Da Redação do +CASINHAS.com
charlesnasci@yahoo.com.br
Não é de hoje que o atual presidente da Câmara Municipal, Everaldo Barbosa (PTB), sonha em disputar uma eleição majoritária em Casinhas. Com quatro mandatos consecutivos de vereador no currículo, ele bem que já tentou, em duas ocasiões, mas teve que recuar para atender conveniências políticas do momento.
Para nossa reportagem, Everaldo declarou que acaba de dar início à sua mais nova campanha pessoal na busca de vitrines, adesões, apoios e – o principal – “ibope” perante o eleitorado casinhense, este último considerado o atributo decisivo para conquistar do prefeito João Camêlo (PTB), que já foi reeleito, a indicação para encabeçar a chapa majoritária da sua sucessão em 2012.
A declaração de Everaldo, faltando ainda praticamente dois anos para o início do próximo pleito municipal e em plena campanha para deputado, senador, governador e presidente da República, foi o principal assunto destacado pelo parlamentar, que procurou a redação do blog na noite da última quinta-feira (05/07).
“Tive uma conversa sobre este assunto com o prefeito João Camêlo, em maio deste ano, e ele me disse que jamais terá preferência por A ou B, que irá encomendar pesquisas de opinião, e que o candidato será escolhido pelo povo, como ele foi”, revelou.
Dessa forma, Everaldo reconheceu que nem ele, nem qualquer outro pré-candidato do grupo situacionista, terá forças para bater de frente contra a decisão final do prefeito. “Porque teremos a consciência de que a vontade do povo estará sendo respeitada, pois só ele (o povo) nos levará à vitória”, justificou, esclarecendo, ainda, que são infundados os “boatos” dando conta de que, caso não conquistasse a indicação para prefeito, ele poderia até romper com João para concorrer de forma independente. “Seria muito egoísta de minha parte tomar uma decisão absurda como essa”.
Perguntado sobre como seria, na prática, sua estratégia para conseguir “somar os pontos” necessários em prol de sua candidatura, Everaldo respondeu que já começou a visitar as pessoas do município, que está conversando e ouvindo opiniões. “Estou muito feliz com a espontaneidade das pessoas. Elas estão se propondo e querendo me ajudar”.
A reportagem quis saber ainda sua opinião sobre outros nomes também cotados para a disputa, como o secretário de Finanças, Ivson Barbosa, e o vice-prefeito Lamartine Leal. O presidente da Casa Manoel Veiga foi generoso: “Eu e Ivson temos um bom relacionamento, de respeito mútuo e, pessoalmente, o admiro muito; é um secretário competente e que tem todo o direito de procurar seu espaço político. O mesmo digo de Lamartine, que, como vice-prefeito, tem seu direito igual aos dos demais. Se a maioria decidir lhe escolher, valerá a democracia”.
Indagado também a respeito da decisão da Justiça, que considerou inconstitucional sua tentativa de recondução, pela 4ª vez, para a presidência da Câmara de Vereadores, Barbosa informou que já recorreu, mas admitiu que abre mão, desde já, de tentar voltar a concorrer ao cargo. “Porque no momento estou com o pensamento voltado para novos horizontes”, concluiu. A próxima eleição da Mesa Diretora da Casa será em dezembro.
Eleições 2010 – Na entrevista que concedeu para o blog +CASINHAS.com, o presidente da Câmara de Vereadores de Casinhas, Everaldo Barbosa, fez questão de dar sua opinião sobre cada um dos candidatos apoiados pelo grupo político do prefeito João Camêlo nas eleições gerais deste ano. Confira:
Pedro Serafim Neto (PDT), candidato a deputado estadual: “É um jovem sério, comprometido, responsável e vai ter, com toda certeza, uma resposta positiva do povo de Casinhas”.
Danilo Cabral (PSB), candidato a deputado federal: “Um filho de Surubim que nós, de Casinhas, temos a honra de poder lhe dar nossa contribuição. Ele, que já fez muito como secretário de Educação de Pernambuco, com toda certeza fará muito mais nos representando em Brasília”.
Armando Monteiro Neto (PTB), candidato ao Senado: “Casinhas tem compromisso com Armando, um político que sempre esteve ao lado do nosso prefeito e que tem sua marca de trabalho pelo município”.
Humberto Costa (PT), candidato ao Senado: “Outro companheiro de chapa, que Casinhas vai votar fechado, porque temos a certeza que também vamos elegê-lo para o Senado”.
Eduardo Campos (PSB), candidato a governador: “Em respeito e em gratidão ao governador, Casinhas vai lhe dar uma das maiores votações do Estado”.
Dilma Rousseff (PT), candidata a presidente da República: “Porque o Brasil deve muito ao presidente Lula e Casinhas não poderá ficar de fora deste contexto”.