Subscribe:
.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Atleta paralímpico de Surubim recebe premiação da Secretaria de Esportes de Pernambuco

Anderson Duda celebra premiação estadual e traça metas para 2025, incluindo o top 3 nacional e competições internacionais

Do PORTAL DA CIDADE SURUBIM - Paulo Lago
charlesnasci@yahoo.com.br

O atleta paralímpico Anderson Rodrigo Duda, natural de Surubim, foi consagrado como um dos paratletas destaques do ano na 2ª Edição do Prêmio Pernambuco Campeão, promovida pela Secretaria estadual de Esportes, que reconhece os melhores atletas, paratletas e técnicos do estado. A cerimônia de premiação foi realizada no auditório da Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata.

Anderson, que já acumula conquistas nacionais, celebrou o reconhecimento. "Foi muito gratificante para mim. Agradeço muito a Deus por tudo que está acontecendo na minha vida, porque sem Ele nada somos. Ser lembrado pela Secretaria de Esportes do Estado é muito importante, porque a gente sofre muito para chegar onde chega, que é o pódio", disse o atleta. Em 2024, Anderson brilhou em duas competições nacionais: a Conexão Paralímpica, em São Paulo, onde conquistou dois ouros e um bronze, e os Jogos Universitários, em Brasília, com mais dois ouros e uma prata.

Indicado pela Federação Acadêmica Pernambucana (FAP), Anderson destacou que essa conquista é resultado de muito esforço, sacrifício e resiliência. Ele destacou o apoio de sua família, treinador e amigos, além do suporte do programa Bolsa Atleta, oferecido pela Secretaria de Esportes. "Esse auxílio é fundamental para custear nossos gastos. O material que usamos para competir é caro, assim como a alimentação e suplementação. A Secretaria também nos oferece nutricionistas, o que faz toda a diferença", afirmou.

O paratleta fez ainda o agradecimento ao treinador Pedro, à equipe da UFPE, ao vereador Lenilson do Posto, de Bom Jardim, e ao fisioterapeuta Fabrício, de Surubim. Anderson reforçou a importância da paciência e do trabalho contínuo em sua jornada. "Meu treinador sempre dizia: 'Paciência, paciência, sem estresse.' Hoje, colho os frutos dessa paciência. Viajei, conquistei várias medalhas de ouro e, no final do ano, recebi o prêmio de destaque do estado. Só tenho a agradecer."

Com os olhos no futuro, Anderson tem planos para 2025. O desafio será se manter no topo das premiações e alcançar o top 3 do ranking nacional. "Porque aí eu consigo participar de competições internacionais. Essa será a minha principal meta", complementou o atleta.