Subscribe:
.

sexta-feira, 31 de julho de 2020

Donos de bares e restaurantes do Agreste comemoram anúncio de reabertura

Foto: Divulgação/Reprodução
Do JC ONLINE
charlesnasci@yahoo.com.br

Com as atividades presenciais suspensas desde março como medida para conter o avanço do coronavírus, os proprietários de bares e restaurantes do Agreste de Pernambuco comemoraram o anúncio da data de reabertura do setor, marcada para a próxima segunda-feira (3). O horário reduzido de funcionamento, no entanto, não agradou totalmente, assim como aconteceu no Grande Recife.

"O setor está 100% animado, nós já vínhamos nos preparando há semanas para isso, conversando também com a prefeitura sobre os protocolos de reabertura. Todos os bares e restaurantes estão prontos para oferecer toda a segurança na volta dos clientes", disse o coordenador da Câmara Setorial de Gastronomia da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic), André Teixeira. A cidade tem mais de mais de 200 bares e restaurantes, segundo a associação. De acordo com o presidente da seccional pernambuco da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PE), André Araújo, o funcionamento até 20h pode resultar no fechamento de estabelecimentos.

"Nós vemos a volta como uma boa iniciativa, mas achamos que o horário limita extremamente as atividades noturnas. Nos estabelecimentos que funcionam à noite, 80% do faturamento é entre 20h e 22h. Não há nenhuma justificativa coerente para o horário ser tão limitado. Esperávamos, no mínimo, até 22h", afirmou.

AGRESTE VOLTA A ABRIR BARES, RESTAURANTES E ACADEMIAS DE GINÁSTICA

O governo de Pernambuco anunciou, na tarde desta quinta-feira (30), que Caruaru, Garanhuns e demais cidades do Agreste do Estado, avançarão da fase 4 para a fase 6 do Plano de Convivência com o Coronavírus. Nesta etapa, a partir do dia 3 de agosto, bares e restaurantes, além de academias de ginástica e outros setores, poderão retomar as atividades, seguindo protocolos de higiene e distanciamento social.

"Na Macrorregião de Saúde II, que diz respeito ao Agreste, onde estão as cidades-sede Caruaru e Garanhuns, os indicadores apresentaram uma tendência de queda, que permite avançar duas etapas de uma só vez a partir da próxima segunda-feira (3). Poderão voltar a funcionar os serviços de escritório, com 50% de sua capacidade e o comércio de veículos e locadoras, com 100% do efetivo, assim como os serviços de alimentação, com 50% da capacidade e funcionamento permitido entre 6h e 20h. As academias de ginástica também vão voltar com os protocolos específicos", explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, em coletiva nesta quinta-feira (30).

Continue lendo clicando aqui.