Do BLOG DIMAS SANTOS
charlesnasci@yahoo.com.br
Transformada na capital da cultura pernambucana, a cidade de Gravatá recebe, de 20 a 24 de março, a edição 2024 do Festival Pernambuco Meu País. O evento, que reúne mais de 100 atrações em diversos polos, celebra a diversidade e a riqueza da cultura local e nacional com uma programação vasta que inclui shows, cortejos, espetáculos, oficinas, cinema, exposições e feiras criativas.
Dentre as inúmeras atrações que compõem a festa, um dos momentos mais aguardados será o cortejo cultural do Bloco de Caboclinhos do Sítio Melancia João Alfredo, marcado para as 16h do próximo domingo (24). O grupo, um expoente da cultura tradicional, é comandado por uma lenda viva: João de Cordeira, reconhecido como Patrimônio Vivo de Pernambuco.
O cortejo promete ser um espetáculo à parte, representando a força das tradições pernambucanas. A apresentação do bloco de caboclinhos ganha ainda mais brilho e potência com a participação especial da Associação de Bacamarteiros de São João e do afamado Maracatu Leão Misterioso de Nazaré da Mata, garantindo uma verdadeira imersão na sonoridade e na cor da cultura popular.Dentre as inúmeras atrações que compõem a festa, um dos momentos mais aguardados será o cortejo cultural do Bloco de Caboclinhos do Sítio Melancia João Alfredo, marcado para as 16h do próximo domingo (24). O grupo, um expoente da cultura tradicional, é comandado por uma lenda viva: João de Cordeira, reconhecido como Patrimônio Vivo de Pernambuco.
VALORIZAÇÃO DA CULTURA LOCAL
O Festival Pernambuco Meu País se destaca por seu forte compromisso com a produção artística do estado. Dados da organização mostram que mais de 75% das atrações são de artistas e grupos pernambucanos, e 80% das contratações foram realizadas através de edital público, democratizando o acesso e fomentando a economia criativa local.
Cacau de Paula, Secretária de Cultura de Pernambuco afirmou: "O Festival Pernambuco Meu País desembarca em seu quinto município-sede com uma ação que vem democratizar o acesso à cultura, valorizando os artistas locais e fortalecendo os laços com a população. Gravatá celebra a diversidade e a potência da cultura pernambucana, mostrando para o país e para o mundo a força criativa que nasce aqui".
Com imagens de Morgana Narjara