Subscribe:
.

sábado, 23 de agosto de 2025

Casinhas se despede do Professor Leal, educador e comunicador que marcou gerações

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

Faleceu na manhã de ontem (sexta-feira, 22 de agosto), em sua residência no Sítio Bengalas, município de Casinhas, o professor Severino José Leal, mais conhecido como Professor Leal, aos 76 anos. Educador respeitado e comunicador de voz marcante, ele deixa um legado reconhecido por várias gerações de alunos, colegas de profissão e ouvintes da região. As informações são de César Nascimento, da Rádio Integração FM.

Além da carreira no magistério, Professor Leal se destacou no rádio. Foi locutor da antiga Rádio Surubim AM (hoje Surubim FM) e integrou a equipe de inauguração da Rádio Integração FM, em 1989, tornando-se um de seus primeiros comunicadores. Sua voz firme e clara marcou os anos iniciais da emissora, onde também deixou reflexões e análises que conquistaram o público. Como educador, lecionou em importantes instituições da região, como o Colégio Marista Pio XII e o Colégio Nossa Senhora do Amparo, em Surubim, além de atuar em Orobó — onde foi secretário municipal de Educação — e em Casinhas, onde passou a residir nos últimos anos e exerceu a função de diretor da Escola São Luiz.

Homenagens emocionadas marcaram a notícia de seu falecimento. O padre Antônio Lucena, da Paróquia de João Alfredo, destacou sua relevância como educador e comunicador: "Foi um homem educado, grande formador e destaque na educação em nossa região. Também atuou nas rádios, com sua voz potente e agradável, sempre com mensagens de reflexão. Comunicador influente, amigo sincero e benfeitor dos jovens". A Escola São Luiz, em Casinhas, divulgou nota lamentando a perda de seu ex-diretor, ressaltando a dedicação e o compromisso com a comunidade escolar. Já a Secretaria de Educação de Orobó também manifestou pesar, lembrando sua passagem como secretário municipal.

Professor Leal deixa a esposa, Edna Rafael, e os filhos Gabriel Henrique, Brunna Gabriely e Bruno Guilherme. Era irmão de Rodolfo Leal, Sebastião Leal e José Mário Leal. O corpo está sendo velado em sua residência, no Sítio Bengalas, e o sepultamento está marcado para a tarde deste sábado (23), no Cemitério de Vila Nova, às 15h30.