Subscribe:
.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

Carreta da Mulher Pernambucana realiza atendimentos de saúde em Vertente do Lério

Do PORTAL DA CIDADE SURUBIM - Paulo Lago
charlesnasci@yahoo.com.br

A Carreta da Mulher Pernambucana iniciou, na manhã de ontem (5 de fevereiro), os atendimentos à população feminina de Vertente do Lério. Instalada na avenida principal do município, a unidade móvel segue em funcionamento até este sábado (7), ampliando o acesso a exames e consultas especializadas voltadas à saúde da mulher.

O programa, desenvolvido pelo Governo de Pernambuco, oferece serviços como mamografia, ultrassonografia de mama, colposcopia, consultas com ginecologista e teleconsulta com mastologista. Os atendimentos são destinados, principalmente, a mulheres entre 50 e 69 anos, com destaque para a mamografia, que não exige encaminhamento médico. De acordo com a secretária de Saúde de Vertente do Lério, Hystella Sales, a chegada da carreta representa um avanço importante para o município.
"Estamos muito felizes em receber essa parceria entre o Governo do Estado e a gestão municipal. A carreta vai suprir demandas que são muito necessárias para nossa população, especialmente exames como ultrassonografia, mamografia e atendimento com mastologista, que têm grande procura", destacou. Segundo ela, a expectativa é zerar a fila de regulação desses serviços no município.

A ação também conta com o acompanhamento da II Gerência Regional de Saúde (Geres). Para Isabel Leal, representante da Geres II, o impacto da iniciativa é comprovado pelos resultados alcançados em outros municípios. "A Carreta da Mulher Pernambucana tem mais de 90% de aproveitamento por onde passa. Isso mostra que há um alinhamento entre a oferta dos serviços e a real necessidade das mulheres, com um atendimento humanizado e resolutivo", afirmou.
Já a gerente do programa, Lívia Albuquerque, ressaltou a importância da proximidade dos serviços especializados com a população. "A carreta traz acessibilidade. Muitas mulheres deixam de cuidar da saúde pela distância ou dificuldade de deslocamento. Quando o serviço chega perto de casa, isso estimula a presença e garante mais agilidade no diagnóstico do câncer do colo do útero e de mama", explicou.

Segundo ela, caso seja identificada alguma alteração, a paciente já é inserida na linha de cuidados, com acompanhamento até o diagnóstico e, se necessário, encaminhamento para tratamento. "É um compromisso do Governo de Pernambuco em reduzir os índices de mortalidade por câncer entre as mulheres", completou.

A previsão é de que, ao longo dos três dias de atendimento, cerca de 500 mulheres sejam beneficiadas em Vertente do Lério, conforme a capacidade instalada da unidade móvel e a demanda organizada pelo município.