Subscribe:
.

Gagdet

quinta-feira, 3 de abril de 2025

Intervenção no PSDB de Pernambuco causa desfiliação em massa

Partido perde a vice-governadora Priscila Krause, além de todos os 32 prefeitos e prefeitas do Estado

Do PODER360
charlesnasci@yahoo.com.br

Políticos do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) em Pernambuco, entre eles a vice-governadora Priscila Krause, anunciaram nesta 5ª feira (3.abr.2025), em comunicado, a sua desfiliação do partido. A decisão foi tomada depois que a Executiva Nacional da legenda nomeou Álvaro Porto, presidente da Alepe (Assembleia Legislativa de Pernambuco), interventor do diretório do Estado, que até então era presidido por Fred Loyo.

Além de Krause e Loyo, todos os 32 prefeitos e prefeitas do partido no Estado declararam sua saída da legenda. De acordo com o texto do comunicado, a decisão da Executiva Nacional é "injustificável", não possui "nenhuma legitimidade" e representa "um episódio de violência política e desrespeito na contramão de tudo o que sempre defendeu o PSDB: o respeito às regras, às decisões colegiadas e, acima de tudo, ao diálogo".
"A escolha da presidência do Diretório Estadual foi unânime e, a partir dela, o PSDB emergiu da posição de 5 prefeitos para a maior legenda política de nosso Estado, tendo até hoje em seu quadro 32 prefeitos, 33 vice-prefeitos, mais de 220 vereadores, além de diretórios e comissões provisórias em 90 municípios", acrescentaram os militantes. A Executiva Nacional alegou como justificativa para a intervenção, informada na 4ª feira (2.abr), "ingerência externa e desvio da política do partido" e "violação da integridade partidária" pelo diretório estadual pernambucano.

No anúncio da desfiliação, sem especificar qual o destino após a saída do PSDB, os agora ex-militantes pregaram a união. "Seguimos juntos e certos de que construímos um projeto vitorioso que continuará servindo a Pernambuco com coragem, integridade e compromisso com as pessoas". No X, a vice-governadora afirmou que a intervenção do PSDB nacional "não dialoga com a democracia" e que lamenta a medida. A notícia da desfiliação chega em um momento crítico para o PSDB, que tem perdido espaço gradativamente na política nacional. Há menos de 1 mês, a governadora Raquel Lyra também deixou o partido e passou a integrar o PSD.

Continue lendo clicando aqui.