Subscribe:
.
Mostrando postagens com marcador Municípios. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Municípios. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 23 de junho de 2026

Véspera de São João terá shows gratuitos em Casinhas, Surubim, Bom Jardim, Orobó e Vertente do Lério

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

A noite mais aguardada do ciclo junino promete muita animação no Agreste Setentrional. Nesta terça-feira (23), véspera de São João, municípios da região prepararam uma programação especial com muito forró, fogueiras acesas, comidas típicas e atrações musicais para celebrar uma das datas mais tradicionais do calendário nordestino.

Em Casinhas, a programação acontece na comunidade de Vila Chêus, com o tradicional arraiá junino da localidade, a partir das 19h, com shows de Edyli Silva e Arthurzinho Boladão. Em Surubim, o Polo Vila Forró, na Rua da Prefeitura, recebe as apresentações de Deka Vanerão, Mistura Fina e Luan Douglas, também a partir das 19h. Já em Vertente do Lério, o São João Raiz terá show do Forrozão Tá na Base, no Polo Bolinha, a partir das 19h.

No município de Bom Jardim, o Polo Pedra do Navio será palco do São João de Todos Nós, com apresentações de Renovação Nordestina e Dudu do Acordeon, a partir das 19h. Em Orobó, a programação será comandada pela cantora Priscila Senna [foto acima], que sobe ao palco da Quadra de Eventos, no centro da cidade, a partir das 22h.

Com programação diversificada e gratuita, as cidades da região mantêm viva a tradição junina e prometem uma noite de muito forró e confraternização para moradores e visitantes.

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Raquel Lyra intensifica agenda no Sertão e anuncia pacote de obras superior a R$ 100 milhões

Do JC PE
charlesnasci@yahoo.com.br

A governadora Raquel Lyra (PSD) encerrou, no último domingo (21 de junho), uma maratona de compromissos pelo Sertão de Pernambuco. A agenda que combinou entregas de obras, anúncios de investimentos e ações voltadas a áreas estratégicas da gestão estadual. Ao longo dos últimos dias, a chefe do Executivo percorreu mais de 2,8 mil quilômetros por municípios sertanejos e participou de eventos que somam mais de R$ 100 milhões em investimentos públicos.

A ofensiva administrativa ocorre em um momento em que o governo busca ampliar sua presença política no interior do Estado, região considerada estratégica para a disputa eleitoral de 2026. Durante o roteiro, Raquel passou por cidades do Sertão do São Francisco, do Pajeú e do Moxotó, concentrando ações nas áreas de abastecimento de água, educação, segurança pública, infraestrutura viária e habitação.

Na educação, a governadora entregou uma creche em Tuparetama, construída com investimento de R$ 5,7 milhões, e autorizou o início das obras de uma escola de tempo integral em Orocó. Na área de segurança, inaugurou uma central de videomonitoramento e um novo hangar que servirá de base avançada para o Grupamento Tático Aéreo (GTA), ambos em Petrolina. Segundo o governo, trata-se da primeira estrutura permanente do grupamento instalada fora da Região Metropolitana do Recife.

O abastecimento de água, uma das principais demandas do Sertão, também esteve na agenda. Em Cabrobó, Raquel acompanhou o andamento das obras de modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA), investimento de R$ 16,8 milhões que, de acordo com a gestão, deverá beneficiar cerca de 34 mil moradores e eliminar o rodízio no abastecimento.
No campo da infraestrutura, a governadora entregou duas rodovias restauradas. A principal delas foi a PE-560, em Bodocó, cuja pavimentação era reivindicada há décadas pela população local. A obra recebeu investimento de R$ 30 milhões. Também foi concluída a recuperação da PE-350, em Triunfo, ao custo de R$ 19,8 milhões.

Em Petrolina, Raquel autorizou ainda o início das obras do Armazém da Criatividade, iniciativa desenvolvida em parceria com o Porto Digital voltada para formação tecnológica, inovação e empreendedorismo na região. Também entregou 200 unidades habitacionais do Residencial Dom Avelar, empreendimento financiado por meio de parceria entre os governos estadual e federal.

Raquel afirmou que as ações buscam ampliar a oferta de serviços públicos e melhorar a qualidade de vida da população do interior. "Levamos investimentos em água, educação, segurança, mobilidade, inovação e assistência social, porque sabemos que é isso que garante mais dignidade e oportunidades para a população", disse.

Juliana de Chaparral participa da Caminhada do Forró de Arcoverde e sugere evento semelhante para Surubim

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

A pré-candidata a deputada federal Juliana de Chaparral (União Brasil) participou, no último domingo (21 de junho), da 14ª edição da Caminhada do Forró de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. Ao lado do deputado estadual Edson Vieira (Podemos), ela acompanhou o evento que reuniu mais de 40 mil pessoas e transformou as avenidas José Bonifácio e Pedro II em um grande palco a céu aberto, embalado pelo forró, pelas manifestações culturais e pela animação dos festejos juninos.
Considerada a maior caminhada junina do Brasil, a programação teve início ainda pela manhã, com apresentações de violeiros, grupos de coco e artistas locais. No cortejo, cerca de 60 músicos de forró conduziram o público, enquanto quatro trios elétricos animaram o percurso, incluindo apresentação do Maestro Spok.
Antes de participar da caminhada, Juliana visitou a sede que abriga o acervo do Mestre Damião Calixto, Patrimônio Vivo de Pernambuco e referência da cultura popular nordestina. A pré-candidata também esteve no bairro do Cruzeiro e, posteriormente, no Sítio Gravatá, onde foi recepcionada por integrantes de uma associação comunitária e moradores da localidade.
"Participando aqui do evento, tive uma ideia para o nosso prefeito Chaparral. Vocês queriam uma Caminhada do Forró em Surubim? Depois do que vivi hoje em Arcoverde, essa ideia ficou ainda melhor. Conheci de perto a cultura de Arcoverde. Teve sanfona, muito forró e animação do começo ao fim", afirmou Juliana.

Veja no vídeo:
Edson Vieira também destacou a importância da agenda no município sertanejo. "Arcoverde é cultura, tradição e alegria. Foi uma agenda daquelas que faz a gente seguir nossa caminhada com as baterias recarregadas, encontrando amigos, ouvindo as pessoas e vivendo de perto toda a força dessa terra tão especial", declarou.

Raquel Lyra celebra o São João de Limoeiro na tradicional Rua da Alegria

Da FOLHA DE PERNAMBUCO
charlesnasci@yahoo.com.br

A governadora Raquel Lyra esteve presente, no último sábado (20), no segundo dia de festas do São João 2026 de Limoeiro, Agreste Setentrional. O município conta com apoio do Governo do Estado para a realização do evento. Na segurança, até o dia 28, serão 274 lançamentos operacionais, reunindo tecnologia e reforço no policiamento, garantindo tranquilidade para moradores e visitantes.

"O São João é uma festa linda, carregada de emoção, famílias e cultura. Cada vez que venho a Limoeiro, me surpreendo com o tamanho da festa e a alegria do povo. Destaco que esse é o São João mais seguro da nossa história. Temos lançamentos de efetivo em todos os grandes polos de animação e não podia ser diferente aqui em Limoeiro", afirmou a governadora Raquel Lyra.
Durante a visita, a chefe do Executivo estadual caminhou pela Rua da Alegria, principal palco da festa. A noite de sábado contou com shows de Felipe e Gabriel, Claudia Lauterea e Jorge de Altinho. O evento começou na última sexta-feira (19) e segue até o domingo (28).
Além do aumento dos lançamentos, o planejamento da segurança inclui monitoramento aéreo com drones, ampliação do efetivo nas ruas, fiscalização nas rodovias e ações preventivas voltadas à preservação da ordem pública e da segurança viária ao longo da programação festiva. Acompanharam a governadora o prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge, o deputado federal Túlio Gadêlha, o prefeito de Passira, Severino Silvestre, e o ex-deputado federal Ricardo Teobaldo.

Zema visita Polo de Confecções do Agreste e destaca força econômica do interior de Pernambuco

Do BLOG DE MÁRIO FLÁVIO
charlesnasci@yahoo.com.br

O pré-candidato à Presidência da República pelo Partido Novo, Romeu Zema, cumpriu no último sábado (20 de junho) uma agenda no Agreste pernambucano voltada ao diálogo com empreendedores, comerciantes e representantes do setor produtivo. Acompanhado pelo presidente estadual do Novo em Pernambuco, Tecio Teles, Zema visitou os municípios de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe.

A programação teve início em Caruaru, com visita à Casa Museu Mestre Vitalino, localizada no Alto do Moura. Em seguida, o pré-candidato esteve na tradicional Feira de Caruaru, onde conversou com comerciantes e trabalhadores que atuam em um dos mais importantes centros de comércio popular do Nordeste.

O roteiro seguiu para Toritama, conhecida nacionalmente como a Capital do Jeans. No Shopping Center Parque das Feiras, Zema conheceu a dinâmica econômica do município, reconhecido pela forte produção de jeans e pelo protagonismo do empreendedorismo local. A cidade é considerada uma das principais referências da indústria têxtil brasileira. Já em Santa Cruz do Capibaribe, a comitiva visitou a Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe e o Moda Center, maior centro atacadista de confecções do país.

A agenda reforçou a importância do Polo de Confecções do Agreste, formado principalmente por Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, responsável por movimentar bilhões de reais e gerar milhares de empregos na região. Durante a visita, Romeu Zema destacou o potencial econômico do Nordeste e defendeu políticas voltadas à redução da burocracia e ao fortalecimento da atividade produtiva.

"Durante muito tempo, o PT construiu um discurso sobre o Nordeste que só fala de dependência e assistencialismo. Mas o Nordeste real é este que vimos hoje: gente que acorda cedo, empreende, produz, gera emprego e movimenta o Brasil. O governo precisa parar de esconder o Nordeste que trabalha e criar condições para ele crescer, com menos burocracia, menos impostos e mais liberdade para quem quer prosperar", afirmou.

A agenda foi encerrada no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, onde o pré-candidato conheceu a programação do São João de Caruaru. Segundo o Partido Novo, a passagem de Romeu Zema pelo Agreste integra a estratégia da legenda de ampliar o diálogo com os setores produtivos do Nordeste, defendendo pautas ligadas à liberdade econômica, ao empreendedorismo e à melhoria do ambiente de negócios.

sábado, 20 de junho de 2026

Bom Jardim e João Alfredo estão entre cidades de Pernambuco com risco de chuva forte neste sábado

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

Os municípios de Bom Jardim e João Alfredo, no Agreste pernambucano, estão entre as cidades incluídas no alerta amarelo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para este sábado (20 de junho). O aviso indica perigo potencial para chuvas fortes em 79 municípios de Pernambuco.

De acordo com o Inmet, a previsão é de precipitações entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao longo do dia, além da possibilidade de ventos intensos.

O alerta abrange municípios da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul e parte do Agreste. No Agreste Setentrional, além de Bom Jardim e João Alfredo, também estão na lista as cidades de Cumaru, Limoeiro, Machados e Salgadinho.

O Instituto orienta a população a acompanhar as atualizações dos órgãos oficiais e adotar cuidados em áreas sujeitas a alagamentos e outros transtornos provocados pelas chuvas.

Chuva: Pernambuco entra em alerta amarelo até o domingo (21), diz Inmet

Do PORTAL DE PREFEITURA
charlesnasci@yahoo.com.br

Moradores da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Agreste pernambucano devem ficar atentos às condições climáticas nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso meteorológico de nível amarelo, classificado como perigo potencial, devido à previsão de acumulados significativos de chuva para todo este final de semana.

Segundo o órgão, o alerta permanece em vigor até as 23h59 do domingo (21 de junho) e abrange dezenas de municípios dessas regiões. A previsão indica precipitações que podem variar entre 20 e 30 milímetros por hora, com acumulados que podem alcançar 50 milímetros ao longo do dia. Embora o aviso seja considerado de menor gravidade dentro da escala meteorológica, existe possibilidade de ocorrências pontuais, principalmente em áreas vulneráveis.

ESTADO DE ATENÇÃO

De acordo com o Inmet, a intensidade das chuvas pode provocar transtornos localizados, especialmente em regiões com histórico de problemas durante períodos chuvosos. Entre os riscos apontados estão alagamentos em vias urbanas, acúmulo de água em pontos críticos e pequenos deslizamentos de terra em encostas e áreas de morro. Por esse motivo, a população que reside em locais considerados de risco deve acompanhar constantemente as atualizações dos órgãos oficiais.

ORIENTAÇÕES

Durante o período de instabilidade climática, o Instituto Nacional de Meteorologia recomenda algumas medidas preventivas:

Evitar deslocamentos desnecessários durante chuvas mais intensas;
✔Observar sinais de movimentação em encostas e barreiras;
✔Não utilizar equipamentos eletrônicos conectados à rede elétrica durante tempestades;
✔Buscar informações junto à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros em caso de emergência.
✔Os telefones para atendimento são 199, da Defesa Civil, e 193, do Corpo de Bombeiros.

quinta-feira, 18 de junho de 2026

Janjão reforça parceria com o Governo do Estado e acompanha entrega de veículo para Bom Jardim

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

O município de Bom Jardim foi contemplado pelo Governo de Pernambuco com um novo veículo zero quilômetro destinado à Secretaria Municipal de Assistência Social. O automóvel irá reforçar a estrutura de atendimento e oferecer mais suporte às equipes que atuam diretamente junto à população em situação de vulnerabilidade.

A entrega ocorreu no início da semana, no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, durante cerimônia comandada pela governadora Raquel Lyra (PSD). Por meio do programa Move SUAS PE, o Governo do Estado distribuiu 185 veículos para os 184 municípios pernambucanos e o distrito de Fernando de Noronha, em um investimento superior a R$ 15 milhões.

Ao lado do prefeito Arsênio Medeiros e da secretária de Assistência Social e Combate à Fome, Rosemaura Aguiar, o ex-prefeito de Bom Jardim e pré-candidato a deputado estadual, Janjão (PSD), acompanhou a solenidade. "Aqui tem trabalho de verdade em todas as áreas e a assistência social não poderia ser diferente. Nossa governadora Raquel Lyra entregou mais de 180 veículos para atender a população vulnerável de Pernambuco e Bom Jardim também foi contemplado", comemorou Janjão.

Veja no vídeo:
O prefeito Arsênio Medeiros também comemorou a conquista. "Mais um veículo 0 km chega para reforçar a frota da Secretaria de Assistência Social, trazendo mais estrutura e melhores condições para o atendimento à nossa população. Agradeço à governadora Raquel Lyra pela parceria. É trabalho, compromisso e avanço para a nossa cidade", afirmou.

Já a secretária Rosemaura Aguiar destacou os avanços conquistados pela área social no Estado e no município. "Raquel e Janjão formam uma parceria que sempre colocou a Assistência Social entre as prioridades. Tenho orgulho de fazer parte dessa história de transformações em Pernambuco e em Bom Jardim
, que agora segue sendo fortalecida pelo prefeito Arsênio, dando continuidade a esse trabalho de cuidado e atenção com a nossa população. Gratidão", declarou.

segunda-feira, 15 de junho de 2026

Casinhas recebe veículo do Governo de Pernambuco para fortalecer assistência social

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

Casinhas, no Agreste Setentrional, foi contemplado pelo Governo de Pernambuco com um novo veículo destinado ao fortalecimento da rede de assistência social. A entrega ocorreu nesta segunda-feira (15 de junho), durante cerimônia conduzida pela governadora Raquel Lyra no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, reunindo prefeitos, deputados, secretários e profissionais da área de todo o estado.

Representando a gestão do prefeito Lúcio Silva, a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Casinhas, Ana Cristina Aguiar, participou do evento e recebeu oficialmente o veículo que passará a integrar a estrutura da assistência social do município.
A ação faz parte do programa Move SUAS PE, iniciativa do Governo de Pernambuco que destinou veículos para os 184 municípios pernambucanos e o distrito estadual de Fernando de Noronha. O investimento ultrapassa R$ 15 milhões e tem como objetivo ampliar a capacidade de atendimento dos serviços socioassistenciais em todas as regiões do estado.

Em Casinhas, assim como nos demais municípios, o automóvel será incorporado à estrutura responsável pela execução das políticas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), contribuindo para ampliar a oferta de serviços e garantir maior mobilidade às equipes técnicas. O veículo poderá ser utilizado em atividades desenvolvidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e demais equipamentos da rede socioassistencial.

Com o reforço da frota, será possível ampliar as visitas domiciliares, fortalecer a busca ativa de famílias em situação de vulnerabilidade, transportar insumos e acompanhar usuários da rede de proteção social tanto na zona urbana quanto nas comunidades rurais do município. A iniciativa beneficia diretamente públicos atendidos pelos programas sociais, incluindo famílias inscritas no Cadastro Único, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), idosos, pessoas com deficiência, crianças da primeira infância e pessoas em situação de rua.
Para a secretária Ana Cristina Aguiar, a chegada do novo veículo representa um importante avanço para a política de assistência social de Casinhas, fortalecendo o trabalho das equipes e ampliando a capacidade de atendimento às famílias que mais necessitam dos serviços ofertados pelo município.

Alvorecer leva nome de Casinhas à final do tradicional Festival de Quadrilhas de Caruaru

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

A Junina Alvorecer, de Casinhas, conquistou um importante resultado na noite do último domingo (14 de junho) ao garantir classificação para a grande final do 29º Festival de Quadrilhas Estilizadas de Caruaru, um dos mais tradicionais e disputados eventos do gênero no Nordeste. A apresentação aconteceu no Polo das Quadrilhas, no Alto do Moura, durante o segundo dia de eliminatórias da competição.

Neste ano, a quadrilha casinhense apresenta o tema "O Casamento de Caruana e Campinor: Um Amor Costurado entre Caruaru e Campina Grande", levando para a arena um espetáculo marcado por cores, coreografias, figurinos e uma narrativa que celebra duas das maiores referências culturais do ciclo junino nordestino.

A performance conquistou os jurados e garantiu à Alvorecer a segunda colocação da noite, com 59,2 pontos, assegurando presença na disputa decisiva marcada para o próximo dia 28 de junho. A diferença para a líder da eliminatória foi mínima: a Junina Ubando, de João Pessoa (PB), terminou em primeiro lugar com 59,6 pontos, apenas quatro décimos à frente da representante de Casinhas.

Diretor-geral da Junina Alvorecer, Edynnaldo Santana comemorou o resultado e destacou o esforço coletivo que possibilitou a conquista.

"Foi um mix de emoções. De fato, nossa Alvorecer precisava quebrar esse jejum de anos. Estou orgulhoso por todo o trabalho e dedicação. Vamos com tudo rumo à grande final. Aproveito a oportunidade para reforçar meus agradecimentos à Prefeitura de Casinhas, na pessoa do prefeito Lúcio Silva, à secretária de Cultura, Alessandra Almeida, e a todos que de fato acreditam no meu potencial. Agradeço também a cada bailarino e equipe da produção que sempre estão dando o seu melhor. Vocês merecem tudo isso", afirmou.

Aposta feita em Surubim acerta quina da Mega-Sena e leva prêmio de quase R$ 50 mil

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

Uma aposta realizada em Surubim, no Agreste Setentrional de Pernambuco, foi uma das premiadas no concurso 3.018 da Mega-Sena e faturou R$ 49.965,61 ao acertar cinco das seis dezenas sorteadas. O sorteio ocorreu na manhã do último domingo (14 de junho), em São Paulo, após ter sido adiado em função da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026.

A aposta surubinense foi a única do interior pernambucano a acertar a quina neste concurso, garantindo um prêmio próximo dos R$ 50 mil para o apostador. As dezenas sorteadas foram 05, 06, 17, 27, 57 e 58. Além da aposta vencedora em Surubim, outras 11 apostas registradas em municípios do interior de Pernambuco acertaram quatro números e receberam R$ 801,69 cada (Buíque, Caruaru, Garanhuns, Santa Cruz da Baixa Verde, Serra Talhada e Toritama).

Agora, as atenções se voltam para o próximo sorteio da Mega-Sena, marcado para esta terça-feira (16). De acordo com a Caixa Econômica Federal, o prêmio principal está estimado em R$ 16 milhões para quem acertar as seis dezenas. Com a sorte passando por Surubim nesse concurso, muitos apostadores da cidade já renovam a esperança de conquistar o prêmio milionário nos próximos sorteios.

Juliana de Chaparral participa de programa de rádio em Carpina e amplia diálogo com lideranças da Mata Norte

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

Em novo giro por municípios da Mata Norte e do Agreste, a pré-candidata a deputada federal Juliana de Chaparral (União Brasil) participou, na última sexta (12 de junho), do Programa Francisco Júnior, nos estúdios da Rádio Carpina FM, em Carpina. A entrevista reuniu diversas lideranças políticas da região, entre elas o vice-prefeito de Paudalho, Thiago Moreira; a vice-prefeita de Tracunhaém, Áurea Galdino; e o ex-vereador e ex-candidato a prefeito de Carpina, Bruno Ribeiro.

Durante a participação, Juliana falou sobre sua trajetória na vida pública, os resultados de sua passagem pela Prefeitura de Casinhas e os projetos que pretende defender caso seja eleita para a Câmara dos Deputados.

Veja no vídeo:
Após a agenda na Mata Norte, a pré-candidata seguiu para Limoeiro, no Agreste Setentrional, onde visitou moradores da Travessa, no bairro Redentor. No local, participou de um encontro com lideranças comunitárias e moradores, ouvindo demandas e dialogando sobre ações voltadas ao desenvolvimento da região.
Encerrando a programação do dia, Juliana marcou presença na abertura oficial da Vila Forró, um dos polos do São João de Surubim 2026. Ao lado do prefeito Cleber Chaparral (União Brasil), ela acompanhou a programação cultural, concedeu entrevistas e circulou entre o público que lotou o espaço na primeira noite de atividades. A abertura contou com apresentações da Companhia de Dança Surubinense e da Quadrilha Junina Fagulhas do Agreste, além dos shows de Diego Vumbora e Mel Com Terra.

domingo, 14 de junho de 2026

Ao lado de Raquel Lyra, Janjão acompanha entrega de nova creche em Paranatama

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

O ex-prefeito de Bom Jardim e pré-candidato a deputado estadual, Janjão (PSD), acompanhou a governadora Raquel Lyra (PSD) na última sexta-feira (12 de junho) durante a inauguração do Centro de Educação Infantil Maria Silvestre da Silva, no município de Paranatama, no Agreste pernambucano.

A nova unidade educacional recebeu investimentos superiores a R$ 5 milhões e foi construída para atender crianças de quatro meses a cinco anos e 11 meses de idade. A estrutura conta com dez salas de aula, incluindo espaços destinados ao berçário, maternal e pré-escola, além de bloco administrativo, playground, refeitório, horta e ambientes planejados para garantir conforto e qualidade no processo de aprendizagem. A capacidade é de até 324 estudantes.

Durante a visita, Janjão destacou a importância dos investimentos em educação infantil e parabenizou a governadora Raquel Lyra e o prefeito de Paranatama, Henrique Góis (MDB), pela entrega da obra.

Veja no vídeo:
"Quem entrega trabalho de verdade pelo povo de Pernambuco valoriza a educação. E hoje eu vi de perto mais uma grande conquista, uma creche novinha em Paranatama entregue pela nossa governadora Raquel Lyra. Tá linda demais, minha gente. Lembrar que durante minha gestão eu entreguei duas creches, a de Bizarra e a de Encruzilhada, além de ter encaminhado mais uma para Bizarra e está chegando outra lá para Umari", afirmou.

"E tudo isso só para dizer que a governadora também está construindo uma creche, lá no bairro da Cohab, é mais uma grande obra que está a todo vapor em Bom Jardim. Porque vocês sabem que, com essa dupla, o trabalho é de verdade", completou.
Antes de chegar a Paranatama, Janjão realizou uma série de compromissos políticos e institucionais em municípios do Agreste Meridional. Em Capoeiras, visitou a tradicional Feira da Farinha, onde conversou com comerciantes, produtores e moradores da cidade.

Na sequência, esteve em Venturosa, onde participou de encontros com amigos e apoiadores, fortalecendo articulações políticas na região. O roteiro foi encerrado em Caetés, com uma reunião que reuniu lideranças locais e moradores para discutir demandas e perspectivas para o desenvolvimento dos municípios agrestinos.

quarta-feira, 10 de junho de 2026

Fenearte chega à 26ª edição com investimento recorde de R$ 16 milhões

Maior feira de artesanato da América Latina acontece de 8 a 19 de julho no Centro de Convenções, em Olinda, e reúne 5 mil artesãos em 700 espaços
Do JC PE - Adriana Guarda
charlesnasci@yahoo.com.br

A 26ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) foi lançada nesta quarta-feira (10), na sede provisória do Centro de Artesanato de Pernambuco, no Bairro do Recife, anunciando investimento recorde de R$ 16 milhões. Realizada pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), a feira acontece entre os dias 8 e 19 de julho no Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda, com expectativa de receber mais de 340 mil visitantes.

Este ano o tema é "Seleiros de Pernambuco: Ofício que Transforma". Presente no lançamento, a governadora Raquel Lyra destacou a importância econômica da Fenearte e o aumento do investimento do governo do Estado nos últimos anos. Desde 2022 o aporte escalou de R$ 7 milhões para o valor deste ano.

A aposta tem retorno comprovado. Em 2025, a Fenearte movimentou R$ 163 milhões em 12 dias de evento, recebeu mais de 300 mil visitantes e registrou aprovação de 99% do público. Em 2023, a movimentação tinha sido de R$ 54 milhões, o que significa que o resultado financeiro da feira triplicou em dois anos.

"Não se trata somente de um lugar incrível para visitar, um mergulho na nossa identidade e na nossa história. É de onde as pessoas tiram o seu sustento", afirma Raquel. Ela destaca que os negócios gerados na feira reverberam ao longo de todo o ano. "Não é só o que foi vendido do estoque, mas aquilo que se pode fazer de negócios pelo ano inteiro", complementa.

Nesta edição, mais de 5 mil artesãos, expositores e empreendedores de Pernambuco, de 24 estados do Brasil e de mais de 30 países ocupam os 700 espaços de comercialização, distribuídos em 30 mil metros quadrados de estrutura. A dimensão sustenta o título de maior feira de artesanato da América Latina, repetido pela governadora a cada visitante estrangeiro que convida para conhecer o evento.

COMPRADORES INTERNACIONAIS É NOVIDADE

A principal novidade econômica desta edição é a comitiva inédita de dez compradores internacionais, que chega à feira em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil). O grupo participa de rodadas de negócios com 40 artesãos selecionados, com potencial de gerar encomendas e levar o artesanato pernambucano a pelo menos dez países.

O movimento de expansão já começou antes da abertura dos portões. Em maio, a Fenearte saiu de Pernambuco pela primeira vez e ocupou o São João Gomes, em São Paulo. A presença na capital paulista gerou quase R$ 400 mil de renda para artesãos pernambucanos.

"Esses artesãos e essas artesãs realmente dependem da feira para sobreviver, para vender e viver do seu trabalho dignamente. É por isso que o governo vem investindo cada vez mais", diz Camila Bandeira, diretora-executiva da Fenearte e diretora-geral de Promoção da Economia Criativa da Adepe.

Veja no vídeo:
COURO EM CENA

O tema "Seleiros de Pernambuco: Ofício que Transforma" reverencia quem faz do couro abrigo, proteção e ornamento. "O couro é resistência. Ele é transformado a partir das mãos desses artesãos e dessas artesãs, que também têm as suas vidas transformadas por esse ofício", explica Camila. A palavra seleiro, originalmente ligada a quem fabrica selas, hoje nomeia qualquer artesão que trabalha o couro.

Os artesãos atravessam o mapa de Pernambuco. No Sertão, estão Zé Venceslau, do Ciclo do Couro de Exu, quase contemporâneo de Luiz Gonzaga, e Fafá Belém, de Petrolândia, que despertou para o couro de tilápia e criou uma associação de mulheres artesãs que vivem do ofício. No Agreste, Cachoeirinha concentra a produção de selas e arreios na Feira do Couro e do Aço. Na Região Metropolitana do Recife, designers como Jailson Marcos levam o couro à moda autoral.

DO SERTÃO AO HYPE

Entre os reverenciados, Irineu do Mestre carrega o caso mais pop do tema deste ano. Das mãos do seleiro da Fazenda Cacimbinha, em Salgueiro, saem os "bonéus", mistura de boné e chapéu que virou marca registrada de João Gomes, cantor e compositor pernambucano de 23 anos, que levou o forró ao topo das plataformas de streaming. O artista é de Serrita, terra da Missa do Vaqueiro, e exibiu a peça de couro até em gravação na Disney.

"Um jovem que mostrou para o mundo que não precisa ter cerimônia de usar um chapéu, um boné de couro e uma alpercata e sair pelo mundo sem perder a sua simplicidade", diz Irineu, que se orgulha de ver o trabalho "de um sertanejo simples" rodando o planeta. A governadora Raquel Lyra já encomendou o seu. No evento de lançamento, ela conta que Irineu mediu sua cabeça com fita métrica para produzir a peça. "Da próxima vez que eu encontrar João Gomes, eu vou estar com o meu, ele com o dele", brinca.

Herdeiro de uma linhagem de seleiros que vem do pai, Zé do Mestre, falecido em 2025, Irineu resume o peso econômico do ofício. "O artesanato em couro é um complemento de renda que a gente tem para defender nossos interesses. E é a preferência do cliente que dá vida à nossa arte", destaca.

CIDADE DA ARTE

Na entrada principal da feira, a Alameda dos Mestres reúne 64 mestres e mestras do artesanato pernambucano. A estreante deste ano é Dona Francisca Xukuru, que chega aos 80 anos de idade e quase oito décadas de trabalho com a renda renascença. Ela ocupa o espaço do mestre Roque Santeiro, de Garanhuns, falecido em 2025.

A programação inclui 13 oficinas, de reciclados a xilogravura e biojoias, que no ano passado reuniram 1,6 mil participantes. A Cozinha Fenearte oferece 17 aulas de gastronomia com o tema da cozinha sertaneja, com receitas inspiradas em aboios. A Moda Fenearte apresenta nove desfiles nos dois sábados do evento, com o couro como estrela, incluindo criações premiadas de 15 estudantes de moda e design do Estado.

O Circuito Fenearte, que leva programação paralela a museus, galerias e equipamentos culturais da Mata Norte, Mata Sul, Agreste e Região Metropolitana, chega à quarta edição com 12 imersões gratuitas. Por conta do tema, uma delas leva o público a Cachoeirinha para conhecer a Feira do Couro e do Aço.

Para facilitar o acesso, ônibus gratuitos saem a cada meia hora de cinco shoppings do Recife, e a feira estreia um terminal de passageiros dentro do Centro de Convenções. Segundo a organização, o ingresso é o mais barato do Brasil entre as grandes feiras.

SERVIÇO:

26ª Fenearte
De 8 a 19 de julho, no Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda.
Ingressos à venda pelo Instagram @fenearte
R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia) de segunda a quinta.
R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia) de sexta a domingo.

Governadora Raquel Lyra lança projeto Areninhas para construção de 203 campos de futebol em todo o Estado

Da CBN RECIFE - Blog do Elielson
charlesnasci@yahoo.com.br

Reforçando o compromisso com a inclusão social e o incentivo à prática esportiva em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra lançou, nesta quarta-feira (10), o projeto Areninhas. Com investimento de R$ 74,3 milhões do Governo de Pernambuco, a iniciativa prevê a construção de 203 campos de futebol com estrutura moderna e acessível em todos os municípios pernambucanos. As Areninhas terão como foco a promoção da convivência comunitária, especialmente entre jovens e pessoas em situação de vulnerabilidade social. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou o lançamento.

"As Areninhas vão transformar nosso chão. Esses equipamentos têm esse poder, mas as cidades não têm condições de fazer sozinhas. Mais uma vez, o Governo do Estado está dando as mãos aos municípios pernambucanos. A gente só tem um Estado com cidades justas, onde se permite incluir as pessoas na prática esportiva e no lazer", afirmou a governadora Raquel Lyra.

Os campos terão um tamanho padrão, com 24 metros de largura e 34 metros de comprimento, com área total de 665,49 m². O gramado será sintético, seguindo a tendência observada em algumas das principais ligas de futebol do mundo. Além disso, com a iluminação, os equipamentos também poderão ser utilizados à noite. Ao redor do gramado, serão instalados alambrados, ampliando a segurança e a participação da comunidade. Para a construção do espaço é necessária a manifestação formal de interesse do município.

Veja no vídeo:
A secretária de Esportes, Ivete Lacerda, falou que as Areninhas serão um marco na história do Estado. "Estamos priorizando e fortalecendo o esporte pernambucano em todos os nossos municípios. Além disso, o Governo do Estado está chegando nas comunidades, fomentando sonhos e buscando novos talentos", disse a titular da pasta. O projeto das Areninhas foi desenvolvido pela Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe). A obra, que tem prazo de conclusão de 60 dias a partir da assinatura da ordem de serviço, será fiscalizada pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab). Após estarem prontos, os equipamentos serão geridos pela Secretaria de Esportes.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Rodrigo Ribeiro, explicou como os municípios podem solicitar o equipamento. "A prefeitura apresenta o terreno ao Estado. Assim que for analisada a viabilidade, será dada autorização de início de obras. Já temos um grande volume de terrenos em vários municípios. Vamos trabalhar para que elas sejam entregues o mais rápido possível", disse.

O projeto prevê que os municípios de: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Olinda e Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR); Caruaru (Agreste Central) e Petrolina (Sertão do São Francisco) terão, cada um, três areninhas; Já em Igarassu, Camaragibe, São Lourenço da Mata (RMR), Vitória de Santo Antão (Mata Sul) e Garanhuns (Agreste Meridional), serão construídas duas Areninhas. Todos os outros municípios do Estado terão uma Areninha, promovendo a democratização do acesso ao esporte em todo o território pernambucano.

terça-feira, 9 de junho de 2026

Janjão participa de evento com mães atípicas e conhece trabalho da APARJ na Região Metropolitana

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

O ex-prefeito de Bom Jardim e pré-candidato a deputado estadual, Janjão (PSD), participou no último fim de semana de uma programação especial em homenagem ao Mês das Mães promovida pela Associação de Pais e Amigos de Autistas do Recife e Jaboatão (APARJ), na Região Metropolitana do Recife. Durante a visita, Janjão foi recebido pelo professor, advogado e ativista da causa autista e das pessoas com deficiência, Valdemir Oliveira, que apresentou as ações desenvolvidas pela entidade.

A APARJ atua na promoção da conscientização, inclusão, assistência social e atividades de lazer voltadas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. O encontro reuniu dezenas de mães atípicas atendidas pela instituição e serviu como espaço para troca de experiências, acolhimento e fortalecimento das políticas de inclusão.

"O cuidado com os autistas e as famílias das crianças neurodivergentes é uma pauta que sempre tocou meu coração. Tive a oportunidade de participar, ao lado de Valdemir, de um momento especial com as mães atípicas e conhecer de perto o trabalho da APARJ. São quase 120 mães atendidas e nós viemos compartilhar um pouco da nossa experiência e mostrar que é possível ampliar esse cuidado para todo Pernambuco", afirmou Janjão.

Veja no vídeo:
Durante a visita, o ex-prefeito também destacou iniciativas implantadas em Bom Jardim durante sua gestão voltadas ao atendimento especializado de crianças com autismo e outras condições do neurodesenvolvimento.

"Em Bom Jardim, implantamos um trabalho intenso de acolhimento às crianças e às famílias de autistas por meio do CEACAD, um órgão que criamos para oferecer atendimento multiprofissional. Contamos com fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos e outros profissionais que ajudam a cuidar da criança de forma especial. Acredito muito que o diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem melhorar significativamente a qualidade de vida de quem recebe esse diagnóstico", ressaltou.

Frei Gilson vai jogar futebol na Arena Pernambuco com craques famosos

Do JC PE - João Alberto
charlesnasci@yahoo.com.br

No dia 26 de julho, o frei Gilson volta ao Recife para um evento diferente. Vai mostrar seu lado de jogador de futebol, numa partida contra jogadores famosos, na Arena Pernambuco.

No final do jogo, fará um show de evangelização. Toda a renda será revertida para a compra de caminhões-baú para a Obra de Maria, destinados à distribuição de alimentos em 35 municípios pernambucanos.

Gilberto Barbosa, presidente da Obra de Maria, que coordena o evento, revela que já foram vendidos 15 mil ingressos.

segunda-feira, 8 de junho de 2026

Juliana de Chaparral prestigia 16º Forró do Menino e celebra tradição junina ao lado de Edson Vieira em Santa Cruz do Capibaribe

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

A pré-candidata a deputada federal Juliana de Chaparral (União Brasil) participou, na noite do último domingo (7 de junho), da 16ª edição do Forró do Menino, um dos mais tradicionais eventos juninos do Agreste pernambucano. A festa, promovida pelo deputado estadual Edson Vieira (Podemos) e pela ex-deputada Alessandra Vieira, reuniu milhares de pessoas na Arena Santa Cruz.

Considerado um dos principais eventos do calendário cultural da região, o Forró do Menino atraiu lideranças políticas de diversas cidades pernambucanas. Entre os presentes estiveram o prefeito de Sairé, Gildo Dias (PT), vereadores, ex-prefeitos e representantes de vários municípios. A programação musical contou com apresentações de Pedrinho Pegação, Samya Maia, Jordão Jó e Garota Dengosa, marcando a abertura dos festejos juninos de Santa Cruz do Capibaribe.

Veja no vídeo:
Durante o evento, Juliana ressaltou a importância da valorização da cultura nordestina e elogiou a organização da festa. "A 16ª edição do Forró do Menino foi um verdadeiro sucesso. Uma festa que já se firmou no calendário cultural de Santa Cruz do Capibaribe, reunindo tradição, alegria e muita animação. Foi uma grande satisfação participar desse momento ao lado de Edson, Alessandra, Gildo e de diversas lideranças políticas, celebrando com o povo essa festa tão especial", afirmou.

Idealizador do evento, Edson Vieira comemorou o sucesso de mais uma edição. "O sentimento é de gratidão por mais um ano de sucesso. Ver a Arena Santa Cruz repleta de amigos e de pessoas vindas de toda a região demonstra a força dessa tradição que construímos ao longo dos anos. O Forró do Menino já faz parte da história de Santa Cruz do Capibaribe e continua crescendo a cada edição", destacou.

sábado, 6 de junho de 2026

Inmet emite alerta de chuvas para Casinhas, Surubim, Vertente do Lério e outras cidades do Agreste Setentrional

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou, neste sábado (6 de junho), o alerta de Perigo Potencial para acumulado de chuvas em Pernambuco. Ao todo, 88 municípios pernambucanos estão incluídos no aviso meteorológico de bandeira amarela, que abrange cidades da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Agreste.

De acordo com o órgão, o grau de severidade classificado como Perigo Potencial indica a possibilidade de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros ao longo do dia. Apesar do alerta, o risco de ocorrências mais graves, como alagamentos e pequenos deslizamentos em áreas vulneráveis, é considerado baixo.

No Agreste Setentrional, o cenário já é de céu bastante encoberto e registro de chuvas moderadas em diversos municípios desde as primeiras horas do dia. Entre as cidades da região incluídas no alerta estão Casinhas, Surubim, Vertente do Lério, Bom Jardim, Cumaru, Frei Miguelinho, João Alfredo, Limoeiro, Machados, Orobó, Passira, Salgadinho, Santa Maria do Cambucá, Taquaritinga do Norte e Vertentes.

O aviso do Inmet recomenda que a população evite enfrentar áreas alagadas durante os períodos de chuva mais intensa, fique atenta a possíveis alterações em encostas e evite utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante tempestades. Em caso de necessidade, os moradores podem acionar a Defesa Civil, através do telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros Militar, pelo telefone 193.

A previsão é de que o tempo permaneça instável ao longo deste sábado em boa parte do Agreste pernambucano, exigindo atenção redobrada principalmente de quem pretende viajar ou participar de eventos ao ar livre durante o fim de semana.

sexta-feira, 5 de junho de 2026

PSD tira segundo prefeito do PSB nesta sexta-feira. Agora são 79 no partido de Raquel Lyra

Do BLOG DANTAS BARRETO
charlesnasci@yahoo.com.br

A governadora Raquel Lyra provocou uma segunda baixa no PSB, nesta sexta-feira (5 de junho). Desta vez foi o prefeito de Primavera, Jeyson Falcão, que trocou a sigla socialista pelo PSD para apoiar a reeleição de Raquel. Em 2024, ele obteve 4.833 votos (53,16%). Mais cedo, foi divulgado que a prefeita de Ribeirão, Carol Jordão, também deixou a sigla socialista e se filiou ao partido da governadora. Agora são 79 municípios governados pelo PSD em Pernambuco.

"Cada apoio conquistado nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Temos trabalhado para reforçar o nosso partido com quadros de destaque e tenho certeza de que Jeyson Falcão será um importante aliado para propagar as entregas e ações que estão chegando ao povo da Mata Sul. Continuaremos esse trabalho de fortalecimento a cada dia, para que o nosso PSD siga fazendo política com propósito em cada recanto do nosso Estado", disse Raquel.