SURUBIM TERRA DA GENTE, POR MARILENE FIRMO - AGOSTO DE 2010
charlesnasci@yahoo.com.br
O município de Casinhas fica no Agreste de Pernambuco e faz divisa com as cidades de Surubim, Vertente do Lério, Orobó e Umbuzeiro (PB). Com uma população de 14 mil habitantes, é uma cidade que se destaca na valorização cultural e que, através das secretarias de Ação Social e de Educação, vem fazendo adesões a projetos inovadores.
Este ano, Casinhas completou 15 anos de Emancipação Política e tem, à frente da atual gestão municipal, o prefeito João Camêlo, que está no seu 2º mandato. Em parceria com o governador Eduardo Campos, João conquistou para Casinhas a realização de um sonho antigo para os munícipes: a pavimentação da estrada local. São 18 km de asfalto – de Surubim a Umbuzeiro – e a obra já está quase concluída.
Na parte cultural, o incentivo é um marco da gestão municipal, principalmente por parte da secretária municipal, Verônica Geriz, que comanda duas secretarias, a de Educação (SME) e a de Cultura, Esportes e Juventude (SMCEJ).
Personalidades importantes como o dramaturgo Ariano Suassuna e o pianista Arthur Moreira Lima já estiveram na cidade fazendo apresentações. No entanto, o destaque cultural para o município, atualmente, é a Cia. de Teatro Alpargatas de Virgulino, dirigida pelo diretor municipal da Juventude Maurício do Nascimento Barbosa. Com a peça “Do Cais ao Sertão, Pernambuco é a Nação São João”, o grupo vem destacando todos os ritmos que o estado tem a oferecer nos festejos juninos, como a ciranda, o coco, o xaxado, o baião e o forró, além de fazer uma homenagem à Feira de Caruaru, oficializada Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade.
A companhia teatral fez várias apresentações entre os meses de junho e julho, tanto no município – acompanhando os festejos juninos – quanto em cidades como Surubim, Vertente do Lério, Carpina, Umbuzeiro e Recife.
O convite para fazer a apresentação em Recife veio da secretária municipal de Ação Social, Dalva Marcos, que atua nesta área de forma dinâmica e adotou o projeto “Casa da Juventude”, cujo objetivo é resgatar os valores dos jovens casinhenses através da cultura, do teatro e da música. Segundo Dalva, foi importante levar o grupo – que inclui jovens do Projovem, em suas diversas modalidades – para a Capital, já que serviu para divulgar culturalmente o município.
A companhia se apresentou no 2º Fórum Internacional de Ética, Pesquisa Social e Direitos Humanos, no último dia 6 de julho, no auditório do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Segundo Maurício, diretor do grupo teatral, a repercussão da apresentação da peça foi positiva e bastante elogiada pelo presidente da Associação dos Sociólogos da Itália, o professor Roberto Cipriano, que foi um dos conferencistas do evento. Cipriano afirmou que se apaixonou pela cultura pernambucana após acompanhar a encenação do espetáculo.
A Câmara de Vereadores de Casinhas e o comércio local também têm apoiado esses eventos culturais. “Pelo comprometimento da gestão atual e do nosso esforço em conjunto, queremos fortalecer ainda mais o incentivo à Cultura”, afirmou o prefeito João Camêlo.