Alunos defilaram com maquete que fazia alusão à PE-102, estrada pavimentada construída recentemente pelo Governo do Estado de Pernambuco ligando Casinhas a Surubim e Umbuzeiro
Outro momento de destaque do desfile: cerca de 80 membros do Corpo de Bombeiros do Estado fizeram a apresentação de uma simulação de resgate de acidente com moto
O prefeito João Camêlo (centro), o vice-prefeito Lamartine Leal, a 1ª dama Glaúcia Camêlo, a secretária de Educação Verônica Geriz, demais secretários, assessores e vereadores no momento em que o Hino Nacional foi interpretado pela talentosa aluna Angélica, anunciando a abertura do desfile (Fotos: Luís Carlos)
DA REDAÇÃO DO +CASINHAS.com
charlesnasci@yahoo.com.br
“Do sonho à realidade, Casinhas 15 anos de felicidade”, foi o tema do tradicional Desfile Cívico do município, que aconteceu no último domingo (5). O tema foi escolhido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), após ser discutido com as 31 instituições de ensino do município.
Da origem dos sonhos, os tipos de sonhos, os sonhos das grandes personalidades da humanidade – como Gandhi, Madre Tereza de Calcutá, Chico Mendes, entre outros – , até os sonhos do povo de Casinhas, em especial o desejo inicial de transformar o então distrito de Surubim em cidade e, em seguida, o de conquistar o acesso pavimentado (fato este consumado com a recente construção da PE-102, quinze anos após sua emancipação política), foram alguns elementos abordados durante a apresentação.
Mesmo com atraso (marcado para as 14h, só teve início às 16h30, estendendo-se até às 22h), o desfile agradou os cerca de 3 mil espectadores que estiveram na cidade para prestigiar o evento. “Estou muito emocionada, é o desfile mais bonito que acompanhei até hoje. Vim com minhas duas filhas, que também vão desfilar daqui a pouco”, contou a dona de casa Maria José Silva, do sítio Catolé.
“A secretária Verônica (Geriz, Educação), está de parabéns pela escolha do tema. O povo de Casinhas está realmente muito feliz, principalmente com a conquista da pista, um sonho antigo do nosso povo. A parte que mais gostei foi aquela com a aluna cantando enquanto uma faixa descia pela torre e as escadarias da igreja. Muito bonito, mesmo”, comentou uma professora da rede municipal de ensino.
A educadora referiu-se à apresentação bastante elogiada da estudante do Ensino Médio do Colégio João XXIII, Angélica, que abriu o desfile cantando o Hino Nacional e fechou com a música “Fascinação”, de Elis Regina, interpretada pela jovem em frente da Igreja de N. S. das Dores. Ao mesmo tempo, uma enorme faixa com mensagem alusiva ao aniversário de 15 anos da cidade foi descerrada da torre até os degraus da igreja.
Outro destaque especial foi participação de 80 membros do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, que impressionaram o público com a apresentação de uma simulação de resgate num caso de acidente de moto.
COMITIVA – O candidato a deputado federal Danilo Cabral (PSB) e o candidato a deputado estadual Pedro Serafim Neto (PTB), foram anotados por nossa reportagem acompanhando o desfile, mas sem deixar de dar atenção, também, ao grande número de eleitores que insistiam em querer cumprimentar, abraçar e até tirar fotos com os postulantes, que são apoiados no município pelo prefeito João Camêlo (PTB), outro político bastante assediado na ocasião.