Subscribe:
.
Mostrando postagens com marcador Saúde. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Saúde. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Janjão participa do Arraiá da Inclusão em Camaragibe ao lado de Clodoaldo Magalhães

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

O ex-prefeito de Bom Jardim e pré-candidato a deputado estadual, Janjão (PSD), participou no último domingo (21) do 2º Arraiá da Inclusão, em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife. O evento foi realizado pelo vereador Ricardo Pedrosa e reuniu crianças, jovens e famílias atípicas em uma programação marcada por apresentações culturais, comidas típicas e ações de acolhimento e inclusão.
Janjão esteve acompanhado do deputado federal e pré-candidato à reeleição Clodoaldo Magalhães (PV). Durante a programação, o ex-prefeito destacou a importância de iniciativas voltadas às pessoas neuroatípicas.

Veja no vídeo:
"Um Arraiá mais que especial com as famílias da Casa da Comunidade em Camaragibe. Mais um exemplo de projeto de inclusão e apoio para as crianças neuroatípicas e suas famílias. Assim como o CAECAD de Bom Jardim, essas ações devem ser levadas para todo Pernambuco. Com trabalho de verdade é possível", afirmou.
Clodoaldo Magalhães também ressaltou a importância da inclusão nas políticas públicas, enquanto o vereador Ricardo Pedrosa agradeceu a parceria e o apoio dos dois líderes políticos à causa das pessoas neuroatípicas e suas famílias.

terça-feira, 16 de junho de 2026

Juliana de Chaparral participa de entrega de ambulância em São Bento do Una e reforça parceria em defesa da saúde

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

A pré-candidata a deputada federal Juliana de Chaparral (União Brasil) participou no último final de semana da entrega de uma nova ambulância destinada aos moradores do bairro Santo Afonso, em São Bento do Una, no Agreste pernambucano.
A cerimônia contou com grande participação popular e reuniu diversas lideranças políticas, entre elas o pré-candidato a deputado estadual Jobson Almeida (Republicanos), irmão do prefeito de São Caetano, Josafá Almeida, além da vereadora Andréia de Rinaldo e das lideranças locais Vavá e Rinaldo de Santo Afonso.
O novo veículo reforçará os serviços de saúde do distrito, ampliando a capacidade de atendimento e proporcionando mais segurança e agilidade no transporte de pacientes. Durante o evento, Juliana destacou a importância da união entre as lideranças em benefício da população.
"Quando a união é pelo povo, o resultado aparece. Hoje foi dia de entregar uma ambulância para Santo Afonso, em São Bento do Una, um reforço importante para a saúde e para o cuidado com o povo. Simbora seguir em frente, cuidando da nossa gente e construindo um São Bento do Una cada vez melhor", afirmou.

sexta-feira, 12 de junho de 2026

Vídeo de médica que ganhou um galo de paciente em Casinhas viraliza e vira destaque nas redes da TV Globo em PE

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

Uma cena simples, espontânea e carregada de afeto colocou o município de Casinhas, no Agreste Setentrional, em evidência nas redes sociais nesta semana. Um vídeo publicado pela médica Rebeca Martins mostrando um presente inusitado recebido de um paciente viralizou na internet e acabou repercutindo até mesmo na TV Globo em Pernambuco.

Postado há dois dias no perfil da própria médica, o registro já acumula quase 2 milhões de visualizações, mais de 180 mil curtidas e ultrapassa 1.500 comentários, conquistando internautas de todos os lugares. Nesta quinta, as redes sociais da TV Globo Pernambuco, como o NE2, repercutiram o assunto, repostando o vídeo nas redes sociais, destacando a história com a manchete: "Médica ganha galo de presente no interior de Pernambuco".

A situação aconteceu durante atendimentos realizados por Rebeca Martins na Unidade Básica de Saúde de Lagoa de Pedra, na zona rural de Casinhas. Como forma de agradecimento pelo acolhimento recebido, um paciente decidiu presentear a profissional com um galo. Mas esse não foi o único gesto recebido pela médica. Segundo ela contou na publicação, naquele mesmo dia também ganhou um pacote de feijão verde.

Veja no vídeo:
Rebeca relatou ainda que situações semelhantes fazem parte da rotina de quem trabalha no interior, onde frequentemente recebe ovos, frutas e outros presentes simples oferecidos pelos moradores. No vídeo, a médica aproveitou para comparar sua experiência de trabalho em municípios menores com a realidade das grandes cidades e destacou o lado mais humano da profissão no interior. "Quero que todos vejam como é bom trabalhar no interior", afirmou.

A publicação também despertou identificação entre outros profissionais da saúde. Entre os inúmeros comentários, a psicóloga Roberta Cabral, compartilhou experiências parecidas. "Muito carinho. Atender no interior tem dessas maravilhas. Eu já ganhei limão, cajá, acerola, banana, manga, macaxeira, molhos de coentro, esculturas de artesanato com barro (...) e até já ganhei um bode", escreveu.

Mais do que o presente inusitado, o episódio acabou chamando atenção para algo bastante comum em cidades do interior: a relação próxima entre profissionais de saúde e a comunidade, construída diariamente com confiança, cuidado e gratidão.

terça-feira, 9 de junho de 2026

Janjão participa de evento com mães atípicas e conhece trabalho da APARJ na Região Metropolitana

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

O ex-prefeito de Bom Jardim e pré-candidato a deputado estadual, Janjão (PSD), participou no último fim de semana de uma programação especial em homenagem ao Mês das Mães promovida pela Associação de Pais e Amigos de Autistas do Recife e Jaboatão (APARJ), na Região Metropolitana do Recife. Durante a visita, Janjão foi recebido pelo professor, advogado e ativista da causa autista e das pessoas com deficiência, Valdemir Oliveira, que apresentou as ações desenvolvidas pela entidade.

A APARJ atua na promoção da conscientização, inclusão, assistência social e atividades de lazer voltadas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. O encontro reuniu dezenas de mães atípicas atendidas pela instituição e serviu como espaço para troca de experiências, acolhimento e fortalecimento das políticas de inclusão.

"O cuidado com os autistas e as famílias das crianças neurodivergentes é uma pauta que sempre tocou meu coração. Tive a oportunidade de participar, ao lado de Valdemir, de um momento especial com as mães atípicas e conhecer de perto o trabalho da APARJ. São quase 120 mães atendidas e nós viemos compartilhar um pouco da nossa experiência e mostrar que é possível ampliar esse cuidado para todo Pernambuco", afirmou Janjão.

Veja no vídeo:
Durante a visita, o ex-prefeito também destacou iniciativas implantadas em Bom Jardim durante sua gestão voltadas ao atendimento especializado de crianças com autismo e outras condições do neurodesenvolvimento.

"Em Bom Jardim, implantamos um trabalho intenso de acolhimento às crianças e às famílias de autistas por meio do CEACAD, um órgão que criamos para oferecer atendimento multiprofissional. Contamos com fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos e outros profissionais que ajudam a cuidar da criança de forma especial. Acredito muito que o diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem melhorar significativamente a qualidade de vida de quem recebe esse diagnóstico", ressaltou.

segunda-feira, 8 de junho de 2026

Vacina da dengue do Butantan é suspensa após 42 reações severas e 2 óbitos investigados

Da CNN BRASIL
charlesnasci@yahoo.com.br

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou nesta segunda-feira (8 de junho) que 42 episódios de reações severas foram registrados temporalmente após a aplicação da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan. Segundo Padilha, entre os casos investigados estão três ocorrências consideradas graves, incluindo dois óbitos registrados após a vacinação.
De acordo com ele, os episódios seguem sob investigação pelos sistemas municipais e estaduais de vigilância em saúde, com acompanhamento de especialistas.

Padilha afirmou ainda que os registros funcionam como um "sinal de alerta" para o sistema de monitoramento e reforçou que a suspensão temporária da aplicação da vacina ocorreu dentro dos protocolos de segurança do Programa Nacional de Imunizações (PNI). "Nós estamos tomando uma decisão hoje de descontinuar temporariamente a atual estratégia de uso da vacina do Butantan contra a dengue no país", afirmou Padilha.

Segundo o ministro, a interrupção afeta a vacinação de profissionais da atenção primária à saúde em todo o Brasil e também a estratégia que vinha sendo conduzida nos municípios de Botucatu (SP), Nova Lima (MG), Ibaranguá (CE) e na região do Araguaia, no Tocantins. Padilha explicou que aproximadamente 500 mil doses já haviam sido aplicadas quando os casos começaram a ser identificados pelos sistemas de vigilância.

"Neste meio milhão de doses, foram identificados 42 episódios de reações mais severas temporalmente associadas ao momento em que a vacina foi aplicada. Inclusive, algumas dessas reações foram absolutamente inesperadas, porque não haviam sido observadas nos estudos clínicos realizados antes da aprovação do imunizante", disse.

segunda-feira, 1 de junho de 2026

Jovem é mordida por tubarão na praia de Boa Viagem, no Recife. Ataque é o 2º em dois dias

Do G1
charlesnasci@yahoo.com.br

Uma mulher foi mordida por um tubarão, na tarde desta segunda-feira (1º), na praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. O caso aconteceu um dia depois que uma criança de 12 anos foi atacada em Piedade, no Jaboatão dos Guararapes. Segundo informações apuradas pelo g1, a vítima é uma jovem de 19 anos e foi atingida na perna direita. A vítima foi identificada como Marcela Vitória de Lima Santos.

O ataque aconteceu nas proximidades no ponto da praia em frente ao cruzamento da Avenida Boa Viagem com a Rua Padre Bernardino Pessoa. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros informaram que foram acionados para socorrer a vítima e disse que a ocorrência está em andamento.

De acordo com testemunhas, a mulher foi levada para o Hospital Alfa, em Boa Viagem. Após o atendimento inicial, a paciente foi transferida para o Hospital da Restauração, no bairro do Derby, na área central da capital pernambucana.

Este é o 84º ataque registrado no litoral de Pernambuco desde o início da série histórica, em 1992, segundo dados do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit). Também é o 25º em Boa Viagem, que concentra a maior parte dos casos.

sábado, 23 de maio de 2026

Prefeito Lúcio Silva prestigia encerramento da Semana da Enfermagem e homenageia profissionais da saúde em Casinhas

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

O prefeito de Casinhas, Lúcio Silva (União Brasil), participou na noite da última sexta-feira (22 de maio) do encerramento da Semana da Enfermagem 2026, marcada por homenagens, reconhecimento e valorização aos profissionais que atuam diariamente no cuidado com a população do município. A programação foi promovida pela Prefeitura de Casinhas, através da Secretaria Municipal de Saúde.
Com o tema "Enfermagem: mãos que cuidam, coragem que salva e amor que permanece", a semana contou com uma série de atividades voltadas aos enfermeiros e técnicos em enfermagem da rede municipal, reunindo momentos de confraternização, capacitação, espiritualidade e reconhecimento profissional.
Entre os destaques da programação esteve a Sessão Solene realizada na Câmara Municipal de Vereadores, dedicada aos profissionais da enfermagem de Casinhas. "Momento especial para todos que exercem sua missão com amor, dedicação e compromisso. Queremos agradecer imensamente ao Poder Legislativo pela belíssima homenagem dedicada à enfermagem do nosso município", destacou a secretária de Saúde, Alessandra Soares.
Outro momento marcante foi a realização da Corrida da Enfermagem, reunindo profissionais da saúde em um clima de integração e celebração.

Veja no vídeo:
A culminância da programação aconteceu na sexta-feira, com a celebração de uma Santa Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, reunindo profissionais da saúde, autoridades municipais e familiares. Participaram da cerimônia o prefeito Lúcio Silva, o presidente da Câmara Municipal, Maciel Sales, vereadores, secretários e diretores municipais.
Após a celebração religiosa, os profissionais foram recepcionados em uma confraternização no Auditório da Escola São Luiz, com decoração especial, buffet, corte de bolo comemorativo, homenagens e apresentação musical do cantor Marcílio Azevedo.
"Estamos juntos com todo o time da enfermagem de Casinhas comemorando essa noite especial em homenagem aos nossos enfermeiros e técnicos em enfermagem. Uma festa preparada com muito carinho para reconhecer e valorizar profissionais que diariamente cuidam da nossa população com amor, dedicação e humanidade", afirmou o prefeito Lúcio Silva.
Encerrando a noite, o gestor destacou a importância da enfermagem para o funcionamento da rede municipal de saúde e reafirmou seu compromisso com a categoria. "Um momento marcado por alegria, união, gratidão e reconhecimento a quem faz a diferença na vida do nosso povo todos os dias. Parabéns a todos os profissionais da enfermagem de Casinhas. E quero dizer a cada um de vocês: contem sempre comigo. Vamos seguir firmes, trabalhando e cuidando de quem cuida do nosso povo", concluiu.

terça-feira, 12 de maio de 2026

Prefeitura de Orobó abre seleção simplificada para médicos com salários de até R$ 10 mil

Do PORTAL DA CIDADE SURUBIM
charlesnasci@yahoo.com.br

A Prefeitura de Orobó, por meio do Fundo Municipal de Saúde, publicou no Diário dos Municípios da Amupe desta terça-feira (12 de maio), o Edital nº 03/2026 referente à abertura de um processo seletivo simplificado para contratação temporária de médicos que irão atuar na rede municipal de saúde. Ao todo, estão sendo ofertadas duas vagas, com contratos válidos até 31 de dezembro de 2026.

A seleção será realizada através de análise curricular, levando em consideração a experiência profissional e a titulação dos candidatos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas presencialmente na Secretaria Municipal de Saúde ou por meio dos Correios, até o dia 21 de maio, das 9h às 15h45.

As oportunidades são destinadas para os cargos de médico clínico geral, com carga horária de 40 horas semanais e remuneração mensal de R$ 10 mil, e médico plantonista para a Unidade de Saúde de Matinadas – 24 horas, com pagamento de R$ 2 mil por plantão de segunda a sexta-feira. Para plantões aos sábados e domingos, o valor será de R$ 2 mil, acrescido de ajuda de custo de R$ 500.

De acordo com o edital, os candidatos devem possuir graduação em Medicina e registro no conselho profissional competente. Também será exigida documentação pessoal, certidões negativas, currículo Lattes e comprovação de experiência profissional e títulos acadêmicos.

O resultado preliminar está previsto para ser divulgado no dia 22 de maio, no mural da Secretaria Municipal de Saúde e no Diário Oficial da Amupe. Já o resultado final deve ser publicado em 27 de maio, com as contratações iniciando a partir do dia 28. O edital também prevê reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência, desde que haja compatibilidade com as atribuições da função.

Confira o edital completo clicando aqui.

segunda-feira, 11 de maio de 2026

Prefeitura de Casinhas abre três seleções na saúde com salários de até R$ 10 mil

Do PORTAL DA CIDADE SURUBIM
charlesnasci@yahoo.com.br

A Prefeitura de Casinhas publicou no Diário Oficial dos Municípios da Amupe três editais de seleção pública simplificada voltados à contratação temporária de profissionais para atuação na rede municipal de saúde. Os processos seletivos são coordenados pela Secretaria Municipal de Saúde e contemplam vagas em diversas áreas, incluindo atenção básica, atendimentos especializados e plantões hospitalares.

Os editais nº 01/2026, 02/2026 e 03/2026 oferecem oportunidades para fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, cirurgião-dentista, fisioterapeuta, enfermeiro, profissional de educação física e médicos em diferentes especialidades, como clínico geral, psiquiatra, neurologista, ortopedista e médico plantonista.

SOBRE EDITAIS

Entre os destaques, o Edital nº 02/2026 prevê duas vagas para médico clínico geral, com remuneração de R$ 10 mil para jornada de 40 horas semanais. Também há vagas para psiquiatra, neurologista e ortopedista, além de médico plantonista da Unidade Mista Cecília Leal de Miranda, com plantões remunerados em R$ 2,2 mil, acrescidos de ajuda de custo nos finais de semana.

Já o Edital nº 01/2026 contempla vagas para fonoaudiólogo, psicólogo e terapeuta ocupacional, com salários entre R$ 2 mil e R$ 4,1 mil. No Edital nº 03/2026, as oportunidades são para cirurgião-dentista, fisioterapeuta, enfermeiro e profissional de educação física. Os vencimentos chegam a R$ 3 mil para odontólogos e incluem complemento do piso nacional no caso do cargo de enfermeiro.

No Edital nº 03/2026, as vagas são destinadas a cirurgião-dentista, com quatro oportunidades; fisioterapeuta, com três vagas; enfermeiro, com uma vaga; e profissional de educação física, com duas vagas. Os salários chegam a R$ 3 mil para odontólogos e incluem complemento do piso salarial federal no caso do cargo de enfermeiro.

DOCUMENTAÇÃO E COMO SE INSCREVER

De acordo com os documentos publicados, a seleção será realizada por meio de análise curricular, considerando experiência profissional, formação acadêmica e cursos de capacitação. A pontuação máxima é de 100 pontos. Os editais também garantem reserva mínima de 5% das vagas para pessoas com deficiência, conforme prevê a legislação estadual.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 19 de maio, presencialmente na Secretaria Municipal de Saúde de Casinhas, localizada na Rua Maria Cecília Leal de Miranda, no Centro da cidade, ou por meio dos Correios. O atendimento ocorre das 8h às 15h.

O resultado preliminar das seleções será divulgado em 21 de maio. Já o resultado final está previsto para 26 de maio, com publicação no mural da Secretaria Municipal de Saúde e no Diário Oficial dos Municípios da Amupe. Os contratos terão validade de até um ano, podendo ser prorrogados por igual período, conforme a necessidade da administração municipal.

Confira o Edital 1 
clicando aqui, o Edital 2 clicando aqui e o Edital 3 clicando aqui.

terça-feira, 5 de maio de 2026

Prefeito Biu Abreu convida população de Orobó para a inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas

Do BLOG DE EDINHO SOARES
charlesnasci@yahoo.com.br

O prefeito Biu Abreu convida toda a população de Orobó para um momento muito especial e de grande importância para o município: a inauguração do (CEO), Centro de Especialidades Odontológicas, que acontecerá nesta terça-feira (5 de maio), às 15h. Este novo espaço representa um avanço significativo na área da saúde, ampliando o acesso da população a atendimentos odontológicos especializados, com mais qualidade, conforto e eficiência.

A implantação do centro é resultado de um compromisso firme da gestão municipal com o bem-estar dos cidadãos, garantindo que todos tenham acesso a serviços essenciais. No local, serão oferecidos diversos atendimentos especializados, contribuindo diretamente para a melhoria da saúde bucal e, consequentemente, da qualidade de vida da população.

A cerimônia de inauguração será um momento de celebração para toda a cidade, marcando mais uma conquista importante para Orobó. O prefeito reforça o convite para que todos participem desse evento, conheçam as novas instalações e celebrem juntos mais esse avanço na saúde pública do município.

sexta-feira, 1 de maio de 2026

Prefeito Chaparral reinaugura Centro de Especialidades Odontológicas com estrutura modernizada em Surubim

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

O prefeito de Surubim, Cleber Chaparral, reinaugurou na última quarta-feira (29 de abril) o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do município, que volta a funcionar com estrutura renovada, equipamentos modernos e dentro das normas exigidas para garantir um atendimento mais qualificado à população. Localizado na Rua Maria Barbosa, nº 126, na área central da cidade, o espaço já retoma suas atividades com a perspectiva de ampliação dos serviços e inclusão de novas especialidades odontológicas.

Durante a solenidade, o prefeito destacou a importância do equipamento para a saúde pública do município. "É um dia especial que marca um grande avanço para a saúde de Surubim. Reinauguramos um espaço fundamental para o cuidado com a saúde bucal da nossa população, agora totalmente regularizado, equipado e preparado para oferecer um atendimento de qualidade", afirmou.

Veja no vídeo:
Chaparral também anunciou que a gestão já solicitou a elevação do CEO para a categoria Tipo II, o que permitirá ampliar a oferta de serviços especializados. "Seguimos trabalhando com dedicação e compromisso para transformar Surubim e cuidar de quem mais importa, que é o nosso povo", completou.

O evento contou com a presença da vice-prefeita Ana Paula Assis, da secretária de Saúde, Francinalda, da gerente da II Geres, Isabel Leal, do ex-prefeito José Arruda, além de profissionais da área da saúde e lideranças locais. A cerimônia também teve um momento de bênção conduzido pelo padre André.

quinta-feira, 30 de abril de 2026

Ambulância viabilizada por Chaparral marca entrega de novos veículos em Vertente do Lério

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

A Prefeitura de Vertente do Lério realizou a entrega de três veículos 0km à população durante a inauguração da nova Cozinha Comunitária no distrito do Tambor. A ação foi conduzida pelo prefeito Dr. Histenio Sales (PSD), ao lado do vice-prefeito Dão da Lavanderia (União Brasil).

Foram entregues dois veículos adquiridos com recursos próprios — um carro modelo C3 e uma van — além de uma ambulância obtida por meio de emenda do ex-deputado e atual prefeito de Surubim, Cleber Chaparral (União Brasil).

Veja no vídeo:
Segundo o prefeito, os novos veículos vão reforçar principalmente os serviços de saúde e atendimento à população. "Nosso agradecimento especial ao nosso líder Chaparral, pelo apoio importante para que a nossa saúde possa avançar cada vez mais", destacou.

terça-feira, 28 de abril de 2026

Casinhas: Guilherme Ferri, Vilões do Forró e Tony Santos animam 30ª Festa do Trabalhador do Montado

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

A comunidade do Montado, na zona rural de Casinhas, se prepara para celebrar em grande estilo a 30ª edição da tradicional Festa do Trabalhador, marcada para esta sexta-feira, 1º de maio, feriado nacional dedicado ao Dia do Trabalhador. Em entrevista concedida à Rádio Integração FM, o vereador Everaldo Barbosa, organizador da festividade, detalhou a programação comemorativa, que marca três décadas de história do evento na comunidade.

As atividades têm início às 8h, com uma ação em saúde e cidadania, oferecendo diversos atendimentos à população. Ao meio-dia, acontece o tradicional torneio de dominó, seguido, às 14h, pelo torneio de futebol, reunindo moradores e visitantes. A programação religiosa começa às 18h, com a procissão em homenagem a São José Operário, padroeiro dos trabalhadores, e segue com a missa solene às 19h30. Encerrando a noite, a partir das 21h, o público poderá conferir shows com Tony Santos, Guilherme Ferri e a banda Vilões do Forró.

O vereador Everaldo Barbosa destacou a importância das parcerias para a realização do evento. "Meu agradecimento aos amigos que estão nos ajudando a realizar nossa festa, em especial à minha amiga Juliana de Chaparral, ao prefeito Lúcio Silva, à Prefeitura de Casinhas, à Câmara Municipal de Vereadores, ao Comercial Bom Jesus, ao Governo do Estado de Pernambuco, ao Posto Nossa Senhora das Dores e à Rádio Integração FM", afirmou.

O organizador também relembrou a origem da festividade, iniciada em 1996, em parceria com a Rádio Integração. "Para mim é um orgulho muito grande ter começado o nosso primeiro evento naquele ano com o projeto Integração nas Comunidades e, três décadas depois, poder celebrar esse momento tão especial. É uma emoção muito grande. Fica aqui o convite para todos participarem", concluiu.

segunda-feira, 27 de abril de 2026

Casinhas garante nova UBS para comunidade do Junco com recursos do Novo PAC Saúde

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

A Prefeitura de Casinhas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo importante para o fortalecimento da rede pública ao confirmar a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) na comunidade do Junco, com investimento de aproximadamente R$ 1,8 milhão. A iniciativa é viabilizada com recursos do Novo PAC Saúde, programa do Governo Federal voltado à ampliação e qualificação da infraestrutura de atendimento no país.

A assinatura do recebimento dos recursos ocorreu na última sexta-feira (24 de abril), durante cerimônia realizada na Superintendência do Ministério da Saúde, no Recife. O evento reuniu gestores municipais e representantes do Governo Federal, marcando a liberação de investimentos para novas unidades de saúde em Pernambuco.

Ao todo, o Novo PAC Saúde prevê a aplicação de mais de R$ 98 milhões no estado, contemplando 47 equipamentos em 44 municípios, entre Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e um Centro Especializado em Reabilitação (CER). Em Casinhas, o investimento será direcionado à construção da UBS do Junco, ampliando o acesso da população aos serviços essenciais de saúde. Com o financiamento assegurado, o projeto segue agora para as etapas técnicas e operacionais necessárias até o início das obras.

A expectativa é de que a nova unidade contribua para descentralizar o atendimento, oferecendo mais comodidade à população da zona rural e fortalecendo a atenção básica no município. A secretária de Saúde de Casinhas, Alessandra Soares, que representou o prefeito Lúcio Silva na cerimônia, destacou a importância da conquista. ''É um avanço significativo para o nosso município, que vai garantir mais acesso e qualidade no atendimento à nossa população'', afirmou.

sábado, 25 de abril de 2026

Prefeito Arsênio participa de agenda do Novo PAC Saúde e celebra novos investimentos para Bom Jardim

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

O prefeito de Bom Jardim, Arsênio Medeiros, participou, nesta sexta-feira (24 de abril), da cerimônia de assinatura da ordem de serviço para construção de novas unidades de saúde em Pernambuco. O evento foi realizado na Superintendência do Ministério da Saúde, no Recife, reunindo gestores municipais e representantes do Governo Federal.
A iniciativa integra o Novo PAC Saúde, que prevê investimentos de mais de R$ 98 milhões no estado para a construção de 47 equipamentos de saúde em 44 municípios, entre Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e um Centro Especializado em Reabilitação (CER).
Entre os municípios contemplados está Bom Jardim, que receberá uma nova UBS, na localidade dos Freitas, ampliando a oferta de serviços de atenção básica e fortalecendo a rede pública de saúde local. Durante a agenda, Arsênio Medeiros destacou a importância da articulação institucional para garantir novos investimentos e melhorias para o município.
''Hoje participei de uma importante agenda do Novo PAC Saúde, iniciativa do Governo Federal, em um momento de diálogo e articulação voltado a novos avanços para os municípios. E saio desse encontro com a alegria de celebrar mais uma conquista para Bom Jardim, com novos investimentos que fortalecem a saúde pública do nosso município'', afirmou.
O prefeito também reforçou o compromisso da gestão em buscar parcerias e resultados concretos para a população. ''Seguimos buscando parcerias e aproveitando oportunidades que tragam resultados concretos para a nossa gente. Cada avanço representa mais cuidado, mais estrutura e mais compromisso com a nossa população'', completou.
Os recursos do programa já foram liberados de forma integral e as obras devem ser iniciadas imediatamente, com prazo estimado de conclusão em até dois anos, sob responsabilidade das gestões municipais.

Novo PAC leva novas UBSs para Casinhas e outras cinco cidades do Agreste Setentrional

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

Municípios do Agreste Setentrional pernambucano estão entre os beneficiados com a construção de novas unidades de saúde autorizadas pelo Governo Federal. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada nesta sexta-feira (24 de abril), durante cerimônia realizada no auditório da Superintendência do Ministério da Saúde, no bairro do Parnamirim, no Recife.

Ao todo, Pernambuco receberá investimentos de R$ 98,3 milhões para a construção de 47 equipamentos de saúde em 44 municípios, por meio do Novo PAC Saúde. Desse total, serão implantadas 41 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), cinco Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e um Centro Especializado em Reabilitação (CER).

No Agreste Setentrional, foram contemplados com novas UBSs os municípios de Casinhas, Bom Jardim, Vertente do Lério, Limoeiro, Salgadinho e João Alfredo. Cada unidade terá investimento aproximado de R$ 1,8 milhão, fortalecendo a atenção básica e ampliando o acesso da população aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa faz parte do programa ''Agora Tem Especialistas'', que busca reduzir filas e ampliar o acesso a consultas, exames e procedimentos especializados, especialmente em regiões com maior demanda por atendimento. A estratégia inclui ações como mutirões, unidades móveis e reforço da rede de saúde.

De acordo com o superintendente do Ministério da Saúde em Pernambuco, Rosano Carvalho, o modelo de repasse adotado garante mais agilidade na execução das obras. ''Essa iniciativa está fazendo um repasse imediato aos estados e municípios. Estamos chamando de 'PIX da Saúde'. A prioridade são áreas com vazios assistenciais, levando uma saúde de qualidade para mais perto das pessoas'', afirmou.

Os recursos foram transferidos de forma integral, diretamente do fundo nacional para os fundos municipais de saúde, conforme normativas do ministério. A expectativa é que as obras sejam concluídas em até dois anos, com execução sob responsabilidade das prefeituras. Além de ampliar a cobertura da atenção básica, os investimentos também devem gerar emprego e renda nas cidades contempladas, fortalecendo a infraestrutura social e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.

quarta-feira, 15 de abril de 2026

Casinhas participa de capacitação regional de enfermagem promovida pelo Coren-PE

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

Profissionais de saúde de Casinhas participaram, nesta terça-feira (14), de uma importante capacitação promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE), no município de Surubim. A atividade integra o projeto SEL Itinerante, iniciativa de educação permanente que tem como objetivo levar qualificação técnica a profissionais de enfermagem em diversas regiões do estado.

Representando o município, participaram a secretária de Saúde, Alessandra Soares, além de integrantes da equipe de enfermagem casinhense, reforçando o compromisso da gestão com a qualificação dos serviços de saúde. O encontro foi realizado no auditório do Centro Cultural Dr. José Nivaldo e reuniu profissionais de cidades como Surubim, Casinhas, Salgadinho, João Alfredo e Bom Jardim.

Na ocasião, foi ministrado o minicurso "Feridas e Curativos na Prática", com foco em prevenção, avaliação e tratamento, baseado em protocolos atualizados e evidências científicas. A capacitação foi conduzida pela enfermeira Izabel Ramos, referência estadual na área e integrante da Câmara Técnica de Dermatologia e Estética do Coren-PE.

segunda-feira, 6 de abril de 2026

Dra. Sayonara Carvalho leva atendimento especializado e humanizado à ClinicalCenter, em Surubim

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

A área da saúde em Surubim ganha um reforço importante com a chegada da fisioterapeuta e instrutora de pilates Dra. Sayonara Carvalho, que passa a atender todas as terças-feiras, no turno da manhã, na ClinicalCenter.

Filha do meu amigo e colega comunicador Sérgio Ramos, da vizinha Vertente do Lério, a jovem profissional vem construindo seu espaço com base em dedicação, qualificação e um olhar atento às necessidades dos pacientes — algo que, convenhamos, faz toda a diferença em tempos em que o cuidado humanizado se torna cada vez mais essencial.

Com atuação em áreas como tratamento de dores crônicas, reabilitação no pré e pós-operatório de cirurgias ortopédicas, prevenção de quedas em idosos e desenvolvimento infantil, Dra. Sayonara também trabalha na prevenção de contraturas e se destaca como instrutora de pilates para adultos, idosos e gestantes. A proposta é clara: promover qualidade de vida e bem-estar por meio do movimento.

Em um cenário onde cresce a busca por profissionais que unam conhecimento técnico e sensibilidade no atendimento, iniciativas como essa reforçam a importância de valorizar talentos da região, que retornam ou se consolidam no interior levando serviços especializados à população.

A ClinicalCenter está localizada em frente ao Hospital São Luiz, facilitando o acesso para moradores da cidade e de municípios vizinhos. Os atendimentos podem ser agendados pelo telefone (81) 99918-7294. Para contato direto com a profissional, o número é (81) 98164-2155, além do perfil no Instagram: @fisiosayonaracarvalho.

domingo, 29 de março de 2026

Chaparral: "O orçamento vai dobrar. O povo pode ter certeza que iremos construir uma página bonita de trabalho em Surubim"

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

Durante recente entrevista à Rádio Integração FM, o prefeito de Surubim, Cleber Chaparral (União Brasil), enfatizou avanços administrativos e o aumento significativo no orçamento municipal, atribuindo os resultados a melhorias na gestão e no acompanhamento de dados.

Segundo o gestor, o orçamento do município saltou de cerca de R$ 230 milhões para R$ 330 milhões, com previsão de crescimento ainda maior nos próximos anos. "A gente tá cuidando, tá fazendo, e eu gosto sempre de um ditado que diz: pior do que tá não vai ficar, só vai melhorar, aliás, já tá melhorando", declarou.

Chaparral afirmou que o aumento de receitas está diretamente ligado à organização administrativa e ao correto cadastramento de serviços junto aos sistemas federais, especialmente na área da saúde. "Tinha médico, por exemplo, que estava trabalhando mas não estava cadastrado no sistema do Ministério da Saúde para poder vir o dinheiro. Não acompanhavam como deveriam, não sabiam trabalhar, eram muito burros", criticou.

Na educação, o prefeito destacou o crescimento expressivo dos recursos do Fundeb, que passaram de R$ 47 milhões no ano passado para uma previsão de R$ 81 milhões neste ano, podendo chegar a R$ 120 milhões em 2027.

De acordo com ele, o aumento está relacionado à ampliação do número de alunos matriculados na rede municipal, que já conta com mais de mil novos estudantes. "Isso é a credibilidade e confiança que as mães estão depositando na gente. Tem aluno que já saiu da rede particular para estudar na pública", afirmou.

O gestor concluiu reforçando a perspectiva de continuidade no crescimento do município. "Surubim pode ter certeza que nós vamos reconstruir uma página bonita de trabalho, respeito e dedicação", finalizou.