Subscribe:
.

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

ELEIÇÕES: TSE inicia hoje teste de novo protótipo de urna eletrônica

Foto: Divulgação/Reprodução
Do VALOR ECONÔMICO
charlesnasci@yahoo.com.br

Depois de serem desclassificadas de licitação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por problemas técnicos, mas beneficiadas com uma nova chance, as empresas Positivo e Smartmatic-Diebold entregaram nesta segunda-feira um novo protótipo de urna eletrônica. A fase de testes dos novos modelos se inicia nesta terça-feira e vai até domingo, a cargo da comissão técnica do TSE. O resultado será divulgado pelo tribunal na próxima segunda-feira.

Estimado em R$ 696,4 milhões, o certame envolve a aquisição de 180 mil urnas, considerando a necessidade de substituir os modelos usados nas eleições de 2006 e 2008, obsoletos, e de equipar novas seções, em razão do crescimento demográfico do eleitorado no Brasil. Caso os equipamentos sejam novamente reprovados, a Corte diz ter um plano B para que as eleições de 2020 transcorram sem problemas. O secretário de Tecnologia da Informação (TI) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giuseppe Janino, disse que uma das estratégias é aumentar o número de eleitores por urna.

A reabertura do prazo para a apresentação dos protótipos atrasou em duas semanas a entrega dos aparelhos. Inicialmente previsto para 14 de agosto, o prazo foi adiado para o dia 31. A própria presidente do tribunal, ministra Rosa Weber, reconheceu durante o julgamento que o TSE "está literalmente correndo contra o tempo" para garantir as novas urnas a tempo das eleições de outubro. Há cerca de duas semanas, o TSE foi unânime (seis votos a zero) ao negar um recurso do consórcio Smartmatic-Diebold para continuar sozinho na disputa pelo contrato.

Com a decisão, tanto o consórcio quanto seu concorrente, a empresa Positivo Informática, ganharam mais oito dias para apresentar um novo modelo de engenharia da urna. De acordo com o tribunal, as novas urnas devem ter um design moderno, com funcionalidades ergonômicas que agilizem a votação e diminuam os riscos de o eleitor cometer equívocos no momento de digitar o voto.