Subscribe:
.

domingo, 17 de novembro de 2024

De Casinhas para Olinda: Klebson Oliveira e Siriema do Norte brilham no 10º Festival VerOuvindo


Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

O 10º Festival VerOuvindo, evento que celebra cinema, arte e acessibilidade, movimentou a capital pernambucana e outras cidades com uma programação repleta de inclusão cultural. Iniciado em 8 de novembro, o festival contou com sessões de cinema no Cinema da Fundação (Derby e Museu) e em equipamentos culturais do Recife, Olinda e Caruaru, encerrando no sábado (16) com oficinas e exibições de filmes com recursos como audiodescrição, legendas descritivas e tradução audiovisual em Língua de Sinais.
Na última sexta-feira (15), Olinda recebeu uma participação especial diretamente de Casinhas, no Agreste Setentrional. A dupla de artistas populares Klebson Oliveira e Siriema do Norte marcou presença no festival, onde participou das festividades dos 10 anos do VerOuvindo e de atividades culturais que reforçam a riqueza da arte nordestina.

Entre os compromissos, Klebson Oliveira e Siriema do Norte se apresentaram na exposição "Alceu Valença, uma geografia visceral nordestina", realizada na Casa Estação da Luz, um espaço dedicado à celebração da cultura nordestina e ao legado do renomado cantor e compositor. Os artistas ainda aproveitaram a oportunidade e foram até à Praça do Alto da Sé, um dos pontos turísticos mais emblemáticos de Olinda. Lá, gravaram vídeos de trabalho e encantaram o público com apresentações de emboladas.

Veja no vídeo:


Outro momento especial foi o encontro com o cineasta pernambucano João Marcelo, natural de Surubim, que integrou a programação do festival com o documentário "Socorro & Mazé", sobre duas forrozeiras que são verdadeiras ícones da cultura nordestina. O filme foi exibido no Cinema da Fundação, em sessão lotada e acessível a pessoas com deficiência auditiva e visual.
A participação de Klebson Oliveira e Siriema do Norte no VerOuvindo reforça o protagonismo dos artistas populares da nossa Casinhas e o valor da cultura nordestina em eventos que promovem inclusão e acessibilidade, conquistando espaço e corações em Pernambuco.

Fotos: João Marcelo