Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br
charlesnasci@yahoo.com.br
Além da carreira no magistério, Professor Leal se destacou no rádio. Foi locutor da antiga Rádio Surubim AM (hoje Surubim FM) e integrou a equipe de inauguração da Rádio Integração FM, em 1989, tornando-se um de seus primeiros comunicadores. Sua voz firme e clara marcou os anos iniciais da emissora, onde também deixou reflexões e análises que conquistaram o público. Como educador, lecionou em importantes instituições da região, como o Colégio Marista Pio XII e o Colégio Nossa Senhora do Amparo, em Surubim, além de atuar em Orobó — onde foi secretário municipal de Educação — e em Casinhas, onde passou a residir nos últimos anos e exerceu a função de diretor da Escola São Luiz.
Homenagens emocionadas marcaram a notícia de seu falecimento. O padre Antônio Lucena, da Paróquia de João Alfredo, destacou sua relevância como educador e comunicador: "Foi um homem educado, grande formador e destaque na educação em nossa região. Também atuou nas rádios, com sua voz potente e agradável, sempre com mensagens de reflexão. Comunicador influente, amigo sincero e benfeitor dos jovens". A Escola São Luiz, em Casinhas, divulgou nota lamentando a perda de seu ex-diretor, ressaltando a dedicação e o compromisso com a comunidade escolar. Já a Secretaria de Educação de Orobó também manifestou pesar, lembrando sua passagem como secretário municipal.
Professor Leal deixa a esposa, Edna Rafael, e os filhos Gabriel Henrique, Brunna Gabriely e Bruno Guilherme. Era irmão de Rodolfo Leal, Sebastião Leal e José Mário Leal. O corpo está sendo velado em sua residência, no Sítio Bengalas, e o sepultamento está marcado para a tarde deste sábado (23), no Cemitério de Vila Nova, às 15h30.