral será marcado por tentativas de polarização e pediu que a população não aceite divisões partidárias.

"Esse é um ano de eleição. Tem muita gente que vai querer nos dividir pelas cores. Você é vermelho, eu sou branca, você é roxo, eu sou amarelo. A gente não vai aceitar essa divisão", declarou. A governadora ainda fez questão de destacar a relação construída com o Governo Federal desde o início de sua gestão e agradeceu publicamente ao chefe do Executivo Federal pelo apoio a projetos executados em Pernambuco. "Tem gente que quer dividir a gente do Governo Federal. Isso não vai acontecer. Eu sou grata ao presidente Lula, que demonstrou em todos os momentos que está aqui para cuidar do seu povo, como nós", afirmou.

Ao defender a parceria com o Governo Federal, Raquel afirmou que as diferenças políticas não podem atrapalhar a chegada de obras e investimentos para Pernambuco. Segundo ela, o foco deve ser atender a população, e não priorizar disputas eleitorais. "Nunca perguntei qual é o seu voto na próxima eleição para fazer uma entrega. Não é sobre isso", disse, acrescentando que o governo optou por priorizar o diálogo e a execução de políticas públicas.

Raquel voltou a defender que o debate político não se coloque acima das demandas da população e afirmou que o foco da gestão continuará sendo a execução de políticas públicas. "Tem gente mais preocupada em saber como vai colocar comida na mesa, pagar a conta de luz, a conta de água e comprar o gás de cozinha. É menos eleição e mais ação concreta. Se pensam que vamos parar o governo para cuidar da eleição, estão enganados. Vamos acelerar ainda mais", disse.

sexta-feira, 26 de junho de 2026

AO VIVO: Henrique e Juliano, Pablo, Calcinha Preta, Grelo e Patrick Costa no São João de Surubim 2026

Acompanhe, ao vivo, os shows de Henrique e Juliano, Pablo, Calcinha Preta, Grelo e Patrick Costa no São João de Surubim 2026. Transmissão da MA Produções, em parceria com a Prefeitura de Surubim.

Henrique e Juliano, Pablo, Grelo e Calcinha Preta comandam o São João de Surubim 2026 nesta sexta

Do FALA PE
charlesnasci@yahoo.com.br

O Parque J Galdino, em Surubim, torna-se palco de uma das noites mais aguardadas do São João 2026 nesta sexta-feira (26 de junho). A partir das 20h, o Polo Vaquejada recebe uma grade de atrações que mescla grandes nomes do cenário nacional, em um evento voltado para a celebração do forró e das tradições regionais.

A expectativa do público se volta para as apresentações de peso confirmadas para o palco principal. A programação conta com a presença da dupla Henrique e Juliano, além dos shows de Pablo, Calcinha Preta, Grelo e Patrick Costa, artistas que prometem levar uma multidão ao Polo Vaquejada.

O evento reafirma o calendário cultural do município, consolidando o Parque J Galdino como o ponto central das festividades deste ano. A estrutura está montada para garantir a fluidez das apresentações musicais e o conforto dos milhares de forrozeiros que devem lotar o espaço durante toda a madrugada.

Governo do Estado garante R$ 75,5 milhões para fortalecer agricultura familiar

Do BLOG CENÁRIO
charlesnasci@yahoo.com.br

A governadora Raquel Lyra (PSD) anunciou, nesta sexta (26 de junho), um conjunto de investimentos no valor de R$ 75,5 milhões. As ações beneficiarão diretamente e indiretamente mais de 22 mil famílias em todas as regiões do Estado por meio da implantação e entrega de cisternas, da distribuição de máquinas e equipamentos agrícolas e da renovação da frota da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro).

"Temos fortalecido a agricultura familiar com entrega de equipamentos, assistência técnica e programas que garantem renda e oportunidade para quem vive no campo. Nosso objetivo é fazer com que as pessoas possam permanecer em suas comunidades com dignidade, produzindo e sustentando suas famílias. Esse trabalho mostra que Pernambuco tem um governo que enxerga e chega à vida de quem mais precisa", afirmou a governadora Raquel Lyra.

Entre as principais ações anunciadas está o investimento de mais de R$ 45 milhões em segurança hídrica, que contempla a implantação de mais de cinco mil cisternas para famílias do Sertão, Agreste e Zona da Mata. Na área da mecanização rural, foram entregues 144 conjuntos motorizados de microtratores, conhecidos como tratoritos, equipados com enxada rotativa e carreta reboque.

Também foram entregues 503 equipamentos agrícolas, entre tratores de pneu, grades aradoras, ordenhadeiras mecânicas, microtratores, ensiladeiras e sulcadores, além de plantadeiras e reboques. A iniciativa inclui ainda a entrega de 32 novos veículos para a Adagro, reforçando a estrutura operacional da defesa agropecuária em Pernambuco.

São João de Surubim bate recorde de público e é elogiado por Raquel

Do BLOG DO MAGNO
charlesnasci@yahoo.com.br

De passagem por Surubim, na noite de ontem, a governadora Raquel Lyra (PSD) parabenizou o prefeito, Cleber Chaparral (UB), pela festa junina do município, que bateu recorde de público e "travou a cidade". Ontem, subiram ao palco Wesley Safadão, Natanzinho Lima, Rey Vaqueiro e Eric Land. Segundo Raquel, "o Chapa botou pra torar".

O prefeito estava acompanhado da primeira-dama do município, ex-prefeita de Casinhas e pré-candidata a deputada federal, Juliana de Chaparral (União Brasil). Hoje, o Parque Haras J. Galdino recebe os shows de Henrique & Juliano, Pablo, Calcinha Preta, Grelo e Patrick Costa.

Governadora Raquel Lyra prestigia São João de Surubim e reforça parceria do Governo de Pernambuco com segurança e cultura na festa do município

Da CBN RECIFE - Blog do Elielson
charlesnasci@yahoo.com.br

Em mais uma celebração dos festejos juninos de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra prestigiou, na noite desta quinta-feira (25), o São João de Surubim, no Agreste pernambucano, mais um que conta com o apoio do Governo do Estado. Acompanhada da vice-governadora Priscila Krause e do prefeito do município, Cléber Chaparral, a gestora percorreu o Polo Vaquejada, cumprimentou o público e participou da programação da festa, que acontece até 28 de junho. A governadora também acompanhou a central de monitoramento da festa, que garante a segurança do público.

O apoio do Governo de Pernambuco na festa é realizado por meio das secretarias estaduais de Cultura, Turismo e Lazer e Defesa Social, com um esquema especial de segurança para garantir a tranquilidade dos moradores e visitantes. "Temos trabalhado muito pelo Agreste, com investimentos em estradas e obras que fortalecem a infraestrutura da região. Ao mesmo tempo em que investimos em desenvolvimento, valorizamos a cultura e as tradições do nosso povo. O São João movimenta hotéis, bares, restaurantes, comércio e gera emprego e renda, fortalecendo toda a economia da cidade", afirmou a governadora Raquel Lyra.
A programação da festa reúne grandes atrações nacionais e regionais, consolidando a cidade como um dos principais destinos juninos de Pernambuco. A programação desta quinta-feira (25) contou com shows de Eric Land, Rey Vaqueiro, Wesley Safadão e Natanzinho Lima, reunindo milhares de pessoas no Polo Vaquejada.

"Desde o início da nossa gestão, pensamos grande para fazer uma das maiores festas de São João da história de Surubim. O apoio do Governo do Estado tem sido fundamental, tanto na segurança quanto nas atrações, e a presença da governadora aqui nesta noite prestigia ainda mais uma festa que movimenta e impacta positivamente toda a nossa região", afirmou o prefeito de Surubim, Cleber Chaparral.
Para garantir a tranquilidade dos festejos, o Governo de Pernambuco montou um esquema especial de segurança para o São João do município, com 1.236 lançamentos operacionais das forças de segurança. A operação integra Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Grupamento Tático Aéreo (GTA), Corregedoria e Ouvidoria da SDS, além do emprego de drones para monitoramento aéreo em tempo real, reforço do policiamento ostensivo, triagem nos acessos ao Parque de Vaquejada J. Galdino e ampliação do atendimento à população durante toda a programação.

Estiveram presentes acompanhando a governadora o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça; o deputado estadual Edson Vieira; os prefeitos Arsênio Medeiros (Bom Jardim), Araújo (Amaraji), Biu Abreu (Orobó), Sérgio Colin (Toritama), Elias Meu Fii (Pombos), Lúcio Silva (Casinhas), Dr. Histenio Sales (Vertente do Lério) e Lindonaldo da Farinha (Frei Miguelinho); o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, e a ex-prefeita de Casinhas, Juliana de Chaparral.

Raquel Lyra visita camarim de Wesley Safadão e acompanha show no São João de Surubim

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), acompanhou de perto o show de Wesley Safadão na noite desta quinta-feira (25 de junho), durante a programação do Polo Vaquejada do São João de Surubim, no Agreste. Ao lado da vice-governadora Priscila Krause (PSD), do prefeito Cleber Chaparral (União Brasil) e da primeira-dama de Surubim e pré-candidata a deputada federal Juliana de Chaparral (União Brasil), a gestora percorreu os bastidores do evento e visitou o camarim do artista.

Em clima descontraído, Raquel conversou com Wesley Safadão e brincou sobre os frequentes encontros com o cantor durante o período junino. "Vão dizer que é figurinha repetida, mas a culpa é dele, minha gente. Meu amigo Wesley Safadão roda o Nordeste todinho o ano inteiro, mas em junho parece que dobra a agenda. Quando a gente menos espera, tá a gente se encontrando de novo. E vou lhe dizer uma coisa, viu? Esse cabra já é mais pernambucano do que cearense", disse a governadora.

Veja no vídeo:
Após a visita ao camarim, Raquel acompanhou boa parte da apresentação diretamente da área do evento, cantando os sucessos do artista ao lado de Juliana de Chaparral. Já na madrugada desta sexta-feira (26), a governadora voltou às redes sociais para comentar a experiência.

"Tem alguém por aí acordado que também é fã desse cara? Mais um show do meu amigo Wesley Safadão. Dessa vez, em Surubim, no nosso Agreste, terra do meu prefeito Chaparral. Só posso dizer uma coisa, viu? Não tem maior e melhor São João do que o do nosso país Pernambuco. É estourado demais. Quebra tudo, Safadão!", escreveu.

Itaipava reforça presença no Nordeste e leva sua marca para o São João de Surubim

Do PORTAL DA CIDADE SURUBIM - Paulo Lago
charlesnasci@yahoo.com.br

A Itaipava, marca do Grupo Petrópolis, ampliou sua presença nas principais festas juninas do país e reafirmou sua ligação com a cultura nordestina durante a campanha de São João 2026. Entre as cidades contempladas pelas ações da empresa está Surubim, um dos polos dos festejos juninos em Pernambuco, que conta com o patrocínio da marca nesta edição.

Com o conceito "A sede de São João pede Itaipava com orgulho", a campanha dá continuidade à plataforma lançada em 2025 e busca fortalecer a conexão da marca com as tradições, a música e o sentimento de pertencimento que marcam as celebrações juninas. A estratégia inclui experiências exclusivas, conteúdos digitais, ativações de marca, mídia exterior (OOH), cobertura em tempo real dos eventos e uma edição especial da lata comemorativa de São João.

Além de marcar presença em eventos de grande visibilidade, como o São João da Thay, em Imperatriz (MA), e o tradicional São João de Petrolina (PE), a Itaipava também patrocina as festas de Araripina e Carpina, além de Surubim, em Pernambuco, ampliando sua atuação em algumas das principais celebrações do calendário junino do estado.
A marca também está presente em festas realizadas em Serrinha e Berimbau (BA), Bananeiras e Sousa (PB), Maceió (AL), Caicó (RN), além de eventos em São Paulo, reforçando a estratégia de consolidar sua imagem como uma das patrocinadoras do São João brasileiro.

VALORIZAÇÃO DA CULTURA JUNINA

Com a presença em Surubim, a Itaipava reforça seu investimento em uma das festas mais tradicionais do Agreste pernambucano, associando sua marca a um evento que movimenta a economia local, impulsiona o turismo e preserva as tradições culturais do Nordeste.

Segundo Diego Santelices, Head de Comunicação e Mídia do Grupo Petrópolis, a iniciativa vai além da exposição da marca. "O São João é uma das manifestações culturais mais importantes do Brasil e ocupa um lugar muito especial na história de Itaipava. Nossa campanha nasce do respeito pela cultura e da vontade de estar presente de forma autêntica em um momento tão significativo para os brasileiros", afirmou.

Chaparral reúne lideranças políticas em jantar com Raquel Lyra e Miguel Coelho

Do BLOG CENÁRIO
charlesnasci@yahoo.com.br

O prefeito de Surubim, Cleber Chaparral (União Brasil), promoveu um grande jantar político que reuniu prefeitos de mais de dez municípios, dezenas de vereadores e deputados estaduais. O encontro contou com a presença da governadora Raquel Lyra (PSD), da vice-governadora Priscila Krause (PSD) e do ex-prefeito de Petrolina e presidente estadual do União Brasil, Miguel Coelho.
Marcado por um ambiente de união e diálogo, o encontro evidenciou a força política do grupo e a crescente sintonia entre Raquel Lyra, Chaparral e Miguel Coelho. As lideranças demonstraram alinhamento em torno de um projeto de desenvolvimento para Pernambuco, reforçando a articulação com representantes de todas as regiões do Estado.