Subscribe:
.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

NUCA vivencia Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência em Casinhas

Foto: Divulgação/Reprodução
Da REDAÇÃO, com ASCOM CASINHAS
charlesnasci@yahoo.com.br

Os componentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) participaram na manhã desta terça-feira (19), no prédio da Secretaria Municipal de Educação, de mais um encontro da 'REDE NUCA", no qual foi vivenciado o Desafio 7 do Guia Metodológico do Mobilizador do Selo Unicef, que tem como objetivo "Promover o Direito à Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva", em conformidade com a programação da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, cujo tema explanado foi "Gravidez na Adolescência: Impactos no Corpo e na Vida".
Fotos: Divulgação/Reprodução
A diretora da rede municipal de ensino e mobilizadora dos adolescentes do NUCA, Selma Medeiros, fez a abertura do encontro, acolhendo a todos e reforçando a participação dos adolescentes na colaboração para com a efetivação das ações voltadas para adolescência do município. "Vocês foram escolhidos para representar os adolescentes do município e estão sendo protagonistas da história de vocês e colaborando de forma exemplar para as ações do Selo Unicef. Vocês serão multiplicadores das informações que estamos tendo neste encontro sobre prevenção da gravidez na adolescência. Queremos que cada adolescente saiba aproveitar com responsabilidade a sua fase da vida", frisou Medeiros.
Fotos: Divulgação/Reprodução
Em seguida, a coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Elizangela Leandro, abordou a temática magna com maestria, atraindo a atenção dos componentes para a cooperação na disseminação das informações acerca da prevenção da gravidez precoce nos espaços que os mesmos convivem. Ainda na ocasião, houve perguntas feitas pelos membros do NUCA a uma adolescente convidada, a jovem Sheila Carvalho, que socializou a experiência em ter sido mãe precocemente e suas responsabilidades maternais.
Fotos: Divulgação/Reprodução
No intervalo, os participantes realizaram um exercício físico para descontração e, em seguida, a articuladora municipal do Selo Unicef, Ediluce Leal, atual secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Casinhas, ressaltou a importância dos componentes por estarem sempre disponíveis e participando das ações do Selo Unicef. Também marcaram presença o presidente do CMDCA, Leonardo Andrade, e a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Elizangela Lira, que contribuíram interagindo com os participantes no encontro.