Subscribe:
.

sábado, 9 de fevereiro de 2019

POLÍTICA: João Campos pede criação de comissão para evitar desastres em barragens

Foto: Divulgação/Reprodução
Da FOLHA DE PERNAMBUCO
charlenasci@yahoo.com.br

O deputado federal João Campos (PSB) entrou com um pedido para a criação de uma comissão externa na Câmara Federal para evitar novas tragédias em 88 barragens. O objetivo vai ser cobrar e acompanhar um plano de segurança para a desativação e o descomissionamento dessas barragens, que foram construídas no modelo alteamento a montante ou desconhecido. Metade delas representa alto potencial de dano, o que faz o trabalho da comissão se tornar urgente para evitar a possibilidade de novos desastres à população que vive nas áreas de risco.

"Sou engenheiro civil por formação e sei que esse método de construção é ultrapassado, que coloca em risco a vida de muita gente. Temos que garantir a proteção de quem corre o risco mesmo em áreas de barragens completamente inativas. A barragem que rompeu em Brumadinho, por exemplo, já estava desativada e, mesmo assim, perdemos vidas em decorrência do rompimento", afirmou João Campos. O requerimento da comissão externa deve entrar na pauta de votação do plenário. Sendo aprovado, o grupo de parlamentares é composto.

O método de alteamento a montante é o mesmo usado nas barragens de Brumadinho e Mariana, tem custo menor de implantação, mas é ultrapassado e, por isso, é mais propenso a acidentes. Quase a metade dos acidentes com barragens ocorridos no final do século XX e início do século XXI envolveu estruturas construídas por esse modelo. Continue lendo clicando aqui.